Revestimento 3D: o que é e como funciona

O revestimento 3D é uma tendência em decoração que tem ganhando cada vez mais destaque no segmento de decoração e design de interiores, com muitos adeptos, pois apresenta grande versatilidade para a personalização tanto de casas quanto de apartamentos, podendo ser aplicado tanto em espaços internos quanto externos, deixando os ambientes com um ar muito mais moderno. Além disso, possui uma volumetria que causa uma sensação visual de que saltam da parede, ou seja, que acompanha tecnologias como a realidade virtual, muito comum nas imagens digitais.

Segundo a Engenheira Civil, Mestra em Qualidade e Construção Civil do Grupo Anima – Professora e Coordenadora Acadêmica da USJT, Larissa Regina G. J. de Oliveira Flaifel, o revestimento 3D é constituído por um conjunto de placas, as quais formam painéis tridimensionais (3D) com alto ou baixo relevo. “Ele pode ser aplicado em ambientes internos e/ou externos, contudo, deve-se ter maior atenção a locais úmidos, como os banheiros”, destaca. Normalmente, eles são aplicados em ambientes e espaços relativamente pequenos, assegurando aos mesmos outra perspectiva arquitetônica e, para tal, usando apenas as nuances do próprio revestimento em 3D e iluminação direcionada. “Estas combinações criam efeito de luz e sombra, dando volume, além de uma aparência de modernidade e têm sido muito utilizadas”, complementa.

Para aquelas pessoas que não estão dispostas a despender de um alto custo para realizar a instalação do revestimento 3D, uma ótima alternativa para substituir é se apropriar do uso de papéis de parede que possuem um valor menor, mas que proporcionam a mesma sensação de saltar aos olhos, além de uma nova perspectiva para o ambiente, alguns desses papeis são muito semelhantes e até “imitam” o design dos revestimentos 3D. No mercado da construção civil, existem algumas maneiras de adquiri-los. Uma delas é obter as peças já prontas para que o profissional de arquitetura e decoração possa adquiri-las ou até mesmo o próprio usuário final e outras empresas preferem realizar projetos personalizados de acordo com a demanda de cada cliente.

Cuidados durante a instalação e manutenção do revestimento em 3D

O que demanda mais atenção dos profissionais durante a aplicação e instalação do revestimento 3D é o cuidado com a mão de obra. Pois esse tipo de revestimento personalizado possui tamanhos e volumetrias bem diferentes onde, na maioria dos casos, é difícil montar o desenho da maneira adequada. Para facilitar esse processo, o ideal é que peças cheguem até o local de instalação do revestimento já com suas devidas numerações para identificação. Entretanto, é imprescindível que um profissional tal como um arquiteto ou engenheiro acompanhe essa aplicação. Confira abaixo alguns pontos de atenção na hora de realizar a instalação desse tipo de material em sua resistência:

 

  • Garantir que a espessura de suas paredes suporta o peso do revestimento;
  • Verificar se o desenho de interesse já existe ou necessita ser projetado a fim de atender a demanda. Caso ainda não exista, é importante contratar o arquiteto ou até mesmo o fabricante para elaborar um novo desenho técnico.
  • Após a etapa anterior concluída, o ideal é garantir a compreensão do desenho técnico do projeto pelo profissional a executar a mão de obra. Lembrando que, na maioria das vezes, serão realizados verdadeiros mosaicos. Portanto, se possível, contrate um responsável pela obra para realizar a supervisão e garantir que a instalação ocorra da maneira mais adequada.

Ainda segundo a docente de engenharia que também é CEO da ACI – Academia da Construção e Inovação, outro ponto de atenção é o cuidado com a manutenção destes revestimentos que é análoga aos revestimentos cerâmicos, “sempre em consonância com as garantias dos fabricantes assim como os dispostos em manual do proprietário (quando o revestimento vem aplicado originalmente pela construtora)”, salienta. Lembrando sempre também dos prazos dispostos pela Norma de Desempenho de Edificações – NBR 15575.

 

Confira também como decorar banheiro pequeno:

https://www.grupofragnani.com.br/blog/como-decorar-banheiro-pequeno-tecnogres/