5 dicas para você descobrir como vender on-line

Com todas as mudanças e os avanços da tecnologia que surgiram nos últimos anos, houve uma grande preocupação em como vender online de forma consultiva, principalmente, no setor da construção, compreendendo os desafios que existem na hora de comprar materiais neste âmbito.


No entanto, ao perceber as mudanças no comportamento do consumidor, que passa cada vez mais tempo no ambiente virtual, muitos lojistas passaram a realizar as vendas on-line através de ferramentas como o WhatsApp Business, por meio de um e-commerce próprio ou em marketplaces onde grandes empresas fornecem espaço e divulgação para que pequenos lojistas possam vender on-line de maneira simplificada e, com isso, mantendo contato com o seu cliente e auxiliando na fidelização do mesmo ao possibilitar um atendimento tão personalizado quanto no formato presencial.

Principais vantagens das vendas on-line

De acordo com Elaine Satomi, especialista em marketing e empreendedorismo, que possui um canal no Instagram chamado @empreenda_360, na situação que o setor se encontra atualmente, as vendas on-line se tornaram uma grande oportunidade para que os empresários pudessem manter de alguma forma seu fluxo de caixa, principalmente, nas lojas do varejo de materiais de construção que foram muito afetadas durante este período de pandemia. Porém, ainda de acordo com a especialista, é importante realizar um bom planejamento, definir para quem irá vender e definir uma plataforma que seja eficiente.

Outro ponto importante para se obter um diferencial na hora de vender online é fortalecer a sua presença digital, afinal, dependendo da forma como você se apresenta e apresenta a loja nos canais digitais, pode demonstrar mais profissionalismo e levar mais segurança para o consumidor comprar on-line da sua marca. “A maior facilidade da venda on-line para o lojista é o maior alcance e disponibilidade, pois você consegue vender a qualquer dia e horário, sem depender do ambiente físico para isso”, ressalta. Confira abaixo as principais vantagens da venda on-line:

 

  •         Baixo custo de manutenção.
  •         Facilidade no processo do pedido.
  •         Mais informações referentes ao produto.
  •         Facilidade nas pesquisas comparativas.
  •         Facilidade em implantar ações promocionais.
  •         Facilidade em monitorar o desempenho das vendas.

 

Como se preparar para começar a vender on-line

O primeiro passo para começar a vender on-line é entender que não se trata apenas da venda de um produto ou serviço e, sim, uma solução para um problema apresentado pelo cliente. Porém, para saber qual o benefício/solução que será entregue, é fundamental conhecer muito bem o perfil desse cliente, estudar bem a sua persona, quais são as “dores” deste público, para só então apresentar uma solução que faça sentido para o consumidor. “Depois que isso estiver definido, o empresário pode começar a escolher seus fornecedores, a plataforma, os meios de pagamento, como será feito o formato de entregas e devoluções, pensar em sua identidade visual e as estratégias de marketing”, orienta.


Confira abaixo 5 dicas para você descobrir como vender on-line:

 

  • Invista em novas tecnologias.
  • Conheça bem o seu público-alvo.
  • Aposte em conteúdos relevantes.
  • Tenha objetivos e valores bem definidos.
  • Encontre maneiras de fidelizar o seu cliente.

 

Para garantir que as estratégias sejam assertivas e tragam bons resultados, é fundamental que as lojas de materiais de construção estejam nos mesmos lugares que seus consumidores e também falem a mesma língua que eles. Para isso, é importante também que a equipe de vendas esteja alinhada e treinada para atender aos questionamentos deste consumidor cada vez mais conectado e que está sempre buscando por novidades. 

Ter acesso à internet eficiente e de qualidade, com conexões que sejam rápidas e atendam às necessidades de acesso a dispositivos eletrônicos móveis, como tablets e smartphones que auxiliam a transformar a maneira de se comunicar e, dessa forma, estar mais próximo de seu público, é essencial para o sucesso do negócio e para o aumento das vendas.