Segurança em Primeiro Lugar: Vantagens do Piso Resistente Ao Escorregamento Para Ambientes Escorregadios

14 abr 2023

O piso resistente ao escorregamento, comumente conhecido como piso antiderrapante, é projetado para proporcionar uma superfície segura e aderente para caminhar. A segurança dele garante que mesmo em locais molhados e escorregadios não haja acidentes e quedas

O segredo está nas tecnologias utilizadas em sua fabricação, então, entenda neste artigo como vender este tipo de piso para seus clientes. Além disso, vale lembrar que, embora os clientes peçam por um piso antiderrapante, este termo está equivocado.

Como funciona o piso resistente ao escorregamento: entenda as tecnologias por trás da segurança

Os pisos resistentes ao escorregamento contam com materiais que aumentam a fricção entre os pés e a superfície do piso em sua composição.  Para isso, eles recebem texturas, relevos, ranhuras e outras técnicas que aumentam a área de contato entre a sola do sapato e a superfície do material.

Dentre as várias tecnologias utilizadas na fabricação do piso resistente ao escorregamento, há a utilização de grãos de sílica e utilização de tecnologias especiais. Além disso, também existe a tecnologia ABS que, assim como a usada nos carros, reduz o impacto do escorregamento nos pisos dry tech.

O acabamento ABS é responsável por garantir maior aderência do que os acabamentos tradicionais. Seu coeficiente de atrito úmido é maior que 0,70, consequentemente, isso faz com que sua aderência seja 30% maior.

Cada tecnologia tem seu próprio conjunto de benefícios e desvantagens. A escolha do tipo ideal dependerá das necessidades específicas do ambiente. 

Por isso, vale a pena entender o tipo de piso ideal para cada espaço do seu cliente.

Tipos de ambientes que exigem piso resistente ao escorregamento: onde é importante instalar

Existem vários tipos de ambientes que exigem a utilização dos pisos antiderrapantes, ou seja, aqueles que garantem uma redução do escorregamento, para garantir a segurança dos usuários. Os mais comuns são os banheiros públicos, as cozinhas industriais e as bordas de piscinas. Porém, também é importante instalá-los nas entradas de prédios e áreas de lazer, como parques e playgrounds.

A utilização deste tipo de piso garante a segurança dos usuários em locais que podem ser escorregadios e suscetíveis a acidentes. Especialmente onde possa haver líquidos derramados, como cozinhas industriais ou bordas de piscinas.

Conheça os ambientes a seguir

É importante considerar, por exemplo, que as entradas dos prédios ficam expostas à chuva, tornando-as um local perigoso, com risco de acidentes. Já as áreas de lazer, os parques e playground são onde, geralmente, muitas crianças brincam, correm e precisam de segurança para não se machucar.

Esses ambientes geralmente precisam de superfícies que garantem a estabilidade e segurança, como um piso dry tech. Líquidos, chuva, neve e outros elementos podem causar escorregões e acidentes que podem ser evitados com o piso resistente ao escorregamento, ou seja, que dificultam quedas acidentais por escorregão.

É por isso que eles são tão fundamentais na hora da escolha dos revestimentos cerâmicos para os ambientes. Além de serem responsáveis pela segurança, quando escolhidos corretamente também contribuem para a beleza do espaço.

Em áreas externas, é importante um piso que proporciona uma superfície segura para pedestres. Sendo assim, o piso dry tech pode ser utilizado em calçadas, praças, estacionamentos, rampas de acesso e outros locais que exigem segurança e durabilidade.

Além disso, esse modelo suporta mudanças de temperatura, por conter materiais resistentes que duram por anos sem precisar de manutenção, sendo essencial para as áreas externas. Então, escolher pisos resistentes ao escorregamento faz com que os locais de uma casa, indústria ou clube sejam seguros o suficiente.

Piso resistente ao escorregamento para áreas internas: segurança e beleza para espaços molhados

É possível encontrar o piso dry tech também em diferentes padrões e cores para combinar com a decoração do ambiente.

A beleza e segurança deste piso é perfeita para compor o visual de um espaço e deixá-lo seguro. Também é essencial para garantir que as pessoas que transitam não sofram acidentes e escorregões no local.

Especialmente casas que têm crianças, as quais precisam de maior atenção e conforto. Este, sem dúvida, é o tipo de revestimento cerâmico que fará toda a diferença nas construções de seus clientes.

Piso resistente ao escorregamento na indústria: segurança para trabalhadores e redução de acidentes

Na indústria, o objetivo de uso do piso resistente ao escorregamento é a garantia da segurança dos trabalhadores. O foco é em ambientes de trabalho perigosos, como áreas de produção, armazéns e plataformas de carregamento.

É possível encontrar esse tipo de piso em diferentes materiais e espessuras para atender às necessidades específicas do local de trabalho, sendo responsável por evitar quedas e escorregões em trabalhos perigosos. Ou seja, ajuda na redução do número de acidentes, além de suportar o tráfego intenso de equipamentos e trabalhadores.

Conheça o piso dry tech do Grupo Fragnani 

O piso resistente ao escorregamento é um item indispensável para evitar acidentes, portanto, é necessário em diversos tipos de espaços. Seja em áreas externas ou internas, este piso é a escolha ideal para proteger as pessoas de acidentes causados por quedas.

O revestimento cerâmico dry tech é desenvolvido com granilhas especiais aplicadas sobre a sua superfície, isso faz com que ele consiga oferecer alta resistência ao desgaste e também a riscos. Consequentemente, as granilhas também são responsáveis por melhorar o efeito antiderrapante dos revestimentos cerâmicos.

Aqui no Grupo Fragnani, você pode encontrar vários modelos de piso dry tech para apresentar aos seus clientes, confira em nosso site! A tecnologia usada nesses pisos consegue evitar acidentes com água como escorregões e quedas, vale a pena indicá-los para seus clientes.

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!