Controle de estoque: como evitar perdas de materiais na loja

Mais do que ter um cuidado na hora de estocar mais produtos do que o necessário, o controle de estoque é essencial para minimizar as perdas de materiais de construção por conta da validade e até mesmo por falta de cuidado durante o manuseio.

O ideal é que os produtos de maior saída sejam posicionados na frente da loja a fim de tornar o atendimento do vendedor mais prático e eficiente, entretanto, armazená-los mais ao fundo da loja não é errado, desde que isso faça parte de uma estratégia de vendas para um segmento determinado, por exemplo. Outra dica para facilitar a vida do gerente de loja de materiais de construção é realizar uma planilha ou registro de cada produto que entra e sai do estoque, para manter o controle no dia a dia da loja.

O gerenciamento de produtos é de extrema importância para garantir bons resultados financeiros nas lojas de materiais de construção. Porém, para muitos gestores, ainda existem algumas barreiras na hora de controlar a entrada e a saída de materiais. Isso ocorre por conta da quantidade de itens para serem vendidos que, muitas vezes, podem passar de mil, o que torna a atividade do controle de estoque ainda mais desafiadora para os gestores e funcionários do estabelecimento.

Além disso, outro destaque importante na hora de realizar um controle de estoque assertivo na loja é repassar os cuidados aos seus clientes para que eles também preservem os materiais ao armazená-los em obra. Uma dica importante é deixar os materiais próximos aos locais onde serão usados, pois o transporte de um lugar para outro aumenta as chances de desperdício.

 

Como fazer um controle de estoque assertivo e minimizar perdas na loja

Na hora de armazenar os produtos em uma loja ou depósito de materiais, é importante ter atenção a alguns pontos. Por exemplo, a umidade é um dos principais problemas, principalmente, para o cimento e a cal, que podem empedrar em contato direto com o chão. Para estocar esse tipo de insumo, o ideal é usar um estrado de madeira como suporte.

Para Julio Cesar Moraes, Gerente de Categorias – Desenvolvimento & Abastecimento da Conibase Home Center, as boas práticas e os locais corretos para armazenamento e manuseio de materiais são os principais fatores para garantir uma menor perda desses insumos. “É importante também o treinamento e comprometimento de todos os envolvidos no processo, desde o recebimento até o carregamento e entrega, ou seja, todo o ciclo do produto”. orienta.

Em relação aos vencimentos, é de suma importância um bom controle na entrada para barrar eventuais produtos com vencimentos próximos e uma boa utilização do PEPS (Primeiro que entra, primeiro que sai), a fim de garantir que os produtos mais antigos saiam antes.  “Posteriormente, é necessário um bom departamento de perdas, para que caso o produto acabe vencendo, estragando entre outros, o problema seja resolvido”, complementa.  É importante ter em mente que fazer o controle de estoque vai dar trabalho na primeira vez, pois tudo estará bagunçado, sem classificação, terá que fazer inventário, mas quanto mais organizado estiver o estoque na loja de materiais de construção, as próximas etapas ficarão ainda mais fáceis de serem executadas com maior rapidez e menos desgaste.

Outro ponto essencial para se garantir um controle maior dos produtos comercializados na loja e também realizar um gerenciamento eficiente de estoque, é conhecer bem os seus fornecedores e também saber quanto tempo cada um deles leva para realizar a entrega de um determinado material (também conhecido como tempo de ressuprimento), tudo isso ajuda a minimizar as perdas de materiais dentro do estoque da sua loja.
Ainda segundo Moraes, em uma loja de materiais de construção ou depósito é impossível não se ter perdas de produtos, então, o importante é minimizar para que esse prejuízo seja controlado e dentro de uma métrica aceitável e que esteja protegido junto ao lucro da empresa.

Um planejamento de vendas bem feito é fundamental para um resultado positivo ao final do mês. Baixe nosso material rico e descubra como fazer isso: https://landing.grupofragnani.com.br/guia-planejamento