Porcelanato que imita madeira: como trazer um ar rústico para a decoração

Hoje existem diversas maneiras de trazer uma personalização e um ar rústico ao ambiente através do uso da madeira na decoração, de acordo com o desejo de quem irá morar no local. Atualmente, existe uma grande procura por ambientes que promovam maior proximidade com a natureza por meio do design biofílico.

Para a designer de interiores, Bianca Arouca, que também é Founder do Bibstour Club, o uso de elementos que imitam madeira em ambientes faz parte de estratégias usadas no design biofílico e na arquitetura para aproximar o ser humano da natureza através de cores, formas e texturas, além de outros elementos que remetem a natureza como plantas, sol, nuvens e água que podem e devem ser usados em diversos móveis. Uma dica é utilizar, são ótimas dicas para tornar o ambiente rústico e aconchegante.

Nesse caso, é possível utilizar elementos que imitam madeira na decoração, tais como luminárias de diversos modelos, inclusive, com modelos de pássaros onde podem ser colocados nas paredes ou pendurados em ambientes que nos façam remeter que estamos no céu ou em uma floresta, o que é um cenário muito usado para transmitir uma sensação de paz tranquilidade e esperança.

 

Como tornar os ambientes mais aconchegantes com o uso da madeira

Ainda segundo Arouca, os elementos que imitam madeira nos revestimentos, como porcelanato e cerâmica, podem ser usados no piso e nas paredes, fazendo composição de acordo com a sensação desejada a ser transmitida no ambiente. “Podemos diversificar através das formas de cada um e da paginação feita. Tendo um grande impacto a ser causado através da iluminação dos mesmos e dos elementos que passam parte do ambiente, como acessórios de decoração e etc.”, ressalta.

porcelanato-imita-madeira-tecnogres
Elementos que imitam madeira nos revestimentos como porcelanato e cerâmica podem ser usados no piso e nas paredes. Clique na imagem para conferir as especificações do produto.

Outra forma de trazer o aconchego e também uma percepção maior de contato com a natureza é a utilização das cores, para trazer determinadas sensações aos ambientes. Cores suaves ou até meio fortes que estão presentes na natureza, como o verde das folhas; o marrom da madeira; o amarelo do sol, das flores e dos animais; o azul do céu, do mar, dos rios e das lagoas; o laranja ou rosa presente nos animais e nas flores e em vários outros elementos da natureza, estão sendo bastante aplicado nos ambientes através da pintura.

Os formatos também trazem uma sensação diferenciada para a decoração do ambiente, como elementos em réguas que possuem diversos modelos de paginação, como escama de peixe horizontal vertical ou transpasse. Outra forma que também pode ser utilizada é na diagonal, dama ou Chevron. “Já os que tenham formato quadrado, nós podemos fazer de forma hexagonal ou linear”, complementa.

 

Uso de revestimentos e elementos de madeira na decoração

A madeira vem sendo utilizada há muito tempo por designers e arquitetos. Trazem um ar rústico, mas ao mesmo tempo transmitem uma sensação de sofisticação e promovem conforto, entretanto, o uso desse elemento vai muito além. Com a utilização desse material é possível compor os mais variados estilos de decoração e utilizá-los em várias partes da casa ou apartamento, desde o piso, passando pelas paredes e o teto, além de, é claro, incluir elementos como luminárias, móveis, estátuas, quadros entre outros.

A madeira por si só já tem um poder de acolher e deixar o ambiente mais confortável. Para acrescentar podemos utilizar elementos que fazem essa conexão do ser humano com a natureza, como iluminação amarela imitando a luz do sol e a lâmpada dimerizável, a qual temos o poder de controlar a sua intensidade da luz e podemos diminuir ou aumentar para adaptar de acordo a sensação desejada no ambiente.  “Assim como em outras partes do dia a dia, a decoração também passou por uma grande evolução”, destaca. Com isso, é possível utilizar o revestimento que imita madeira na sua parede sem gastar muito, mas de preferência contando com uma mão de obra especializada para realizar a aplicação.

Porcelanato e Intech de madeira: o que considerar em cada ambiente