Qual é o melhor piso para lavanderia?

Está difícil escolher o piso para a lavanderia? Essa dúvida é comum para quem está escolhendo os revestimentos para a casa. Afinal, a lavanderia não precisa ficar escondida, mas também deve ser segura e prática.

Com alguns cuidados no projeto, esse espaço, além de prático, também pode ficar bonito e agradável.

Trouxemos algumas dicas para você acertar na escolha. Confira!

Escolha revestimentos com baixa absorção de água

Como a lavanderia é um local úmido, o ideal é que o piso desse ambiente não absorva muita água. Materiais porosos como o mármore, por exemplo não são indicados.

Os mais adequados são pisos cerâmicos, porcelanato ou pastilhas, já que pisos frios em geral se comportam melhor em ambientes que estão constantemente expostos a água e a produtos de limpeza.

Pisos antiderrapantes são uma boa opção

O contato constante com a água traz outra questão importante na escolha do piso da lavanderia, dessa vez relacionada à segurança.

Pisos antiderrapantes são os mais recomendados, diminuindo a incidência de escorregões e acidentes domésticos.

Os pisos que possuem essa característica são texturizados, têm pouco brilho e não refletem muita luz.

Defina a textura e a paleta de cores

piso para lavanderia

 

Embora a lavanderia seja um espaço para trabalho, é importante que ela esteja em harmonia com o restante da decoração principalmente em apartamentos pequenos, que favorecem ambientes mais abertos ou integrados.

Tons claros dão uma sensação de amplitude, enquanto estampas e detalhes em excesso podem deixar o visual poluído.

Também vale combinar cor de piso e de parede o que não significa que você tenha que aplicar o mesmo padrão nas duas áreas. Busque harmonizar com uma paleta de cores ou texturas que combinem entre si.

Além disso, ter uma harmonia entre a cor do ambiente e dos eletrodomésticos faz toda a diferença no espaço. Hoje, muitos aparelhos estão sendo produzidos em preto e grafite, o que requer paredes e piso claros, para que o ambiente não fique com aparência soturna.

Confira a resistência do material

O revestimento para lavanderia deve oferecer uma boa resistência. Se optar por cerâmicas, confira o PEI do produto: ele é um coeficiente que indica a resistência à abrasão que o material possui.

Nesse caso, o ideal é o PEI 3, indicado para espaços residenciais em áreas como cozinhas e lavanderias.

Caso escolha os porcelanatos, vale checar as indicações de uso informadas pelo fabricante.

Aprenda a fazer a manutenção do piso

Uma higienização correta pode aumentar muito a vida útil do revestimento.

Em locais como a lavanderia que inevitavelmente terão contato com produtos como sabão em pó e água sanitária –, a preocupação com a manutenção correta deve aumentar.

Além disso, o contato direto com a umidade e até mesmo com a chuva pode exigir uma frequência maior de limpeza.

Portanto, antes de comprar o revestimento, informe-se sobre os cuidados de limpeza, e avalie se essa rotina é viável em sua casa.

piso para lavanderia

Como limpar piso antiderrapante

Use uma vassoura para tirar o excesso de pó e sujeira do local. Aplique água com detergente neutro para a limpeza.

Em espaços com muita sujeira, a água quente pode ajudar no processo: esfregue com uma vassoura de cerdas duras, mas sem imprimir muita força, para não riscar o piso.

Enxágue, retire o excesso de água com um rodo e use um pano para secar o local.

Como limpar piso cerâmico e de porcelanato 

Os pisos de porcelanato e de cerâmica são mais sensíveis e exigem um cuidado maior na limpeza.

Por isso, vale usar uma vassoura macia ou um aspirador com bocal para retirar o pó e a sujeira sem riscar o chão.

Depois, prepare uma solução com uma colher de detergente neutro para cada cinco litros de água, e aplique com um pano macio.

Enxágue com um pano úmido. Na sequência, use um pano seco para tirar qualquer resquício de umidade do local e deixá-lo mais seguro.

Por mais que, na lavanderia, ocorra o contato com produtos de limpeza mais fortes, o ideal é evitá-los, para a manutenção do piso. Caso derrame um pouco no chão, procure limpar imediatamente para evitar manchas.

 

Agora que você já tem algumas dicas para escolher o piso para lavanderia, coloque todo o seu bom gosto em evidência e capriche na decisão do revestimento!

Vale pedir ajuda para um amigo decorador, ou até mesmo pesquisar referências na internet e em publicações especializadas, para ter algumas ideias.

Aproveite para conferir a linha de revestimentos cerâmicos da Incefra, com peças que alinham elegância e qualidade!