Revestimento cerâmico: você sabe quais são as vantagens?

Na hora de decorar ambientes, a busca pelos melhores elementos e materiais pode se tornar um grande desafio. Afinal, há muitas opções disponíveis para o seu projeto. Aproveite essa oportunidade para descobrir tudo sobre revestimento cerâmico, onde ele pode ser usado e quais são as suas principais vantagens. 

O que é revestimento cerâmico?

O revestimento cerâmico é um composto derivado de argilas e de outros elementos inorgânicos, que participa de processos como prensagem e queima em alta temperatura. Aliás, a sua matéria base, a cerâmica, é uma das mais antigas e resistentes das quais se tem notícia. 

Por isso, o material permite aliar sofisticação e praticidade para garantir um espaço do jeito que você imaginou. Quando se trata de revestir pisos e paredes, essa escolha se mostra certeira, devido à facilidade de limpeza e à segurança promovida pela cerâmica. 

Além disso, esse tipo de revestimento abrange uma extensa variedade de aplicações, a partir das diferentes características das matérias-primas utilizadas. Valer-se de um material robusto para as estruturas do imóvel faz toda a diferença para a sua segurança, sem contar que o acabamento proporcionado pela cerâmica traz elegância e conforto visual. 

Isso significa que você poderá utilizar esse material tanto para proteger quanto para decorar ambientes, piscinas, mesas, escadas, churrasqueiras, bancadas e muito mais. 

Revestimento cerâmico e porcelanato são a mesma coisa?

Quando se trata de decoração, muito se fala sobre o porcelanato, um revestimento que chegou ao país apenas na década de 90 e que se manteve popular desde então. 

O que poucos sabem é que, na verdade, o porcelanato também é uma espécie de revestimento cerâmico. Porém, o seu processo de fabricação é distinto, assim como suas matérias-primas.

Enquanto o revestimento é composto por argila e minerais, o material mais recente conta com técnicas que permitem a mistura do mesmo composto com materiais nobres. Como resultado, a placa de porcelanato será mais densa, após a sua queima a uma temperatura superior a 1.200°C. 

Aproveite para conhecer e desvendar os principais mitos sobre o porcelanato. 

Por conta disso, os porcelanatos apresentam características particulares, como menor absorção de água e maior resistência mecânica, ou seja, é um material que pode ser utilizado em ambientes que sofrem grande impacto e em locais de alto tráfego. 

Quais são os principais tipos de cerâmica? 

A fabricação de cerâmica é uma arte milenar, já que as primeiras peças foram feitas ainda na Pré-História. O processo não se tornou menos rigoroso, mas o apoio de tecnologias permitiu o desenvolvimento de materiais de qualidade para a decoração de ambientes. 

As placas cerâmicas são geralmente constituídas de três camadas: o suporte; o engobe, com função impermeabilizante; e o esmalte, uma camada que também contribui para a proteção, além de colorir a face superior do material. Existem dois principais tipos de cerâmica no mercado: 

  • Cerâmica tradicional: material aproveitado em diversos revestimentos, desde azulejos até vasos para plantas. O seu processo de fabricação é o mesmo utilizado na produção de tijolos. 
  • Cerâmica avançada: ao contrário do processo tradicional, essa cerâmica garante acabamentos mais sofisticados, a partir de matérias-primas com um grau de pureza maior, como no caso do porcenalato

Revestimento cerâmico: quais são as vantagens?

O segredo para aproveitar ao máximo os benefícios do revestimento cerâmico é levar em consideração a aplicação e o ambiente. De qualquer forma, o apelo estético, assim como outras vantagens, estão sempre presentes ao escolher esse material para compor os seus espaços. Confira!

Preço mais acessível 

As cerâmicas são muito procuradas pelo seu ótimo custo-benefício, quando comparadas a outros tipos de revestimento. Do mesmo modo, a instalação costuma ser mais simples e, consequentemente, mais barata. 

Grande variedade de estilos

O material conta com uma grande variedade de cores, tamanhos e modelos. Existem até mesmo opções como revestimento cerâmico que imita a madeira ou o mármore, garantindo um estilo único para os seus ambientes.

A melhor opção para locais quentes e secos 

A cerâmica é a opção ideal para locais que sofrem com as altas temperaturas e baixos índices de umidade. Isso porque o revestimento cerâmico ajuda a manter o ambiente mais fresco, trazendo maior conforto. 

Durabilidade

A resistência é uma das principais características dos revestimentos cerâmicos, tanto em relação à água quanto às bactérias. Quando bem escolhido e instalado, o material tem durabilidade de 20 anos ou mais, além de não exigir grandes manutenções. 

Facilidade na hora de limpar

É muito simples cuidar e limpar de um revestimento cerâmico: basta evitar as esponjas de aço e o uso de sabão, ácidos ou abrasivos. Ao invés disso, utilize uma esponja macia com detergente neutro diluído ou limpador multiuso. Para manchas, utilize água quente, sem nunca se esquecer de secar o revestimento com um pano limpo. 

O universo das cerâmicas traz as melhores opções para o seu projeto, mantendo elegância e estilo. Continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a informações sobre revestimentos cerâmicos, decoração e muito mais.