Revestimento cerâmico para parede: principais cuidados e manutenção

Há muitas opções de material para decorar os ambientes da sua casa ou do trabalho. Do mesmo modo, existem diversas vantagens ao escolher um revestimento cerâmico para parede. A seguir, descubra quais cuidados você deve tomar e como realizar a manutenção. 

Revestimento cerâmico para parede: principais características

O revestimento cerâmico é conhecido por garantir sofisticação a uma extensa gama de acabamentos. Uma das provas disso são os variados estilos disponíveis, algo que facilita obter um ambiente do jeito que você planejou. 

Além de versátil, a cerâmica promove segurança e praticidade, devido à alta resistência do material e à facilidade na hora de limpar. Nesse sentido, escolher um revestimento cerâmico para parede é um dos caminhos mais versáteis para desenvolver projetos exclusivos nas mais diversas aplicações.

Diante dessas possibilidades, é possível transmitir a sensação de amplitude, principalmente em áreas pequenas. Dentre os estilos geométricos, os grandes formatos e os revestimentos com textura, com certeza você encontrará o design adequado para a sua ideia.

Independentemente da escolha, a cerâmica será uma opção vantajosa, por não sofrer danos causados por umidade, maresia, vento ou calor. Junto a isso, não há preocupações com verniz, cera ou pintura – nesse último caso, apenas se você quiser personalizar ainda mais o seu revestimento. Tudo isso contribui para uma manutenção simples e fácil, trazendo muito mais conveniência para o dia a dia. 

Cuidados na aplicação de revestimento cerâmico para parede

Por conta das principais características do revestimento cerâmico para parede, a instalação não precisa ser um desafio. Entretanto, como em qualquer obra, o processo requer alguns cuidados. Primeiramente, a parede deve estar limpa e nivelada e, para evitar infiltrações, é importante assegurar que a base – a argamassa e o rejuntamento – seja bem executada. 

Em relação à abrasão, quando se trata do revestimento para paredes, uma resistência mínima funciona perfeitamente. O mesmo não aconteceria no caso de escolher a cerâmica para revestir um piso, afinal, o tráfego de pessoas gera muito mais impacto. 

Seguindo essas recomendações, evitam-se estragos que podem comprometer a beleza e a funcionalidade do material no seu ambiente. 

Como realizar a manutenção do revestimento cerâmico? 

Um grande atrativo do revestimento cerâmico é a sua facilidade de limpeza. Pode parecer bom demais para ser verdade, mas um simples pano umedecido com uma solução de água e detergente neutro – uma colher para cinco litros de água – é capaz de limpar a cerâmica sem grandes dificuldades. 

Outros cuidados para a manutenção incluem não utilizar qualquer outro tipo de sabão, bem como esponjas de aço ou produtos ácidos. Se você realmente tem interesse em prolongar a vida útil do seu revestimento, fique atento a mais essas dicas: 

  • use um pano seco após a limpeza, para evitar manchas; 
  • quando houver sujeira impregnada na parede, o ideal é deixar a solução agir por mais tempo antes de limpar com um pano;
  • jamais utilize ceras ou impermeabilizantes; 
  • para limpar o rejunte, saponáceo cremoso aliado a uma esponja macia é a melhor opção;
  • realize testes com os produtos de limpeza em uma pequena parte do revestimento para assegurar que nenhum deles causará manchas;
  • faça a limpeza periodicamente, a fim de evitar sujeiras acumuladas, que são mais difíceis de eliminar.

Como você pôde perceber, o revestimento cerâmico para parede é uma opção vantajosa para quem deseja agregar estilo, segurança e praticidade a qualquer ambiente. Quando comparados a outros materiais, os acabamentos em cerâmica saem na frente, podendo ser usados em projetos diversos, sem exigir cuidados especiais. 

Ficou interessado em saber mais sobre esse material prático e milenar? Conheça os revestimentos cerâmicos Incefra e continue acompanhando nossos conteúdos para ter acesso a dicas exclusivas.