Simulador de ambientes: como escolher os materiais para sua obra

A etapa de acabamento é uma das mais esperadas pelos clientes, seja durante uma obra nova, seja durante uma reforma. Todas as outras etapas, muitas vezes, são compostas por itens que não ficarão visíveis no dia a dia, como instalações elétricas e hidráulicas. Já quando se trata de itens como, tintas, rejuntes, louças e revestimentos, é muito comum que os moradores da residência escolham com mais cuidado, considerando além da parte estética, o quesito qualidade.

A escolha de um revestimento ou de uma tinta com o tom inadequado, que não represente fielmente aquela ideia do consumidor, ou que não combine com o rejuntamento escolhido, por exemplo, pode gerar uma grande frustração para o consumidor final. Neste caso, existirão algumas possibilidades: antes da aplicação é possível tentar a troca dos materiais com a própria loja de materiais de construção, caso ela tenha essa política de devolução independente do produto estar com algum defeito.

Já a segunda alternativa é necessariamente mais complexa. Caso a insatisfação ocorra após a aplicação do revestimento, será necessário, ou solicitar ao profissional da obra a remoção dos materiais ou a instalação de novos pisos sobre o piso instalado (a famosa colocação de piso sobre piso). Neste caso, além de atrasar a entrega da obra, porque o trabalho deverá ser refeito, o cliente terá que arcar com novos custos: compra dos novos materiais e também o pagamento extra ao profissional que terá que refazer o trabalho.

Para diminuir os riscos desta situação ocorrer, muitas indústrias criaram a ferramenta simulador de ambientes, que tem como principal função simular a aplicação dos seus materiais sobre um ambiente real e ajudar o cliente a escolher qual a cor correta dos seus produtos para que a compra seja mais assertiva. Comumente, nestes simuladores, você pode verificar as cores de tintas, de revestimentos e de rejuntes, por exemplo.

 

Três simuladores de ambiente para você checar antes de comprar materiais

 

Incenor Simulador 360º: para garantir que a escolha dos revestimentos cerâmicos seja mais assertiva, a Incenor criou um simulador de ambientes completo, que possibilita uma visão 360º do ambiente em que o revestimento pode ser aplicado. Para facilitar a identificação dos produtos, o cliente tem acesso aos códigos de cada cor aplicada e pode listar aquelas que mais ficaram interessantes na sua composição.


O público pode escolher entre cinco ambientes disponíveis: sala, quarto, cozinha, banheiro e área externa. Após a escolha do ambiente, o próximo passo é definir dentre as opções, as combinações que se deseja fazer. O simulador ainda permite que o usuário salve a combinação no formato jpeg, o que facilita a impressão depois para a melhor escolha. Paralelamente, se você quer escolher os produtos ideais da Tecnogres em revestimentos porcelanatos, a indústria também tem o seu simulador que conta com funções similares ao simulador do Incenor. Confira aqui!

Pintura Virtual Suvinil: outra ferramenta muito importante para quem deseja realizar pinturas e escolher cores de forma mais assertiva, considerando um grande leque e bastante diversidade, é a ferramenta Pintura Virtual da Suvinil. Nela, o usuário pode experimentar a combinação de várias cores e checar qual fica melhor a depender da sua criatividade. A divisão das cores dentro da ferramenta também ajuda na compreensão do que o usuário deseja, como: cores brancas e leves, cinzas neutros, intensas e vibrantes, claras e suaves, acentuadas e acolhedoras, neutras e claras etc.

Simulador de Rejunte Votomassa: já para quem quer escolher o rejunte ideal, é possível utilizar a ferramenta de rejunte da Votomassa. O usuário consegue escolher o ambiente que deseja simular e também se o revestimento aplicado será para piso ou parede. Após essas definições, o usuário consegue fazer a combinação da cor de revestimento com a cor do rejunte e identificar qual a combinação mais assertiva de acordo com o seu objetivo.

 

Tendências de otimização de espaços no home office: descubra como otimizar espaços dentro de casa e garantir mais aconchego, privacidade e concentração sem um aumento considerável de custos. Baixe nosso e-book sobre: https://landing.grupofragnani.com.br/home-office