Revestimento de cozinha: veja como escolher o melhor revestimento de parede

 

As grandes cidades estão cada vez mais populosas e em contrapartida os apartamentos ficam cada vez mais funcionais e compactos. Um dos ambientes que mais perde nessa luta por espaço é a cozinha.

Mesmo na vida corrida das metrópoles, a maioria das pessoas ainda sente falta de um espaço que seja agradável e confortável para exercitar suas habilidades gastronômicas ou até mesmo para receber os familiares e amigos para compartilhar os momentos de refeição.

A cozinha é uma área que costuma trazer muitas dúvidas com relação ao tipo de material ideal para realizar o revestimento da parede. Por isso, optar por materiais que sejam duráveis na hora de escolher o revestimento de cozinha é muito importante.

Entre os mais variados tipos de revestimentos que podem ser aplicados em áreas molháveis como cozinhas, estão: azulejos, ladrilhos, pintura acrílica, pastilhas, mármore, cimento queimado, pedras como slates, limestones e basaltos, além do porcelanato que pode ser uma excelente opção por conta da sua diversidade de modelos e tamanhos, bem como durabilidade e qualidade.

Cuidados na hora de escolher o revestimento ideal para a cozinha

Segundo Karla Patrícia Fernandes Teixeira, arquiteta da Norden arquitetura (@nordenarquitetura), quando se fala em revestimentos, no geral, estamos falando tanto de pintura, quanto de vinílico e outros revestimentos. Então, é fundamental ter atenção às diferentes áreas de uma casa ou apartamento a serem revestidas: molhadas, molháveis e secas.

Nas áreas secas, é possível usar pintura, revestimento vinílico e todos os tipos de revestimentos. “Agora em áreas que serão molhadas, como um box do banheiro ou parede da bancada da cozinha, até por conta da gordura também, o melhor é utilizar materiais que sejam impermeáveis”, destaca.

Hoje, o porcelanato é o revestimento que tem menos permeabilidade de água. “Tudo isso, a pessoa consegue identificar nos laudos, no site do produto ou até mesmo com o vendedor ou algum profissional que tenha experiência na área”, orienta a arquiteta.

Com relação aos cuidados com a aplicação e manutenção do revestimento de parede da cozinha, é preciso ter cautela, principalmente, na hora da definição do material a ser utilizado.  “Para o revestimento de parede o ideal é sempre conferir o tamanho bem como a espessura da peça (porcelanato ou cerâmica) e como será feito o assentamento”, ressalta.

Não existe uma obrigatoriedade de usar uma peça específica, mas principalmente quando será aplicada em áreas molhadas, a indicação é que seja utilizada uma peça que seja esmaltada ou um porcelanato. “Esse material praticamente não absorve água. Já um ladrilho hidráulico, por exemplo, é indicado mais para aplicação em áreas mais secas porque ele absorve um pouco a água”, complementa.

 

Como decorar pequenos espaços como a cozinha sem gastar muito


Considerando todos os cômodos de uma casa ou apartamento, a cozinha é um dos que mais precisa de cuidados e atenção. Por ser um ambiente que recebe muita umidade e gordura, considerando que se trata de um lugar onde são preparados os alimentos e também utilizado para limpar as louças, então, na hora de escolher os

revestimentos de cozinha para compor o acabamento final é essencial fazer uma análise prévia das opções para definir o melhor tipo de revestimento, optando por aqueles que não apresentam superfícies porosas e que sejam mais fáceis de limpar. Muitas pessoas na hora de escolher o revestimento para cozinha acabam optando pelo fator preço, mas o fator fundamental nesta escolha é a qualidade e durabilidade, pois os custos com reparos costumam ser muito altos, comprometendo o orçamento da casa ou família com altos custos de manutenção, por exemplo.

A reforma da cozinha também pode ser uma boa opção para quem deseja trocar o revestimento das paredes ou do piso para trazer mais modernidade ao ambiente sem investir muito. Com um pouco de criatividade, principalmente em apartamentos onde os espaços costumam ser mais limitados, ideias podem ajudar a transformar uma cozinha pequena em um lugar bem mais aconchegante. Porém, a reforma da cozinha exige certos cuidados e um bom planejamento.

Continue acompanhando as postagens do blog para conhecer mais detalhes sobre como planejar pequenos espaços.

Confira também: https://www.grupofragnani.com.br/blog/normas-instalar-revestimento/