Como melhorar as vendas na loja de materiais no final de ano

16 nov 2022

O final do ano costuma ser uma época de muitas reformas em casa, seja para receber os amigos ou por conta das férias, quando muitas pessoas aproveitam para dar um retoque no ambiente ou consertar o que está quebrado. Para melhorar as vendas nesse período o lojista precisa estar preparado. Quer saber como? Continue lendo o nosso artigo!

Com o final do ano chegando, são muitas as possibilidades de vender mais, como o pagamento do décimo terceiro salário, que deve injetar R$131 bilhões na economia brasileira. Com isso, muitas pessoas devem investir em compra de materiais para as reformas de final de ano, então, é fundamental que o lojista de materiais de construção esteja munido de todas as ferramentas necessárias para atingir as suas metas e, principalmente, o seu público.

Como aproveitar datas sazonais para vender mais?

Uma boa dica para vender mais tanto no Natal quanto em outras datas comemorativas, é aproveitar essas sazonalidades para decorar a loja de materiais de construção, deixando-a com o tema da data em ocasião. Por exemplo: na época da Copa do Mundo, é interessante decorá-la com a temática de futebol. Já nas festas de final de ano, decorar com luzes e guirlandas natalinas pode ser uma boa alternativa para atrair um público interessado em criar um ambiente acolhedor para as festas junto com a família.

De acordo com Raul Goulart, especialista e influenciador no canal Vivendo de Loja no Instagram, que já conta com mais de 14 mil seguidores, os períodos de final de ano proporcionam as vendas de muitos produtos sazonais, como a linha de presentes para as festividades. Sejam itens para churrascos, itens para cozinha, entre outros. Nessas épocas sazonais é possível vender produtos que dão boa margem e vão ter um giro maior e atingir mais pessoas. “Até mesmo para as lojas da parte elétrica, pois nós temos os enfeites de Natal, onde muitas pessoas não enfeitam as suas casas porque não encontram produtos de qualidade com um preço acessível”, destaca. Então, é muito importante o proprietário se atentar a essas oportunidades.

Confira abaixo 7 dicas essenciais para melhorar as vendas da sua loja no final do ano:

  1. Realize pesquisas periódicas com o seu público para entender o que ele espera de você;
  2. Assegure que o seu consumidor tenha sempre mais de uma opção de pagamento na sua loja para não perder oportunidades de vendas;
  3. Promova melhorias possíveis na loja, como infraestrutura e layout para proporcionar uma boa experiência ao frequentador;
  4. Faça sorteios ou promoções que sejam realmente atrativas para o seu consumidor a fim de incentivá-lo a comprar na loja;
  5. Garanta que o seu estoque esteja sempre controlado e com materiais provenientes de fornecedores de qualidade;
  6. Acompanhe o seu consumidor mesmo após a realização da venda, pois assim é possível entender se ele foi bem atendido e se o produto atendeu às suas necessidades;
  7. Realize treinamentos constantes com os seus vendedores para que eles estejam preparados tanto com relação aos produtos quanto com o tratamento com o público que eles atendem.

Outra alternativa para melhorar as vendas de final de ano é usar a internet e os canais digitais a seu favor, aumentando assim o seu alcance e, consequentemente, melhorando as vendas.

Como se destacar durante a Black Friday 2022

Para que os empresários consigam se destacar diante da concorrência que já se movimenta para realizar novas ações durante a Black Friday 2022 – e é claro, para a Copa do Mundo também, visto que ela promete causar uma grande movimentação em todo o território brasileiro – é preciso fazer um planejamento estratégico de vendas e analisar quais produtos podem ser colocados em promoções que devem render margem de lucro.

Além disso, escolher fornecedores de qualidade para garantir um estoque com bons produtos e realizar o treinamento de funcionários com relação aos melhores argumentos de vendas faz toda a diferença para quem quer vender mais nesse período. O lojista também precisa estar sempre atento as novidades do setor, bem como elaborar um calendário de datas comemorativas ou eventos importantes, como a Copa do Mundo, que deve começar, justamente, no mesmo período de Black Friday.

 Confira também algumas dicas de fotografia para vender melhor:

https://www.grupofragnani.com.br/blog/fotografia-de-produto/

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