Reforma em apartamento pequeno: truques para ampliar o espaço

02 out 2019

Você quer dar um novo visual para o seu lar e, após incessantes pesquisas por referências no Pinterest ou no Instagram, percebeu que as medidas não colaboram, porque seu espaço é muito pequeno? 

Então, esse post foi feito especialmente para você!

Existem vários fatores que devemos levar em consideração quando o assunto é reforma de ambientes pequenos. Na hora de escolher a composição de cores, mobiliários e revestimentos, algumas dicas são essenciais e ajudarão a dar aquele toque especial cheio de personalidade ao seu ambiente, trazendo a sensação de amplitude que você deseja.

Então, prepare suas anotações e veja o que separamos para você transformar seu espaço:

Veja 4 dicas para reformar um apartamento pequeno:

Opte por cores claras e neutras

Iluminação é vida! Por isso, opte por cores mais claras e neutras: elas refletem mais a luminosidade e ajudam a dar amplitude ao ambiente pequeno. Cores como branco ou em tons pastéis podem resolver o seu problema de pouco espaço de maneira fácil e simples.

Mas tenha calma: isso não significa que você precise pintar as paredes de branco e deixar de lado toda sua identidade! 

A luz que entra pelas janelas refletirá nas paredes, no teto e no piso. Se você quiser sair do convencional, uma boa escolha é optar pela cor branca em tetos, forros e pisos, garantindo que a luz que entra seja refletida do piso para o teto. Parte dessa luz também irá refletir nas paredes, o que garantirá uma boa iluminação natural e, consequentemente, a sensação de ter um ambiente maior.

Além disso, existem algumas outras dicas que você pode seguir na hora de pintar as suas paredes, buscando ampliar seu ambiente:

  • Se você busca ambientes mais amplos no sentido vertical, use tons claros nas paredes. Já no teto e no piso, opte por um tom um pouco mais fechado (escuro);
  • Para aumentar a sensação de profundidade, use cores mais fortes e vibrantes nas paredes laterais, e cores claras nas demais paredes e no teto;
  • Caso seu objetivo seja a sensação de um ambiente mais largo, uma boa opção é pintar as paredes e o teto de cores claras e utilizar um tom mais vibrante e colorido na parede ao fundo do cômodo.

Para mais dicas de como acertar na combinação de cores de seu espaço, já preparamos um artigo completo sobre o assunto.

Elimine barreiras visuais 

Uma das coisas que nos dão a sensação de estarmos em um ambiente muito pequeno e compacto é a poluição visual. Diariamente, somos expostos a uma grande poluição visual, seja por anúncios no Instagram, Youtube, outdoors ou na televisão. Toda essa poluição visual faz com que, ao final do dia, nos sintamos muito cansados e sobrecarregados.

Por isso, uma boa dica é investir em móveis mais baixos e compactos: além de não sobrecarregarem visualmente, não impedirão a visão de outras partes do cômodo e da casa, deixando o ambiente com um aspecto mais sereno e amplo.

Prefira janelas amplas

Como já dissemos anteriormente, a iluminação traz vida ao ambiente. Janelas com mais abertura proporcionarão uma maior quantidade de luz natural no ambiente, fazendo com que tenhamos a agradável sensação de estar em um ambiente amplo e com bom fluxo de ar.

Invista em móveis multifunções

A escolha por móveis multifuncionais, além de ser inteligente, irá potencializar todas as nossas dicas até aqui. Existem várias opções no mercado que, além de muito úteis e funcionais, ajudarão a trazer sua própria personalidade para a decoração de seu ambiente.

Mesas de apoio, que podem ser usadas como mesa de centro ou banquetas, podem sempre ser interessantes, principalmente se você gosta de receber amigos e, de vez em quando, precisa de um lugar a mais.

Reformar um apartamento pequeno pode ser um desafio; portanto, outro item importante a ponderar neste momento é a escolha do revestimento interno. Ele vai garantir à decoração o conforto necessário para transformar seu imóvel em um lar!

Se você vai reformar seu apartamento e ainda não está seguro sobre o que levar em consideração na hora de escolher o revestimento, aqui vão algumas dicas extras:

 

Como escolher o melhor revestimento para o apartamento pequeno?

1. Mantenha a unidade visual

Existem diversos tipos de revestimentos para as mais diversas funcionalidades: revestimentos de parede, de piso, de forro etc. Porém, a dica de ouro é: priorize a unidade visual!

Quando temos uma unidade visual, dispomos de uma sensação de continuidade, sem cortes, divisões ou bloqueios. Isso ajuda a aumentar a sensação de amplitude do cômodo. 

Uma boa opção é usar o mesmo revestimento de piso em todos os ambientes e, preferencialmente, em tons claros ou neutros, trazendo uniformidade e harmonia.

2. Tamanho correto

A escolha do tamanho correto para os revestimentos também é de grande importância.

O segredo, aqui, é sempre priorizar tamanhos que evitem a necessidade de fazer muitos recortes. Quando precisamos cortar um revestimento de piso ou de parede, temos uma quebra da unidade visual, e isso pode causar uma sensação de estranhamento e desconforto.

3.   Escolha das cores

Já vimos que devemos sempre priorizar as cores claras e neutras, pois são elas que trazem luminosidade, junto à sensação de amplitude que você deseja para seu ambiente pequeno. 

Porém, novamente ressaltamos que isso não significa que você deva abandonar a sua personalidade. Você pode optar por cores claras e neutras e, junto a elas, escolher um revestimento de destaque em uma ou outra parede, ou apostar em itens de decoração – abusando, assim, de sua criatividade!

4.   Sentido da aplicação

O sentido da aplicação do revestimento é tão importante quanto a escolha das cores e texturas. O objetivo é conseguir colocar o maior número de peças inteiras, sem a necessidade de recortes. 

É claro que nem sempre isso é possível; então, opte por deixar os recortes em lugares menos visíveis, ou que ficarão escondidos por móveis ou espelhos. 

Que tal aproveitar o ânimo do sonho da reforma do seu apartamento pequeno para conhecer uma variedade de opções de revestimentos, com qualidade INCEFRA, perfeitos para a sua decoração? 

Vem com a gente!

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!