Saiba como decorar espaços ao ar livre na sua casa

Os espaços ao ar livre em casa sempre foram ambientes voltados para lazer, relaxamento e entretenimento. Mas, nos últimos anos, eles ganharam ainda mais protagonismo dentro dos lares e se provaram também como ótimos lugares para trabalho e socialização. Devido à pandemia, as pessoas passaram a ocupar as múltiplas áreas de casa de formas diferentes, dando novos significados e utilizações para cômodos e ambientes.

Por isso, cada vez mais as pessoas estão buscando renovar e atualizar áreas como jardins, sacadas e varandas. Esse comportamento trouxe para os ambientes externos um novo olhar de design e decoração. Hoje, existe uma forte tendência de os consumidores olharem para as áreas externas como uma extensão do ambiente interno, trazendo, inclusive, referências que representem os interiores, mas, claro, sem perder a essência rústica dos elementos naturais.

E para quem está buscando um projeto de reforma ou a criação de um espaço social ao ar livre em casa, a dica da arquiteta e urbanista Leticia Leal é começar definindo um estilo, como, por exemplo, contemporâneo, neoclássico ou moderno. “As preferências estéticas são essenciais para a escolha de texturas, formatos e cores, e principalmente, para que esses elementos conversem entre si de maneira harmônica e agradável”.

Os revestimentos são fundamentais para a composição dos espaços externos. Por isso, depois de definir a estética, o próximo passo é determinar a escolha de pisos e azulejos. Leticia ressalta a importância de compreender a função de cada espaço, pois existem materiais adequados para cada atividade e que dependem de variáveis como umidade, abrasividade e fatores degradantes do uso.

“Por exemplo, um revestimento para churrasqueira deve suportar altas temperaturas. As bordas das piscinas não podem ser lisas e escorregadias. Porcelanatos muito porosos podem absorver gorduras e outras substâncias capazes de manchar, não sendo recomendados para bancadas”, explica.

 

Combinações de cores e texturas

Devido a essas questões mais técnicas, como segurança e fatores climáticos, escolher os revestimentos para áreas externas é, sem dúvidas, um processo mais complexo do que eleger os pisos de outros ambientes, como sala de estar ou cozinha. No entanto, existem diversas opções e variedades de produtos para compor esses ambientes e que transformam jardins, varandas e sacadas em ambientes únicos. Uma dica: revestimentos que reproduzem as características de pedras e madeiras combinam muito bem juntos.

As áreas externas permitem a aplicação e a combinação de revestimentos com estampas e formatos variados. Inclusive, a arquiteta Leticia diz que está liberado misturar cores e texturas nesses espaços. “Mas, para não errar na harmonização, a dica é procurar seguir a linguagem estética determinada, assim, o projeto não irá perder congruência. Além disso, é necessário avaliar o propósito do ambiente e entender qual sensação se quer transmitir”, orienta.

 

Para não errar nas escolhas

Os produtos do Grupo Fragnani são ideais para os seus espaços ao ar livre. E para facilitar a sua escolha e te ajudar a acertar em cheio, separamos uma lista com algumas linhas de revestimentos cerâmicos e porcelanatos que vão transformar as suas áreas externas em verdadeiras obras de arte. Confira!

Coleção Quatro Cantos Incenor

revestimento-quatro-cantos

 

As pedras, nas suas mais variadas texturas, formas e tamanhos, são as protagonistas da coleção Quatro Cantos da Incenor, que traz design natural. Com formato 35×58 cm, os produtos são inovadores e surpreendem com um sistema inteligente e exclusivo de encaixe. Toda a linha possui granilha, proporcionando às peças resistência ao escorregamento, indicadas para chão e parede. Além disso, a coleção é também inspirada nos ritmos musicais do Nordeste e cada design possui encaixe para os seus quatro cantos, proporcionando uma linda paginação natural e realista com juntas ocultas.

 

Coleção Tecnogres Concept

revestimento-para-cozinha-como-escolher

Essa coleção traz um novo conceito em design e inovação, com uso da tecnologia impermeável com decoração HD, voltada para diversas aplicabilidades, com detalhes que fazem toda a diferença no ambiente, como relevos sensoriais e sofisticação nos detalhes. “O conceito inovador é aplicável em diferentes espaços, como piscinas, banheiros, fachadas e paredes. Os produtos inovam também no design elegante e diferenciado”, explica Bianca Fragnani, gerente de Marketing do Grupo Fragnani.

A coleção Tecnogres Concept é dividida em quatro linhas: Urban (inspirada em centros urbanos com peças com formas e movimentos), Wood (inspirada em parques e florestas trazendo o aconchego da madeira), Stone (inspirada nas fortalezas de pedras de grandes imperadores) e Acqua (inspirada na beleza e serenidade de rios e mares).

 

Linha Dry Tech In Out Premium

revestimento-para-area-externa

O acabamento Dry Tech da In Out Premium é perfeito para áreas externas. Com tecnologia a seco, os produtos são 100% impermeáveis, permitindo maior aderência e resistência ao escorregamento, até mesmo em ambientes molhados. A linha Madeira possui textura rústica, reproduzindo cores naturais de madeira, com tons claros, médios e escuros, e características como veios, nós, formas e relevos. Aproveite e leia também:

Revestimento de cozinha: veja como escolher o melhor revestimento de parede