Planejamento de reforma: passo-a-passo

É sempre um sonho poder ter a casa do jeitinho que imaginamos com a nossa cara, mas sem extrapolar o orçamento estipulado para isso. Pensando em ter o máximo de controle sobre os detalhes, gastos e materiais, precisamos antes fazer um planejamento de reforma.

Um bom planejamento de reforma para sua casa, vai tornar o trabalho mais prático visto que colocar na ponta do lápis todas as metas faz com que os possíveis percalços e a dimensão do projeto fiquem mais visíveis. É preciso amadurecer todas as ideias antes de colocar o projeto em andamento para não se arrepender no futuro. 

O Grupo Fragnani preparou este texto para que você tenha uma ideia de como fazer o planejamento de reforma e ainda estabelecer metas para este trabalho. Confira!

1° Passo: crie um cronograma

business Calender Planner meeting on desk office. organization management remind concept.

Antes de dar início ao seu planejamento de obra, é preciso ir atrás dos profissionais que irão trabalhar na obra: pesquise e pergunte quais os prazos de entrega de cada serviço. Para isso, no entanto, você já precisa saber o que deseja reformar e ter em mente quais serviços serão necessários para tirar o projeto do papel.

Para se ter uma ideia de por onde começar, abaixo você encontra a sequência usual de um planejamento de reforma:

  1. Demolição;
  2. Alterações elétricas;
  3. Iluminação;
  4. Forro de gesso;
  5. Regularização ou assentamento do piso e/ou marmoraria;
  6. Instalação das luminárias;
  7. Emassamento e primeira demão de pintura;
  8. Marcenaria;
  9. Finalização dos acabamentos;
  10. Retoque de pintura.

Lembrando que esta sequência não necessariamente será a ideal para seu projeto! Por este motivo, vamos para o segundo passo, fundamental em um planejamento de reforma.

2º Passo: contrate um profissional capacitado

Este passo é fundamental para que você não erre nos cálculos e prazos do seu projeto. Isto porque serviços de assentamento, pintura, decoração ou outros serviços mais simples somente demandam a ajuda do profissional na execução do trabalho. 

Se a estrutura da sua casa for modificada em qualquer instância, será necessária a contratação de um arquiteto ou até mesmo de um engenheiro. Normalmente, estes profissionais cobram de 5 a 10% do valor total da reforma da casa, porém este investimento fará com que os riscos de problemas e refações na obra sejam menores.

3º Passo: meça os espaços da sua casa que serão reformados

Couple in empty apartment measuring walls

Utilize uma trena para medir as dimensões da casa e incluir no planejamento da reforma. Anote tudo, de uma maneira compreensível para outras pessoas e para você também, pois agora você precisará apresentar estas medidas nas casas de construção para saber qual será a quantidade necessária de materiais para usar na reforma.

4º Passo: pesquise os preços dos materiais com antecedência

Ainda mais os materiais de acabamento que possuem um valor maior que outros itens de construção. Além disso, veja quanto cada profissional irá cobrar pelos serviços prestados para evitar gastos desnecessários.

O que achou deste conteúdo? Fique de olho aqui no blog do Grupo Fragnani pois sempre publicamos textos com dicas técnicas, tendências de decoração e muito mais. Até a próxima!