Tipos de revestimento: descubra o ideal para sua obra

Precisa escolher um revestimento para sua obra ou reforma, mas não quer ficar horas parada na loja de material de construção tentando entender qual é o ideal para as suas necessidades? Hoje, falaremos sobre os tipos de revestimentos existentes no mercado, assim como as suas características e performances variáveis, que vão muito além de questões como a estética e o preço.

 

A função do revestimento

De acordo com Fabiola Rago Beltrame, professora do curso de Engenharia Civil da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o revestimento tem como função proteger a edificação e isso vai além da estética. “Podemos dizer que a escolha correta de um revestimento deve levar em conta a proteção da edificação, considerando as condições de estanqueidade e impermeabilização. A estética, considerando as texturas e cores definidas no projeto arquitetônico. E a segurança, quando tratamos das condições de iluminação, sinalização e higiene”, explica.

 

Os revestimentos mais comuns do mercado

Fabiola explica que dentre uma variedade de opções de revestimentos, como os metálicos, pétreos e poliméricos, os mais comuns são:

Revestimento de argamassa: também chamado de emboço ou camada única, posteriormente receberá uma textura ou pintura; 

Revestimento cerâmico: aplicado sobre a argamassa de revestimento ou diretamente sobre a alvenaria ou outro sistema construtivo, atualmente pode ser instalado de forma aderida ou não aderida. 

 

Características e tipos de revestimentos

O revestimento cerâmico é muito comum por oferecer boa durabilidade e resistência, atender a áreas secas e molhadas, assim como por ser mais econômico e contar com diversas opções de cores, dimensões e acabamentos.

As pastilhas de vidro, cerâmica, porcelana, entre outras, são versáteis e podem ser aplicadas no banheiro ou na cozinha, a única ressalva é que a limpeza delas pode ser mais difícil, já que quanto menor a peça, maior será o rejuntamento. 

Já o porcelanato é um dos tipos de revestimentos mais procurados pela maior durabilidade e resistência, facilidade de limpeza, além de ter uma gama variada de cores e texturas. 

Para conferir as características, performances e acabamentos de outros tipos de revestimentos, acesse o e-book: Guia do Revestimento: tudo o que você precisa para escolher o seu. 

A importância da qualidade dos revestimentos

Você certamente terá dificuldades na hora de escolher o revestimento ideal, caso não tenha um bom planejamento. Sendo assim, certifique-se de que o fabricante de revestimentos escolhido atenda as normas técnicas necessárias, assim como as características que o seu projeto exige, além de contratar profissionais especializados para a aplicação dos revestimentos. Não se esqueça que além da estética, o revestimento tem como função proteger a edificação, e por isso, materiais de baixa qualidade podem apresentar infiltrações, descolamento, entre outros problemas, que são evitados ao escolher o tipo certo para cada finalidade, além de um fornecedor que garanta a qualidade dos materiais.

 

Confira 6 dicas para escolher o revestimento cerâmico para cozinha