Tipos de pisos para apartamento: veja como escolher

Atualmente, existe uma grande variedade de revestimentos no mercado, mas os prós e os contras de cada um são muitos também. Por isso, é preciso avaliar as opções disponíveis e quais seriam as melhores opções de piso para apartamento antes de realizar a escolha final.

Para ajudar nesta tarefa árdua, separamos algumas opções e informações importantes sobre pisos para apartamento. É importante avaliar também quais pisos trazem maior conforto térmico e acústico, bem como qual o melhor custo-benefício, além de entender quais são os mais duráveis antes de realizar a escolha.

Para Vania Felicio, engenheira civil responsável da VANF Consultoria e Engenharia, no atual cenário em que vivemos, devemos levar em consideração o custo-benefício, verificando a qualidade, maior eficiência, durabilidade e, principalmente, o estilo de vida e uso geral. “Depende exclusivamente do estilo de vida dos usuários, sempre levando em conta o melhor desempenho e o maior tempo de vida útil”, ressalta.

É comum ficar em dúvida na hora de escolher o revestimento para apartamento, seja ele novo, ou seja, para uma reforma. Confira abaixo os tipos de pisos para apartamento mais utilizados atualmente:

 

  • Cimento queimado
    Este piso está super em alta, pois permite que o ambiente fique com um estilo meio industrial, além de trazer um toque de modernidade à decoração.
  • Piso laminado
    O piso laminado costuma ser utilizado para áreas internas e é uma boa opção por conta do melhor custo-benefício comparado a madeira convencional.

 

  • Granito
    O granito é um piso natural indicado, principalmente, para banheiros e cozinhas, pois oferece boa durabilidade e resistência, o que compensa o custo elevado.

 

  • Piso vinílico
    Por conta da sua rápida aplicação, o piso vinílico costuma ser uma boa escolha, principalmente quando utilizado em reformas do apartamento.

 

  • Piso porcelanato
    Este tipo de piso é sinônimo de requinte, praticidade e resistência. Ele também é um dos poucos pisos que pode ser utilizado em todos os cômodos e, por isso, é uma escolha certeira quando se trata de piso para apartamento.

 

Piso porcelanato: por que é a escolha ideal para revestir o seu apartamento?


Como contamos, o piso porcelanato é um dos poucos tipos de revestimento que pode ser utilizado em todas as áreas e também é perfeito para as áreas de convivência social do apartamento, como sala, cozinhas e salas de jantar, pois suporta trânsito intenso de pessoas.

Por tratar de peças laváveis, ou seja, que não absorve água, o piso porcelanato pode ser utilizado também nas áreas molháveis do apartamento, como varandas, banheiro e cozinha.

O piso porcelanato também é indicado para revestimento dos quartos do apartamento, pois possui dimensões extensas que valorizam qualquer tipo de decoração, trazendo uma sensação de leveza e maior amplitude para os ambientes — sobretudo, se você escolher modelos de cores neutras.

Além disso, outro fator que influencia bastante na hora da escolha do piso para apartamento é a cor e os materiais complementares que acabam interferindo na escolha pelo fato de gerarem às pessoas inúmeros estímulos. “Geralmente, cores quentes e madeira nos transmitem euforia e alegria; pisos frios e cores neutras, no entanto, nos trazem paz e calma”, aponta.

Acerte na escolha do piso para o banheiro