Como potencializar a sua equipe de vendas

Os vendedores de uma loja de material de construção têm um papel bastante significativo para os melhores resultados da loja. É por meio do vendedor que os clientes criam uma imagem do estabelecimento e, muitas vezes, decidem voltar ou não para fazer mais compras.

 

No entanto, as características da equipe de vendas de uma loja de construção não são tão fáceis de encontrar. Isso porque, além do conhecimento teórico e prática em vendas, o vendedor deste tipo de ramo precisa entender também os aspectos técnicos dos produtos que ele está oferecendo. Ou seja, a venda consultiva bem feita é extremamente necessária para este profissional.

 

“O primeiro passo para conseguir uma melhor performance dos seus vendedores é criar um bom relacionamento com a equipe, para entender o que pode estar atrapalhando no desempenho, por meio de conversas e reuniões. Quando a relação é mais próxima e passa confiança, fica muito mais fácil ter um diálogo franco entre as duas partes”, aconselha Renan Kaminski, sócio-fundador da 4blue.

 

Dicas para manter os colaboradores engajados

 

Um dos principais pontos para melhorar a performance da equipe de vendas é mantê-la engajada e feliz no ambiente de trabalho. O profissional engajado tem mais propensão para fazer vendas e abraçar as metas estabelecidas pela loja.

 

“Para manter todos os colaboradores da loja engajados e estimulados é muito importante que o líder se envolva nos projetos e esteja presente na rotina, porque, para os mais novos, é fundamental dar feedbacks a cada atendimento realizado e apontar os acertos e os pontos que precisam ser melhorados. Já para os colaboradores mais experientes, é importante ter uma prática de reconhecimento e oportunidade de crescimento profissional”, orienta Renan.

 

É preciso também considerar as diferentes trajetórias de cada colaborador para poder engajá-lo de forma mais assertiva. Um colaborador mais antigo, por exemplo, tem necessidades diferentes do que um colaborador que acabou de chegar. “O que tem funcionado é fazer o colaborador antigo ensinar o colaborador novo, como formas de integração e acolhimento. Todo colaborador novo precisa de apoio e direção, e o colaborador antigo se sentirá motivado e importante com a missão”, orienta Shana Wajntraub, CEO e Fundadora da Eleve Consulting.

 

Algumas formas de engajar a equipe de vendas com baixo custo envolvem premiações, por exemplo. “Podem ter brindes para quem atingir a meta, cursos, folgas extras (esse é o mais pedido) e day off no aniversário também é uma boa prática. Além da proximidade do líder, da escuta ativa e um clima saudável. Ambientes tóxicos acabam com o engajamento das pessoas”, ressalta Shana.

 

A importância da qualificação da equipe

Nossas fontes concordam que a capacitação da equipe de vendas é fundamental para os bons resultados do negócio e também ajudam a engajar os profissionais. “A capacitação constante para colaboradores de qualquer área profissional é fundamental e gera benefícios para ambos os lados. Para os vendedores não é diferente, pois eles se sentem valorizados, com mais chances de crescimento e vão notar melhoras em seus resultados, e isso também traz benefícios ao empresário. Outras ações de baixo custo, que podem ser adotadas são o reconhecimento dos colaboradores, cuidar do ambiente de trabalho para que seja agradável a todos e reforçar com a equipe a proposta de valor da empresa”, orienta Renan.

 

 

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