Plantas em casa: dicas para vegetação em ambientes fechados

03 fev 2022

Os brasileiros estão, cada vez mais, investindo em plantas para decorar e alegrar os seus lares. Desde 2020, devido à pandemia, as pessoas passaram a ficar mais em casa, despertando o desejo de repaginar e sofisticar os ambientes. Trazer a natureza para perto criou a possibilidade de novas conexões, hobbies e atividades entre familiares e amigos, construindo uma nova relação entre pessoas e moradias.

Conforto, prazer, aconchego e personalidade são palavras que podem definir o aumento no interesse por vegetação em casa. É o que explica o arquiteto e designer de interiores Loris Astolphe. “A rotina mudou. Hoje, muitas pessoas trabalham dentro de casa e todos os hábitos acontecem no mesmo espaço. Passamos a refletir sobre os ambientes e a valorizar o senso de identidade com o local, por isso buscamos novos elementos para compor o que já era pré-existente no lar, como a vegetação”.

 

Plantas nutrem o home office

As plantas também passaram a ocupar os escritórios das casas dos brasileiros. “Plantas criam conexão. Trata-se de uma relação em que você nutre e vê crescer. Através de uma mudança muito simples, você altera um ambiente inteiro e a sua percepção sobre ele”, conta Loris.

Para quem está pensando em começar a ter plantas no escritório em casa, o arquiteto recomenda o primeiro passo: comece com um vaso em cima da mesa de trabalho. A sugestão é optar por espécies de baixa manutenção, como suculentas e cactos.

Praticidade é a palavra-chave quando o assunto é escolher plantas para o home office. Lembre-se: elas não podem parecer mais uma tarefa no seu ambiente de trabalho e não podem te sobrecarregar”, acrescenta.

Outro conselho do arquiteto é sobre o revestimento utilizado nesse espaço. Por ser um ambiente de longa permanência, a recomendação é a aplicação de revestimentos com acabamentos acetinados ou texturizados, já que os acabamentos lisos e polidos causam refração de luz, podendo cansar a visão.

“Em locais com acabamentos mais acetinados, é interessante trazer uma vegetação que traga mais vida ao espaço, como a ficus lyrata, sendo uma ótima indicação para ambientes internos e fechados. Uma planta com bastante resistência, durabilidade e baixíssima manutenção”, esclarece.

 

Dicas para mães e pais de plantas de primeira viagem

Não há dúvidas de que a natureza entrou no lar dos brasileiros, não é mesmo? Muitas pessoas descobriram o prazer nos hábitos de cuidar e cultivar plantas. Pensando nos jardineiros de primeira viagem, o arquiteto Loris separou algumas dicas. Confira:

Conheça bem o seu espaço: Explore e observe a sua casa. Analise a quantidade de iluminação, a temperatura e a facilidade ou dificuldade de acesso para a manutenção em cada ambiente. Cada planta tem um lugar certo.

Reconheça a sua disponibilidade: Ter plantas em casa exige comprometimento. Por isso, é necessário reconhecer qual a sua disponibilidade para nutrir, regar e cultivar. Vale lembrar que existem plantas de alta, média e baixa manutenção, basta encontrar a que mais combina com você.

Busque personalidade: A variedade de espécies de vegetação é incrível. Opte por plantas que falam com a sua estética, que estão alinhadas com o que você ama e defina bem o que você é. Não existe uma regra sobre plantas externas ou internas. Cada vegetação tem suas necessidades específicas, então sempre vale a pena checar com o seu arquiteto ou paisagista a necessidade de cada uma.

Composição e harmonização: Pensando em ambientes fechados, a dica é buscar por plantas que complementem a cartela de cores do espaço, dos objetos decorativos e dos acabamentos. Outra opção interessante é criar contraste entre a coloração da vegetação e do revestimento. Analisar as cores pré-existentes pode ajudar nessa tarefa.

Pet e kids friendly: Plantas podem parecer inofensivas, mas nem todas são. Algumas espécies podem ser tóxicas ou venenosas, por isso, se você tem crianças ou animais em casa, é preciso se informar.

 

A última dica é se divertir. Plantas trazem alegria para os ambientes e cuidar delas deve ser um momento prazeroso. Para deixar o seu ambiente com vegetação ainda mais aconchegante e harmônico, que tal conhecer as tendências de revestimentos para 2022? Acesse: https://landing.grupofragnani.com.br/revestimento-para-2022

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!