Tecnologias para lojas de materiais de construção

31 ago 2022

A nova realidade do setor varejista não é 100% online e tampouco totalmente presencial, pois os resquícios deixados pelo período do isolamento transformou muitos modelos de negócios que precisaram se adaptar aos diferentes perfis de consumidores. Em algo é preciso concordar: tanto no modelo digital quanto no físico, a tecnologia se tornou uma grande aliada para os lojistas de materiais de construção, através de soluções modernas que auxiliam no dia a dia da loja. 

Para o diretor da unidade Seidor Retail, Marcelo Coleta, toda jornada de compras deve levar o digital em consideração. De acordo com Marcelo Coleta, diante deste cenário onde quem não se adapta aos novos tempos acaba ficando para trás, os lojistas precisam estar atentos com relação às tendências que podem contribuir para melhorar o resultado das lojas de materiais de construção. “Segundo um estudo realizado pela PwC, cerca de 50% das compras efetuadas em lojas físicas costumam ser influenciadas pela internet – o que gera um grande impacto no volume de vendas”, destaca. Confira abaixo algumas delas:

  • Internet das Coisas:  o conceito de IoT já representa uma enorme parcela do nosso dia a dia que trabalha através de uma rede de dispositivos conectados o tempo todo – um exemplo é o GPS que está conectado à internet em tempo real. As empresas também podem se beneficiar desses investimentos tecnológicos que vêm sendo feitos para que a Internet das Coisas possa chegar também aos clientes finais, permitindo assim uma maior conexão com os aparelhos e eletrodomésticos das suas residências para uma geração de compras automatizadas.

internet-das-coisas-lojas-de-materiais

  • Meios de pagamento digitais: a utilização das plataformas digitais vem ganhando cada vez mais popularidade, impulsionando assim o desenvolvimento dos meios de pagamento digitais que otimizam a jornada de compra do consumidor. Algumas dessas soluções são recentes como o Pix, carteiras digitais e pagamentos por aproximação, mas que  deverão ser acompanhadas pelos grandes e pequenos varejistas, garantindo assim que esses e outros meios possam ser utilizados nos mais diversos canais de vendas.

meios-de-pagamentos-digitais

  • Plataformas online: entre os principais motivos que contribuíram para o crescimento do e-commerce no país, está a comodidade de poder comprar produtos e serviços no conforto de casa. Mesmo com a flexibilização pós-Covid e a retomada do comércio físico, os avanços tecnológicos continuam impulsionando as vendas on-line, tornando este canal cada vez mais importante no setor varejista – aumentando, até mesmo, as vendas nas lojas físicas para aqueles que preferem a experiência sensorial das compras presenciais.

e-commerce-loja-de-materiais

Sistemas de gestão para lojas de materiais de construção

Ainda de acordo com o especialista, a utilização de um bom sistema de gestão é extremamente importante para o setor varejista, de forma que permita um melhor gerenciamento dos processos internos que ajudem a trazer mais valor para a loja. “A tecnologia permanecerá impactando e trazendo soluções cada vez mais completas para o crescimento do varejo – o que exigirá que o setor esteja preparado para acompanhar esta evolução e ter velocidade para personalizar a loja de materiais de construção aos novos formatos de vendas e atendimento aos clientes”, aponta.

novas-tecnologias-para-lojas-de-materiais-de-construcao

Para Coleta, o futuro do varejo de materiais de construção nos reserva um mundo de oportunidades de inovação e as novas tecnologias – desde o fortalecimento da integração entre os canais de vendas física e online, ao surgimento de modelos de negócio que favoreçam o relacionamento com os consumidores, prometem  trazer uma melhor experiência em sua jornada de compra. “Para atingir tal nível de otimização e sofisticação, contudo, é necessário preparo e capacitação tanto dos gestores quanto dos demais profissionais da equipe de vendas, a fim de obter as melhores potencialidades de tais ferramentas”, finaliza. 

Agora que já sabe a importância da tecnologia para as lojas, confira a matéria sobre omnichanel: https://www.grupofragnani.com.br/blog/omnichannel-para-os-pequenos-negocios/ 

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!