Soft Touch: Conheça mais sobre esse tipo de acabamento dos Pisos Cerâmicos!

08 mar 2023

Escolher o melhor revestimento para qualquer ambiente é uma fase bem importante de um projeto. Isso porque é fundamental pensar em algo que una beleza, segurança e conforto. Pensando nisso, iremos apresentar neste artigo o revestimento cerâmico Soft Touch.

Certamente, devido à grande variedade de modelos no mercado, é cada vez mais difícil escolher o melhor. Então, confira algumas dicas para sanar suas maiores dúvidas sobre onde usar e o que é este tipo de revestimento cerâmico.

Qual a diferença entre o revestimento cerâmico e o porcelanato?

A principal diferença, sem dúvida, está no processo de fabricação e composição destes produtos. 

Enquanto o revestimento cerâmico é a mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas, que possuem um maior teor de óxido de ferro em sua composição – daí a cor avermelhada da base –  porcelanato brasileiro é composto por uma mistura de argilas nobres, como por exemplo: talco, feldspato e caulim. Essa mistura praticamente não possui óxido de ferro em suas composições, daí a característica mais branca do verso da peça. 

Além do mais, o nome porcelanato é proveniente do termo ‘porcelânico’ que faz menção à baixa porosidade do material.

Em suma, tanto o revestimento cerâmico quanto o porcelanato passam pelo mesmo processo de produção, a diferença é o tempo de ciclo do forno. Isto é, a queima do produto para fazer porcelanato é mais longa e demanda uma temperatura mais elevada.

A principal diferença entre ambos é a absorção de água, que faz com que a carga de ruptura do porcelanato seja maior. E é por isso que o porcelanato resiste a grandes variações de temperatura do ambiente.

O que é o revestimento Soft Touch?

O revestimento Soft Touch proporciona um acabamento com efeito bastante macio, de toque sedoso e aveludado. Por isso, confere um detalhe bem elegante e exclusivo ao ambiente. 

Além do mais, como o nome sugere, este tipo de acabamento conta com uma superfície suave ao toque.

Para quais ambientes recomenda-se o uso do Soft Touch?

Assim como o polido, o uso do revestimento Soft Touch é indicado para áreas internas secas ou molháveis, de tráfego médio. 

De fato, ele pode ser usado em paredes, pisos e bancadas de qualquer ambiente, por exemplo. No entanto, o uso é muito mais comum em quartos, salas e cozinhas.

Este tipo de revestimento é bem versátil. Devido ao seu processo de fabricação, há várias opções de estampas. Os padrões vão desde os mais simples até aqueles que reproduzem cimento, pedras e até madeira.

Porém, ao decidir por esse tipo de revestimento, é importante atentar-se ao local de uso que você deseja aplicá-lo. Isso porque, em ambientes que possuem acesso à rua, são mais propícios a entrada de areia, material bastante abrasivo para o produto.

Os ambientes internos devem seguir o gosto do cliente para que você possa recomendar o estilo certo que pode ser elegante, sofisticado e minimalista, por exemplo. O Soft Touch é perfeito para criar ambientes aconchegantes.

Em caso de áreas úmidas e com gordura, como banheiro e cozinha, este revestimento é ideal porque sua limpeza é bem simples e facilitada.

Como combinar o Soft Touch com a decoração do ambiente?

A decoração de um ambiente precisa ser pensada a partir do gosto do cliente. Por isso, pode ser facilmente combinada aos revestimentos Soft Touch, uma vez que este conta com várias estampas.

Este revestimento semi grês confere um toque atual, moderno e sofisticado aos ambientes. Então, é indicado para os mais variados gostos e é uma espécie de coringa nas escolhas.

Também é fácil de combinar com qualquer tipo de decoração. Ou seja, mesmo que o cliente ainda não saiba o tipo de decoração que irá utilizar, pode escolher esse revestimento sem medo.

Quais são as vantagens do revestimento cerâmico Soft Touch?

Assim como todos os tipos de materiais usados em construções, o Soft Touch também tem suas vantagens e desvantagens. Confira a seguir e apresente-as para o seu cliente de forma clara e objetiva.

Conheça as vantagens

Uma grande vantagem é sua maior resistência a riscos, além de ser bem mais difícil manchá-lo. Isso porque, além de não receber polimento, ele não tem brilho e não absorve água. 

É exatamente por isso que ele é altamente recomendado para ambientes como o banheiro. Outro ponto importante é que o acabamento o torna menos escorregadio do que o brilhante, por exemplo.

Deixe o seu comentário

7 comentários em “Soft Touch: Conheça mais sobre esse tipo de acabamento dos Pisos Cerâmicos!”

  1. Soft Touch é Ceramica ou porcelanato?
    Se for porcelanato, pergunto:
    O porcelanato incefra é certificado ?
    Posso vende-lo como porcelanato ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!