Qual a importância de preparar o ambiente antes do assentamento de pisos?

O assentamento de pisos é uma etapa muito importante em uma obra e deve ser feito de maneira adequada para garantir um acabamento impecável. Quando a aplicação dos revestimentos é feita corretamente, você garante a beleza e durabilidade do material. 

Um assentamento de pisos feito de forma incorreta pode causar vários problemas para os moradores, pois com o passar do tempo e a circulação de pessoas, os revestimentos tendem a desgastar. E o pior: os transtornos podem começar a aparecer na hora da entrega da obra. Consegue imaginar a situação? 

Para evitar preocupações e garantir que o assentamento de pisos seja feito da maneira mais indicada, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar!

Dicas para garantir bons resultados no assentamento de pisos 

  • Tenha cuidados na pré-aplicação e planeje todas as etapas antes de iniciar o assentamento. Desta forma, você poderá pensar em qual será a área trabalhada e conseguirá fazer uma boa preparação. Isso é importante para evitar problemas no alinhamento dos pisos ou azulejos que serão colocados. 
  • Antes de começar o assentamento de pisos verifique se a superfície não está irregular, com buracos ou desnivelada. Se você aplicar o revestimento em uma base mal feita, eles ficarão com diferenças nos espaçamentos e na altura. É importante garantir que as superfícies estejam limpas, secas e livre de óleos ou tintas também. 
  • Escolha os materiais adequados de acordo com o piso que você está trabalhando e utilize as quantidades recomendadas para não correr o risco de descolar em breve. 
  • Tenha cautela na hora do assentamento dos pisos. Lembre-se que as massas utilizadas para a aplicação secam e não podem ser reaproveitadas. Portanto, elas devem ser preparadas exatamente da forma indicada pelo fabricante na embalagem. 
  • Jamais aplique os revestimentos em condições desfavoráveis, como chuva, sol intenso ou vento forte, pois isso pode prejudicar o resultado final.
  • Espere até que o revestimento esteja completamente seco para liberar o tráfego de pessoas. O prazo indicado é após 72h para os trabalhadores da obra e para o público em geral o tempo é de 7 dias. 

O assentamento de pisos deve ser feito com cuidado em atenção em todas as etapas. É importante conferir todos os materiais antes da aplicação, para evitar o uso de materiais com defeitos. Com a ajuda de um profissional e seguindo essas dicas, dificilmente você terá problemas com os revestimentos da sua casa.  

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também