Piso para banheiro: o que considerar nesta área molhada

O porcelanato é o grande produto da vez e pode ser utilizado em projetos de decoração de ambientes tanto para revestimento de parede quanto para o piso. Além disso, também pode ser utilizado no piso do banheiro, uma área considerada molhada e que apresenta algumas necessidades importantes. Ao contrário do que muitos pensam, o porcelanato apresenta muitas variações e tipos, por isso, é muito importante identificar qual o ambiente em que ele será utilizado para determinar a sua tipologia.

Segundo Karla Patrícia, arquiteta e urbanista da Norden Arquitetura, além das inúmeras características positivas deste tipo de revestimento, o porcelanato reduz o trabalho de limpeza. Apenas no caso do porcelanato polido que se faz necessário um cuidado especial, pois ele pode manchar. “Por isso, é importante usar produtos específicos que não agridam o revestimento porcelanato”, ressalta. Então, é importante ter muito cuidado e seguir todas as orientações do fabricante com relação à limpeza e não utilizar outros produtos comuns que são muito fortes e acabam danificando a camada da superfície do piso.

Porcelanato para o banheiro: o que saber antes de escolher

Quando o porcelanato será aplicado em áreas molhadas, como o piso do banheiro ou a parede, é importante ter alguns cuidados especiais, pois esse é um local que exige limpezas frequentes. Então, o primeiro aspecto a ser considerado na hora de escolher o  piso do banheiro é que ele precisa ser fácil de limpar.

A escolha do piso vai muito pelo desejo pessoal de cada um, depende muito também dos costumes e de que forma o morador vai usar o espaço para entender os benefícios e qual a escolha que irá atendê-lo da melhor maneira possível. O porcelanato é um dos produtos mais indicados para realizar o revestimento do piso do banheiro e das áreas molhadas, além de ser encontrado nas mais variadas cores e formatos, isso devido a sua alta resistência à abrasão, além de sua beleza e durabilidade, ele também tem uma alta taxa de impermeabilidade e pode ser instalado com facilidade.

Dentro das linhas de porcelanato in e out da Tecnogrés, existe a possibilidade de em um mesmo projeto de decoração utilizar o mesmo estilo e cor, porém em áreas diferentes, como a área interna e a área externa. Então, é possível com uma mesma linha fazer a casa inteira. Segundo a arquiteta, dentro dessas linhas é possível optar pela sala com o polido, áreas molhadas, como o piso do banheiro, além do lavabo e da cozinha, o acetinado, e o externo, um porcelanato natural com um coeficiente de atrito maior. “Com isso, a pessoa consegue ter um piso praticamente único, mudando apenas a textura”, salienta.

Dicas para comprar o porcelanato ideal

Ainda de acordo com a arquiteta, na hora de escolher o porcelanato é importante atentar-se para alguns pontos como a dimensão, se ele é retificado ou bold, avaliar o coeficiente de atrito, a variação de cor e também qual é o acabamento para assegurar que se aproxima daquilo que você deseja para o projeto de banheiro. Um ponto que faz toda a diferença na hora de comprar porcelanato para ser aplicado no banheiro ou em outras áreas molhadas, é conhecer o produto e para qual aplicação ele é indicado. “Pois alguns porcelanatos acetinados não são antiderrapantes e existe porcelanato que possui um coeficiente de atrito menor”, ressalta.

Em um segundo momento, mas não menos importante, é considerar o fator segurança. Logo, o piso mais recomendado para o revestimento do banheiro é aquele que possua um coeficiente de atrito adequado, ou seja, não muito antiderrapante, mas não tão liso também. Outros pontos importantes a se atentar na hora de comprar é a durabilidade, a resistência, a funcionalidade e, claro, a beleza. Para que, dessa forma, o seu lar tenha um produto eficiente, belo e durável.

Quer descobrir como escolher o revestimento ideal para a sua casa? Confira no guia que preparamos para você:

https://landing.grupofragnani.com.br/guia-do-revestimento