Tudo o que você precisa saber sobre os revestimentos que imitam pedras

06 jul 2022

A rotina se tornou tão acelerada que, cada vez mais, estamos buscando colocar o pé no freio. Passamos a priorizar a nossa qualidade de vida e a optar pela sensação de conforto e tranquilidade nos espaços em que habitamos. Nesse cenário de procura pelo bem-estar, as pessoas se conectaram às questões relacionadas à arquitetura e à natureza, valorizando uma estética mais natural, com acabamentos que reproduzem texturas e nuances das belezas rústicas e singulares do planeta. 

É o que explica a arquiteta Larissa Castro Perna, proprietária do escritório La Rous Studio. “Estamos imersos em um cotidiano de vida acelerada, rodeados de construções e focados no trabalho. Trazer revestimentos que proporcionam a sensação de refúgio e acolhimento faz com que nos sentimos mais conectados com a natureza e com a calmaria”. 

Não há dúvidas de que os revestimentos que reproduzem pedras naturais são uma tendência no mercado. Afinal, além de proporcionarem essas sensações de serenidade para os ambientes, eles são uma ótima opção, inclusive em termos de custo-benefício, para as pessoas que buscam essa maior conexão com a natureza. 

Quando comparados às pedras naturais, os revestimentos que reproduzem texturas naturais apresentam algumas vantagens. “Por serem aplicados de maneira mais rápida, eles diminuem o tempo de obra e aumentam a economia da mesma. Além disso, a aplicação é mais limpa e gera menos resíduos”, explica Larissa.

Outra vantagem dos revestimentos que imitam pedras é a variedade de cores, desenhos e tamanhos, que proporcionam versatilidade para os projetos e um leque de oportunidades para uso. “Os recortes são feitos de maneira muito fácil, trazendo acabamentos de melhor qualidade”, acrescenta a arquiteta.

Perfeito para áreas internas e externas

Com o desenvolvimento da tecnologia e a produção de cerâmicas e porcelanatos de alta qualidade, os revestimentos que reproduzem pedras passaram a ser utilizados predominantemente nas áreas externas, isso devido à resistência aos impactos naturais, como incidência de sol e chuva, durabilidade e facilidade de limpeza e manutenção

No entanto, engana-se quem pensa que esses revestimentos são apenas indicados para espaços como jardins e varandas, decorando paredes, muros, fachadas e garagens. Não há dúvidas de que eles caem muito bem nesses espaços, mas a aplicação pode ir muito além. 

“Esses revestimentos possuem uma enorme possibilidade de uso. Não há por que restringir sua aplicação a um segmento ou área específica de uma construção. Entender isso significa ter liberdade”, defende a arquiteta. 

Partindo dessa ideia, Larissa explica que a presença da estética da pedra natural em ambientes internos é completamente coerente. Segundo ela, escolher uma parede ou zona para receber revestimentos que reproduzem texturas naturais proporciona originalidade, pois resgata elementos em sua forma natural utilizados nas construções.

colecao-revestimento-incenor-quatro-cantos

Coleção Quatro Cantos: as pedras como protagonistas

Os revestimentos cerâmicos estão com tudo, inclusive quando o assunto é design natural. As pedras, nas suas mais variadas texturas, formas e tamanhos são as protagonistas da coleção Quatro Cantos da Incenor. 

Com formato 35×58 cm, os produtos dessa coleção possuem design extremamente natural, o que permite a representação da natureza em ambientes como sala, quartos e áreas de lazer ou até mesmo como pavimento nos ambientes externos, já que toda a linha possui granilha, proporcionando às peças resistência ao escorregamento. 

Um revestimento à base de granilha é aquele elaborado com granito moído e selecionado, que resulta em um produto mais resistente a riscos e com bastante versatilidade de aplicação. “Essa característica aumenta o coeficiente de atrito das peças e traz para os ambientes maior sensação de segurança, principalmente para as áreas molhadas”, explica Edimário Jesus de Souza, gerente de Qualidade da Incenor. 

O especialista explica que toda a linha possui um sistema inteligente e exclusivo de encaixe, permitindo a paginação de pisos com juntas ocultas, trazendo a sensação de continuidade na imagem e na tonalidade. Trata-se de um sistema inovador, tridimensional e intertravado nos quatro lados da peça.

Segundo o gerente de Qualidade, a coleção Quatro Cantos traz a representação de pedras famosas, como as portuguesas e ardósias.  “As peças foram inspiradas nas cidades europeias esculpidas nas rochas, como Campânia, Sonora e Toscana. É realmente um privilégio poder experimentar uma sensação tão única e real de segurança, satisfação e aconchego em um único produto acessível a todos”, conclui Souza. 

 

Leia também: 

https://www.grupofragnani.com.br/blog/revestimento-ceramico-imitando-madeira-o-toque-que-sua-decoracao-precisa/

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!