Vai reformar? Comece pelo planejamento!

Decidiu que a sua casa está precisando ganhar uma cara nova, mas não tem ideia de por onde começar as mudanças? Fazer um planejamento de reforma pode te ajudar!

A falta de planejamento é um dos principais motivos que levam as pessoas a perderem o controle da sua obra ou não encontrarem o ponto inicial para ela. É como dizem por aí: para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho vale. Por isso, elaborar um projeto antes de começar as modificações é fundamental. Com todas as informações organizadas, você consegue reduzir os custos, os desperdícios, atrasos, além de se preparar para os imprevistos que podem acontecer. 

Três dicas sobre planejamento que garantirão o sucesso da sua reforma 

  • Saiba qual é o objetivo da reforma

Não dá para sair comprando materiais ou contratando mão de obra sem antes definir quais serão as coisas feitas na reforma. Sendo assim, anote quais serão os cômodos reformados, o que será feito em cada um deles e tenha a certeza de que as mudanças serão por estética ou envolvem a parte estrutural, como por exemplo o ambiente com o revestimento HD-35980 da Incefra que utiliza a o pé direito como parte da decoração.

Ambiente pós reforma Incefra

Depois de fazer isso, coloque os passos que serão dados até o final da obra. Faça uma lista classificando por ordem de prioridade as tarefas, por exemplo: comprar materiais, ligar para os profissionais, quebrar paredes…É melhor tomar os cuidados necessários antes de começar a mexer nas coisas, do que se precipitar e comprometer os resultados. 

  • Busque por materiais de qualidade e mão de obra qualificada

A não ser que a sua reforma seja para reparar um problema urgente, não há necessidade de ter pressa. O mais indicado é que você reserve um bom tempo para fazer orçamentos, comparar preços e produtos de qualidade, para garantir que o investimento será feito em projetos duradouros. 

A mesma dica vale na hora de encontrar profissionais qualificados. Pesquise por trabalhos anteriores, resultados a longo prazo e conte sempre com a indicação de um amigo de confiança. Negligenciar a fase de pesquisa pode comprometer os resultados da sua reforma ao longo do tempo.

 Ambiente pós reforma da In Out

Apenas um profissional capacitado e bons materiais poderiam criar um ambiente tão bonito quanto esse banheiro, decorado com o porcelanato Apatita Cinza da In Out Premium.

  •  Faça uma previsão dos custos

Assim que estiver com todas as informações de produtos e materiais que serão necessários, além dos orçamentos da mão obra, faça uma estimativa do custo da reforma.

É importante avaliar o quanto antes suas reais condições financeiras, para estipular um valor máximo para as despesas. Feito isso, procure se manter próximo desse limite de gastos e negociar os valores sempre que possível. 

Para não comprometer o seu orçamento mais do que pode, coloque todas as contas no papel, mesmo que a reforma esteja em sua etapa final. Continue sempre pesquisando e comparando preços, estudando formas de pagamento e buscando o melhor custo-benefício possível. Lembre-se de anotar os gastos e guardar as notas fiscais na planilha ou caderno de planejamento, para controlar tudo o que entra e o que sai da obra.

Erros comuns ocasionados pela falta de planejamento 

  • Não investir em produtos de qualidade;
  • Querer fazer tudo sozinho, mesmo não tendo o conhecimento e habilidades necessárias;
  • Começar a obra contando com o dinheiro que não tem;
  • Não se organizar para os transtornos causados pela obra, como por exemplo a poeira ou falta de estrutura;
  • Gastar mais do que o necessário com produtos que não são realmente necessários.

A reforma de um imóvel é uma fase muito importante da vida dos proprietários e exige segurança, conforto e planejamento. Reserve um tempo para organizar todas as etapas da sua obra e conte com a ajuda de profissionais especializados em sua necessidade!

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também