Reforma de apartamento pequeno: truques para ampliar o espaço

Viver a vida em poucos metros é uma tendência cada vez maior, principalmente na vida de quem mora nas grandes cidades. O aumento na procura por lares menores fez com que a  preocupação com a reforma de apartamento pequeno aumentasse na cabeça dos futuros proprietários. Afinal, todo mundo sonha em morar em um lugar bem decorado e com espaço de sobra, não é mesmo? 

A verdade é que não é porque o espaço é pequeno que você não pode transformá-lo em um local espaçoso, sem gastar muito. Pelo contrário, com um pouco de jogo de cintura na hora da reforma de apartamento pequeno você pode levar uma vida bastante confortável, principalmente se todas as mudanças forem feitas visando a otimização dos ambientes.

O desafio no momento da reforma de apartamento pequeno é planejar os espaços pensando no estilo de vida do proprietário, sem deixar de lado o visual. A praticidade na rotina contribui muito com a qualidade de vida do morador e a decoração influencia o humor de todos ao redor, sendo assim, o ideal é prestar atenção em todos os pontos.

O que levar em consideração durante a reforma de apartamento pequeno 

Opte por cores claras na parede 

Na hora da reforma de apartamento pequeno, cada centímetro vale ouro e qualquer chance de aproveitar o espaço deve ser aproveitada. Por isso, o cuidado com a tintura e com os revestimentos escolhidos é tão importante, já que as cores podem ampliar ou diminuir a percepção de espaços. Revestimentos claros, como o RVI66310, da Incenor, promovem uma maior reflexão da luz, disfarçando os limites do espaço e deixando o ambiente iluminado.

Elimine barreiras visuais 

Quando você divide os cômodos do apartamento sem bloquear o campo de visão, a sensação é de que ele é maior. Integre os ambientes com móveis em vez de dividi-los com uma parede. Isso é ótimo também para não obstruir a luz natural e a ventilação, melhorando o clima da casa.

Prefira janelas grandes 

Além de deixar a luz natural entrar, a janela grande traz a sensação de imensidão, porque incorpora o exterior. Os modelos mais simples, com poucas ferragens ou madeiras são mais indicados para os apartamentos menores. Seja cauteloso com as janelas muito trabalhadas, elas podem pesar no visual do ambiente. 

Invista em móveis multifunções 

A funcionalidade é a melhor amiga dos apartamentos pequenos. Quando você investe em móveis que podem atender diferentes necessidades, reduz a quantidade de espaços ocupados e enriquece a decoração. Uma estante pode servir para guardar objetos na sala de estar e também pode ser aproveitada como uma mesa para o home office. Com criatividade e planejamento você pode ter espaço de sobra e ainda aumentar a funcionalidade dos cômodos. 

Reforma de apartamento pequeno não precisa ser sinônimo de poucas possibilidades e dores de cabeça. A praticidade é quem deve dar as cartas para criar um lar funcional e confortável para toda a família. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também