Vendas de final de ano: saiba como se preparar para esse momento

Vender muito é sempre bom. Mas existem épocas em que isso fica mais fácil de acontecer, como no final de ano. Essa data é muito importante para o comércio de forma geral, inclusive para as lojas de materiais de construção. 

Com o recesso no trabalho e o recebimento do décimo terceiro, muitos consumidores aproveitam esse momento para investir em melhorias nos seus lares e tornar os espaços mais confortáveis e aconchegantes. 

As datas comemorativas dessa época dão um empurrãozinho bem importante nas vendas. Para se ter uma ideia, o Natal de 2021 deve movimentar cerca de R$ 34,3 bilhões no comércio, segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

No entanto, para aproveitar esse momento intenso de interesse de compra do consumidor, é necessário que empresários e lojistas estejam preparados. Então, afinal, como aumentar as vendas de final de ano?

Para responder essa pergunta, Elaine Satomi, analista de negócios do Sebrae-SP, preparou cinco dicas importantes para você. Leia com bastante atenção e veja o que mais se encaixa no seu negócio.

 

Faça uma análise dos resultados e trace metas

O primeiro passo para se preparar para as vendas de final de ano é analisar os resultados obtidos nos anos anteriores. Com base nessas informações levantadas, estruture as estratégias de vendas para esse ano, considerando os pontos fracos e fortes do seu negócio. Não se esqueça de definir metas e indicadores, que podem ser semanais ou diários, para colaboradores e para produtos da sua loja. 

 

Fique de olho no estoque

As vendas de final de ano são uma ótima oportunidade para liquidar seus estoques antigos e se preparar para a chegada de novas mercadorias. Avaliar os produtos que estão saindo de linha e sem giro podem ajudar na criação de ideias para as promoções nesse período. 

Além de analisar o que precisa ter saída na sua loja, também é necessário pensar estrategicamente no que vai entrar. Lembre-se: em um bom estoque não pode faltar ou sobrar produtos de forma excessiva. 

Uma dica é utilizar os softwares ao seu favor. Eles podem te auxiliar na visão panorâmica das vendas, além de facilitarem a tomada de decisão para futuras compras. Em datas comemorativas, a organização é essencial para a gestão do estoque

 

Desenvolva promoções inteligentes

Depois de analisar seus resultados, traçar suas metas e pensar sobre seu controle de estoque, o próximo passo é a elaboração das promoções para a sua clientela. Mas, para fazer isso de forma efetiva e inteligente, é necessário entender o que o consumidor está buscando para a sua casa nessa época do ano, assim você conseguirá desenvolver promoções exclusivas e assertivas para esse momento. 

Para conseguir aumentar as vendas nesse período, é fundamental que as mercadorias em promoção atinjam as expectativas dos clientes. Se possível, ofereça opções diferentes de pagamento e utilize as redes sociais como uma ferramenta de divulgação. 

Crie uma impressão marcante 

Atrair, engajar e encantar o consumidor são regras básicas no varejo físico. No entanto, durante as datas comemorativas, essas ações podem ser um pouco mais difíceis de serem alcançadas, pois a disputa pela preferência do consumidor se torna ainda mais competitiva. Por isso, a dica é investir em Visual Merchandising

Trata-se da estratégia para chamar a atenção do cliente através do visual. Os grandes aliados nessa missão são: arquitetura, layout otimizado da loja, decoração interior e disposição dos produtos no espaço. Se você conseguir se comunicar bem com o cliente, fortalecerá a experiência dele de compra facilitada e a identificação com o seu negócio. 

 

Treine sua equipe e valorize seus colaboradores

“É preciso ter um time de vendas preparado para que todos os colaboradores atendam a demanda do seu negócio”, destaca Elaine. Capacitar uma equipe leva tempo, por isso, não deixe para contratar novos profissionais em cima da hora, isso pode comprometer a produtividade, afinal, datas comemorativas exigem vendedores qualificados para lidar com o aumento da demanda. 

É importante que seus colaboradores estejam afiados e prontos para vender. Não se esqueça que os vendedores são a imagem da sua empresa para os clientes. Se eles são bem treinados e motivados, evitam erros e promovem uma imagem positiva da loja. Garanta que os colaboradores estejam munidos com as informações relevantes sobre os produtos da empresa. 

Outra importante dica da analista de negócios do Sebrae-SP é: mantenha os vendedores valorizados. Cada lojista pode criar a sua própria estratégia, como, por exemplo, oferecer uma comissão maior ou um presente para a equipe que tiver melhor desempenho nas vendas de final de ano. 

Quer saber como otimizar o desempenho da sua equipe de vendas? Acesse: https://www.grupofragnani.com.br/blog/desempenho-equipe-de-vendas/