Revestimento: qual é a vantagem de usar fachadas cerâmicas?

19 maio 2022

O revestimento é uma camada externa que cobre uma estrutura, como a cerâmica, que é utilizada para cobrir a construção de uma parede, por exemplo. As fachadas cerâmicas estão cada vez mais famosas no universo da decoração.

Essa popularidade tem diversos motivos: beleza, versatilidade e resistência. Além do mais, a cerâmica por si só traz muitos benefícios para o revestimento de um prédio ou de uma casa.

Entretanto, assim como qualquer material, as fachadas cerâmicas têm vantagens e desvantagens. Continue a leitura para saber quais são elas!

Principais vantagens das fachadas cerâmicas

Apresenta uma variedade de estilos de decoração

Uma fachada cerâmica permite que você escolha entre uma variedade de texturas e cores, desde tons neutros até cores quentes, relevo 3D, textura porosa, entre outras.

Você pode aplicar esse revestimento em qualquer estilo de decoração, seja um edifício mais simples ou até o mais elegante. Ele pode trazer modernidade para um prédio antigo ou deixar um prédio novo com mais personalidade. 

Aqui, você pode conferir nosso revestimento cerâmico: https://tinyurl.com/revestimentoceramico

 

Alta resistência e durabilidade

A cerâmica vem do grego “argila queimada”, um nome que faz alusão ao processo de produção da cerâmica. A argila é a matéria-prima e pode ser combinada com diferentes materiais quando submetida a altas temperaturas.

Devido aos componentes da argila, a cerâmica tem alta duração, é resistente à umidade e é fácil de ser aplicada em construções. É o material ideal para revestimentos de fachadas, que ficam expostas ao sol, calor, umidade e chuva.

Ou seja, é provável que você não precise trocar a fachada de cerâmica por um bom tempo, mas é recomendável que você compre peças extras para a reposição

Assim, você não corre o risco de não encontrar o material e precisar mudar a identidade visual da fachada.

 

Conheça os estilos de fachadas cerâmicas

Fachada cerâmica aderida

A fachada aderida traz o revestimento da cerâmica colado na alvenaria (estrutura) com argamassa adesiva (mistura de água, cimento, areia e aditivos químicos que resultam em alta aderência).

Esse tipo de fachada costuma ter maior aderência e resistência, além de ser disponibilizado em diferentes cores, formatos e texturas, o que permite uma excelente personalização da identidade visual. 

 

Fachada cerâmica ventilada

Conhecida por criar uma camada de proteção para alvenaria com uma distância da estrutura principal, a fachada cerâmica ventilada tem seus revestimentos ancorados em armações de aço inoxidável ou alumínio.

Como a parede é afastada da estrutura principal, a manutenção da estrutura é facilitada, já que as pessoas podem entrar dentro da estrutura sem maiores complicações.

Além disso, a fachada ventilada é uma ótima solução para quem busca nivelar estruturas específicas, esconder instalações elétricas e limitar a entrada da água da chuva

Outro benefício desse estilo é a sustentabilidade. Devido à ventilação, a sensação térmica desse local costuma ser mais confortável, o que pode reduzir o custo de energia elétrica com ventilador ou ar-condicionado. 

 

Revestimento: qual é a desvantagem da fachada cerâmica?

A fachada cerâmica tem muitas vantagens e estilos, como você leu ao longo deste artigo. Mas assim como em qualquer construção, também há pontos de atenção que devem ser considerados.

A principal desvantagem é o destacamento das placas de cerâmica, no caso das fachadas de cerâmicas aderidas. Ao longo do tempo, é comum que as placas percam aderência e descolem se não forem retiradas no tempo adequado.

Esse destacamento pode ser causado por diferentes fatores, como falhas na hora do assentamento, preenchimento incompleto, infiltração de água, aplicação inadequada, movimentação excessiva, entre outras.

As placas também podem ficar manchadas ao longo do tempo, causando a impressão de uma “corrente de água” descendo pela fachada, justamente devido a alguma infiltração ou a alta exposição de sujeiras. 

Todos esses problemas podem ser evitados com a manutenção correta da fachada. Ao investir em reparos periódicos, você evita outras dores de cabeça como fissuras (rupturas da fachada) e trincas.

Mesmo que você opte por um estilo diferente de fachada, sempre será necessário uma manutenção periódica do revestimento, porque qualquer material se desgasta ao longo do tempo. 

Normalmente, as vantagens das fachadas de cerâmica são consideravelmente maiores do que suas desvantagens, principalmente se você contar com uma equipe de construção qualificada e com experiência.

Neste artigo, você aprendeu quais são as vantagens do revestimento como fachada de cerâmica, seus principais estilos e desvantagens. 

Se você gostou do conteúdo, não se esqueça de acompanhar as novidades do nosso blog!


Acesse já o nosso portfólio completo.

Deixe o seu comentário

1 comentário em “Revestimento: qual é a vantagem de usar fachadas cerâmicas?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!