Revestimento de parede sem complicação

Colocar revestimento nas paredes exige inúmeros cuidados especiais para minimizar desperdícios e evitar erros. Pensando nisso, conversamos com João Carlos Gabriel, professor de Engenharia Civil da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas, que trouxe dicas técnicas para que você execute a instalação de revestimento de parede, da maneira correta e sem complicações. Confira!

 

1 – Planeje a instalação

Comece escolhendo materiais de qualidade para não prejudicar a colocação, evitando o “desplacamento” ou a quebra das placas, e por consequência, o comprometimento do resultado final. Certifique-se de que a argamassa é indicada para o ambiente no qual deseja instalar o revestimento. Um ponto importante é medir e verificar a quantidade, assim como a posição das placas de revestimento que serão instaladas, para então cortá-las nos tamanhos corretos.

 

Para planejar a colocação do revestimento corretamente, João explica que é necessário:

  • Preparar as paredes ou piso: as superfícies devem estar totalmente planas, sem irregularidades, sem ressaltos e sem rebaixos;
  • As superfícies devem estar limpas de sujidades, tais como restos de argamassa, pós, poeira e umidade. Não podem aparecer superfícies de tubos, corrugados, etc;
  • O revestimento a ser assentado deve estar limpo e seco.

 

2 – De olho na escolha da argamassa e na finalidade correta

Antes de escolher a argamassa, verifique o ambiente para colocação dos revestimentos. “Ambientes secos demandam um tipo de argamassa, enquanto os ambientes úmidos demandam outro tipo de argamassa”, orienta. A dica para não errar na escolha da argamassa, que é fundamental para o resultado final da aplicação, é ler sempre a embalagem, pois nela você encontrará todas as instruções para o uso correto.

 

3 – Executando a instalação

Comece aplicando a dupla camada de argamassa: na parede e depois no revestimento cerâmico. As camadas devem ser colocadas, no mesmo sentido, na parede e na peça. “Sempre após a instalação de cada placa de revestimento é necessário limpá-la, para que as sujidades sejam removidas, além de verificar se não há vazios sob o revestimento, e se necessário, remover o revestimento e recolocá-lo”, explica. Depois, basta deixar a argamassa secar, de acordo com as instruções técnicas recomendadas pelo fabricante na embalagem.

 

Como minimizar desperdícios na instalação?

João orienta que, além do planejamento prévio, é fundamental contratar um profissional da área. “Não profissionais só vão desperdiçar material e, muitas vezes, o trabalho terá que ser refeito”. Outra dica é se atentar a quantidade de revestimento a ser comprado, de acordo com a parede que receberá a instalação. “Adquira, pelo menos, mais 5% para casos de emergência, como quebra de revestimento ou necessidades futuras. Compre também a quantidade certa de argamassa: o material em excesso pode levar a desperdícios, e a colocação da argamassa e do revestimento devem ser feitos, de forma sistemática por um especialista”, ressalta. Contar com um profissional é fundamental, mas não se esqueça de acompanhar o serviço de perto, para verificar se a instalação está de acordo com as suas expectativas.

 

Cuidados na hora da colocação

Tenha atenção redobrada para a colocação do revestimento de parede em pontos de tomada, interruptor, tomadas de água e sifão de pia. “É necessário que se meça, peça a peça. Cada revestimento deve ser cortado corretamente para que a peça abrace a instalação, pois cortes errados prejudicam a estética”, orienta.

 

E no caso da instalação de revestimento sobre revestimento?

“Colocar revestimento sobre revestimento economiza tempo e material. Mas essa prática deve ser realizada somente se o revestimento antigo estiver bem colocado, sem ‘ocos’ por baixo. As peças do revestimento antigo não podem estar quebradas e as instruções de colocação devem atender a recomendação do fabricante da argamassa”, complementa.

 

Quer saber mais sobre revestimentos?

Baixe agora mesmo o nosso Guia do Revestimento e fique por dentro de tudo que você precisa saber para escolher o seu.