Quarto infantil: dicas para decorar o quarto de crianças

A decoração para o quarto de crianças costuma ser uma grande preocupação para os pais, pois é um gasto com materiais e mão de obra para a decoração do quarto infantil, que deve agradar não só a elas, mas também a quem vai ocupar aquele espaço e que pode mudar com o tempo, conforme elas vão crescendo.

Para Giancarlo Del Grande, arquiteto e designer do Canal do Youtube Tree in the Box, é importante que na hora de decorar, os pais tenham em mente que a decoração do quarto de criança precisa ser simples, prática e que não seja definitiva, além de se adequar à realidade de cada família. Para crianças pequenas, é possível investir em um revestimento com cores que remetem à inocência ou até mesmo utilizar um papel de parede com motivos infantis como dinossauros, nuvens e flores. Além disso, como elas crescem rápido esse tipo de serviço talvez precise ser refeito várias vezes, conforme a personalidade vai se formando e os gostos da criança mudem.

como-decorar-quarto-de-bebe

Sabemos que no caso de bebês ou crianças muito pequenas, nem sempre é possível a participação delas e os pais costumam escolher a seu próprio gosto, mas na medida do possível e a partir do momento em que essa criança começa a manifestar os seus gostos e escolhas pessoais, é possível inseri-la no contexto, afinal, criança também sabe decorar, sabe pintar e sabe ajudar na reforma. Assim, ela se sente incluída nesse processo, o que vai ajudá-la a sentir que faz parte daquele espaço.

Dicas e inspirações para decorar quarto de criança

Um ponto essencial é considerar as peculiaridades de cada criança, pois meninos e meninas são diferentes em muitos aspectos e existem também algumas crianças que não se encaixam em um estereótipo de gênero, como: menino gosta de carrinho e da cor azul, menina gosta de rosa e de princesas, entre outros. “Uma etapa essencial na hora de decorar o quarto de criança é permitir que ela tenha a sua própria autonomia no projeto de decoração do seu quarto, pois é ela que vai passar mais tempo naquele espaço e também é importante deixar a criança ter a iniciativa de colocar os seus gostos”, ressalta.

como-decorar-quarto-de-menino

Antes de começar a decoração ou reforma do quarto de criança, o primeiro passo é colocar fita para delimitar os espaços que não serão pintados. “Outra coisa é não esquecer de cobrir os móveis com plástico para evitar a sujeira no ambiente”, orienta. Existem coisas bem simples que uma criança pode fazer, como escolher as cores e ajudar na pintura, isso acaba estimulando a criatividade da criança. “Entretanto, o ideal é que ela use os equipamentos de segurança, utilize os materiais corretos e tenha sempre o acompanhamento de um adulto”, complementa. Essa pode ser uma atividade para ser realizada nas férias, por exemplo, gerando uma proximidade maior entre a criança e os pais.

Como trazer a personalidade da criança para a decoração

Colocar elementos na decoração do quarto infantil que ela goste, como imagens e quadros de personagens de desenhos, artistas que admiram, além de princesas e heróis para trazer a personalidade e seus gostos pessoais. “Meu filho, por exemplo, pratica esporte com arco e flechas, então usamos as medalhas que ele ganhou em competições como um toque especial na decoração do quarto dele”, relembra. Nesse quesito, outro destaque que faz toda a diferença é para a iluminação do ambiente, com luzes de led para ambientar, por exemplo.

como-decorar-quarto-de-crianca-menina

Para finalizar, o mais importante é deixar que a criança se sinta livre para escolher alguns detalhes, como os locais onde serão colocados os quadros, por exemplo, auxiliando até mesmo na formação dela como pessoa. “Outra dica para estimular o desenvolvimento dela, é também criar um espaço para estudos ou de descompressão onde ela pode se desligar um pouco do mundo e focar nos seus interesses”, finaliza.

 

Quer saber mais sobre revestimento 3D e iluminação? Acesse o link:

https://www.grupofragnani.com.br/blog/iluminacao-revestimento-3-d