Sistema ERP: o que é e como implementar em sua loja de materiais?

19 maio 2022

O software ERP (Enterprise Resource Planning) nada mais é do que um sistema de gestão integrado que permite a automatização e gerenciamento durante as variadas etapas de um negócio, independente do nicho ou contexto onde está inserido. O sistema ERP possui várias funcionalidades, além de uma solução viável que registra todas as informações referentes a produtos, clientes, funcionários, fornecedores, impostos, entrada e saída de produtos, entre outras, com o principal objetivo de organizar e otimizar o funcionamento de uma empresa.

O objetivo de todo empreendimento é investir em alternativas que gerem lucratividade. A dica principal é que, ao aderir ao ERP, a plataforma tenha conectividade com toda a cadeia de produção e distribuição – algo que é bastante amplo, principalmente dentro do segmento de construção. Neste contexto, um software de gerenciamento de estoques faz toda a diferença, pois ele existe justamente para automatizar procedimentos administrativos que sejam dispendiosos, ocupem muito tempo e estejam sujeitos a falhas, principalmente em processos que envolvam cálculos matemáticos complexos.

 

O que é um sistema ERPs e como implementá-lo

Com mais de 40 anos de existência, os ERPs – que são sistemas de gestão corporativa – acabaram se tornando commodities, sendo muito padronizados em sua maioria. O controle das rotinas administrativas de uma pequena empresa costuma ser um desafio, principalmente para os lojistas de materiais de construção, mas algumas ferramentas ou sistemas, como o ERP podem auxiliar nesse processo, pois une várias frentes em um só programa, facilitando assim, a integração de setores e até mesmo de filiais, quando uma loja de materiais as possui.

Para João Pires, Head de Vendas da SPS Group, atualmente, com a diversidade de tecnologia, ampliou-se ainda mais a efetividade do ERP para proporcionar experiências de negócios com segurança e transparência, atendendo diversos segmentos empresariais de forma bastante personalizada. No entanto, um bom ERP necessita de uma plataforma que atenda aos quesitos de viabilização das operações e que tenha inserido os aspectos de interconectividade, considerando a série de cadeias que serão administradas dentro de cada empresa. “Para implementar um ERP, o primeiro passo a ser dado é entender o seu modelo de negócio. O ideal é analisar como foram definidas as suas estratégias e compreender de que forma essa tecnologia ajudará a fortalecer o alicerce operacional e a sustentar as condições de crescimento de uma empresa”, orienta.

 

Como implementar o sistema ERP em uma loja de materiais

Para o lojista que está em busca de oferecer o melhor atendimento, o sistema ajuda a observar os diversos departamentos, como a parte de entregas e frete, por exemplo. Assim, é possível garantir mais efetividade e agilidade nas operações, além de uma melhor experiência para o cliente. Quando o ERP é implementado tendo como foco o modelo de negócios, permite de maneira antecipada personalizar a inteligência da organização. Assim, diversas estratégias podem ser definidas por meio da plataforma.

No processo de vendas, o sistema pode ajudar a diminuir o fluxo de cobranças, tirando a atividade de um modelo desgastante e burocrático para o empreendedor, bem como a aquisição da otimização de tempo com o ganho da agilidade nas operações, redução de custos com a centralização de informações que permite uma melhor identificação de gastos excessivos e o aumento da receita e rentabilidade – que são atribuídos por meio de uma gestão mais assertiva na tomada de decisões. “Tudo isso é fundamental para a melhoria dos processos e, consequentemente, para o aumento das vendas e da lucratividade no negócio”, complementa. Entretanto, existem várias opções disponíveis no mercado e por isso é essencial pesquisar se o software em questão está adequado a sua empresa, no caso da loja de materiais de construção e atende às suas principais necessidades do dia a dia.

 

Leia também:

Loja virtual: entenda como abrir e quais são os primeiros passos

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!