Piso para banheiro pequeno: confira 7 dicas para fazer a melhor escolha!

Definir qual piso será instalado em um banheiro pequeno pode ser desafiador. Ao mesmo tempo em que o lugar precisa oferecer segurança, o revestimento deve ter as características ideais para permanecer em um espaço úmido, além de dar uma sensação maior de amplitude e limpeza.

Para acertar na decisão e fazer a compra certa, vale a pena seguir algumas orientações. Separamos aqui as 7 mais importantes. Confira!

1. Opte por pisos antiderrapantes

Por se tratar de um espaço que está em constante contato com a água, os pisos antiderrapantes são uma decisão de segurança – principalmente quando se tem idosos e crianças em casa, embora pessoas de todas as idades possam se sentir mais seguras com um piso menos escorregadio.

Uma boa pedida são os materiais foscos e granilhados, que oferecem maior aderência dos pés ao chão e, portanto, tornam-se mais seguros que os pisos totalmente lisos para ambientes de umidade.

Outra alternativa é o piso emborrachado, que pode ser usado no banheiro e também em outras áreas nas quais se deseja promover maior segurança.

2. Escolha pisos claros para o banheiro pequeno

Revestimentos claros e neutros dão uma sensação de maior amplitude, o que já é um ponto positivo para um ambiente de pouco espaço.

Quando falamos de banheiros, essa escolha traz mais um ponto positivo. Afinal, o banheiro deve transmitir a sensação de limpeza e bem-estar. Além disso, o piso claro ajuda na visualização de objetos, diminuindo o risco de tropeções e somando mais um ponto no quesito segurança.

Para trazer ainda mais amplitude, vale buscar um revestimento de parede da mesma cor do piso.

3. Considere a praticidade na limpeza

A higiene do banheiro é um ponto importante. Mesmo que não seja você o responsável pela limpeza desse cômodo, é sempre aconselhável instalar um piso que facilite a manutenção do espaço.

Procure por um material prático e funcional, que não absorva muita umidade e seja fácil de secar. Pisos que não mancham com facilidade também são indicados.

4. Que tal investir nas pastilhas?

Embora sejam mais usadas nas paredes, as pastilhas são uma ótima opção de piso para um banheiro pequeno.

Com elas, é possível brincar um pouco com as cores, quebrando a monotonia do ambiente sem prejudicar a percepção de espaço. Além disso, as peças pequenas dão a sensação de que a área é maior.

Vale destacar que essa escolha requer alguns cuidados. A aplicação do rejunte, por exemplo, deve ser muito bem feita para que não surjam infiltrações com o passar do tempo. O orçamento da obra também deve ser estudado com cuidado, já que o revestimento com pastilhas acaba custando mais caro que o feito com piso.

5. Esqueça a madeira

Sim, um piso de madeira é lindo e dá uma sensação de aconchego muito agradável. Mas guarde essa escolha para outros espaços, como quartos e sala, porque a madeira danifica muito rapidamente em contato com a umidade e com o vapor.

Mesmo com aplicação de verniz, que impermeabiliza as tábuas, a umidade pode penetrar no piso com o decorrer dos anos, estragando completamente o revestimento.

Se você não abre mão da estética que o material oferece, a solução é optar por um porcelanato que imita madeira. Existem várias opções no mercado, além de vinílicos e laminados que podem ser aplicados fora do box.

6. O porcelanato acetinado é uma boa alternativa

Usar o porcelanato como piso é a opção de muitas pessoas que querem imprimir uma estética agradável para a casa. Essa opção pode ser usada em diversos cômodos, mas surgem questionamentos se é a melhor decisão para o banheiro.

Se você é fã do porcelanato, a dica é instalar a sua versão acetinada, que é menos escorregadia que o polido, mais fácil de limpar e apresenta uma boa resistência.

7. Considere a decoração

Já escolheu o estilo que inspirou o seu novo banheiro ou as louças que irá instalar no local? Esses detalhes são importantes para que a decisão sobre o piso traga um resultado estético interessante.

Tenha sempre em mente a decoração que você escolheu para o local na hora de comprar os revestimentos e pense em harmonizar todos os detalhes para conseguir um bom resultado.

Essas foram as 7 dicas principais para escolher o piso para banheiro pequeno. Se você ainda tiver muitas dúvidas, vale a pena conversar com um profissional que possa orientar a sua decisão.

Também é importante comprar um revestimento de qualidade! Então, aproveite para conferir o portfólio da Incefra e conhecer todas as nossas opções de piso para banheiro.