Decoração instagramável: como inserir no seu espaço

15 ago 2022

Quem não gosta de um cantinho bonito, bem iluminado e diferente para tirar uma foto ou fazer um vídeo, não é mesmo?! Os ambientes instagramáveis são espaços fotogênicos, interativos e funcionais, que podem ser aplicados tanto em residências, quanto em comércios. Esses espaços além de serem bonitos e criarem uma atmosfera única e imersiva, acabam valorizando a sua foto ou vídeo. Aliás, quando pensamos no fato de sempre serem espaços compartilhados em redes sociais, em um momento de mundo muito mais digital do que analógico, tudo faz mais sentido.

Para Matheus Araújo Sanchez, arquiteto, urbanista e sócio-proprietário da Uall Arquitetura, na hora de criar um ambiente instagramável para residências, o ideal é optar por espaços mais neutros e sóbrios, que tenham um viés de atemporalidade. “Isso porque, no caso desses espaços, o cliente tem um contato diário e não pode ser algo que o canse e o faça enjoar depois de um tempo. Buscamos sempre entender a personalidade de cada um e transmiti-la ali”, orienta.

projeto-instagramavel-clinica-psicologia-infantil
Projeto para clínica de psicologia/Uall Arquitetura

Já no caso desse tipo de ambiente para comércio e serviço, os espaços instagramáveis acabam tendo um apelo visual mais chamativo e muito mais marcante, normalmente, nesses espaços se reforça a marca e/ou serviço oferecido pela empresa. “Esse processo é feito em conjunto com o cliente, em um projeto que visa valorizar a marca através de símbolos, cores e texturas marcantes, isso porque aquele espaço acaba funcionando como uma propaganda e cartão de visitas para o seu público”, complementa.

Ambiente instagramável na prática: diferença entre casa e espaço comercial

Criar um espaço legal em áreas comerciais faz com que seus clientes queiram postar e falar sobre isso nas redes sociais, o que gera um reforço positivo para aquela marca. Hoje, sabemos que canais como Instagram, TikTok e Facebook geram grande retorno financeiro para as marcas e engajamento, que acabam atraindo novos clientes. “Os espaços comerciais, atualmente, devem não só oferecer um serviço de qualidade, mas também uma experiência única para as pessoas, e a arquitetura é a ferramenta para proporcionar isso para o público. Despertar o desejo de um potencial novo cliente para conhecer seu espaço é determinante para se ter um negócio de sucesso”, salienta. 

projeto-instagramavel-clinica-odontologica-Azzolino
Clínica Odontológica Azzolino/Uall Arquitetura

Para espaços residenciais instagramáveis, devemos considerar alguns pontos importantes, entre eles, o quanto aquele cliente quer investir para transformar seu espaço, qual o estilo daquele cliente – se ele é mais clássico, tende a um industrial, contemporâneo, moderno etc. – e qual é o objetivo daquele espaço (para que ele vai ser usado).

projeto-instagramavel-Studio-VN-Oscar-Freire
Studio VN Oscar Freire/Uall Arquitetura

Muitas vezes, com pequenas mudanças já é possível atingir o objetivo dos clientes residenciais. “Em alguns casos, onde optamos por mudanças mais sutis, acabamos trocando a cor de alguma parede, propondo alguma pintura geométrica, instalação de prateleiras, quadros, plantas e demais elementos decorativos, já conseguimos transformar radicalmente aquele espaço mais “sem graça” em um espaço legal e bonito”, complementa.

A importância do apoio de um profissional na hora de criar espaços Instagramáveis

Ainda segundo o especialista, antes de criar um ambiente instagramável , seja em um comércio ou em uma residência, a dica principal é buscar um bom profissional que vá saber conduzir esse processo de maneira assertiva para atender as expectativas dos clientes e, muitas vezes, como no caso das clínicas, atender normas específicas e estabelecidas para materiais e mobiliário.

projeto-instagramavel-para-loja-DryWash-Shopping-Villa-Lobos
Loja Dry Wash do Shopping Villa Lobos/Uall Arquitetura

“Em espaços comerciais é muito importante entender o que aquela marca quer transmitir, quais seus valores e conceitos, para que juntos, cliente e arquiteto, possam construir o projeto ideal, que funcione em sua totalidade, mas que também seja um espaço agradável, belo e que remeta a própria marca”, orienta.

Outro ponto de destaque é a importância do acompanhamento de um profissional ao longo desse processo. O profissional, além de ser capacitado para indicar a melhor maneira de executar aquele projeto a fim de garantir segurança ao longo do processo inteiro, será a pessoa que te auxiliará a entender e alcançar o que se deseja dentro do que se busca investir financeiramente. “Além disso, o projeto desses espaços instagramáveis te ajuda a não ter imprevistos e gastos desnecessários”, finaliza.

 

projeto-instagramavel-clinica-psicologia
Sócios da Uall Arquitetura em ambiente instagramável.

Uall Arquitetura

Nome: Felipe Marques Barbugiani
Cargo: Sócio proprietário
Arquiteto e Urbanista

Nome: Gabriela Azzolino Varella
Cargo: Sócia proprietária
Arquiteta e Urbanista com pós em Gerenciamento de Empreendimentos da Construção Civil

Nome: Matheus Araújo Sanchez
Cargo: Sócio proprietário
Arquiteto e Urbanista

Agora que você já sabe como criar um ambiente instagramável em seu espaço, veja também as dicas de acessibilidade na construção:

https://www.grupofragnani.com.br/blog/como-o-revestimento-pode-impactar-na-acessibilidade-na-construcao/

Deixe o seu comentário

2 comentários em “Decoração instagramável: como inserir no seu espaço”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!