Piso antiderrapante: qual é o mais indicado para área externa e interna?

25 ago 2022

Se você está fazendo uma reforma em sua casa, ou construindo uma, já deve ter pensando em uma etapa importante: qual piso antiderrapante será colocado na área externa e interna.

A escolha do melhor revestimento depende de inúmeros fatores. Eles vão desde gosto pessoal do estilo de piso, coeficiente de atrito, até qual tipo de cômodo em que ele será posicionado.

Hoje, nós vamos falar sobre qual piso antiderrapante é o mais indicado para área externa e interna, ou seja, como combinar segurança e conforto para sua casa.

 

Como escolher um piso antiderrapante?

Na hora da escolha do piso antiderrapante, pode ter certeza que dois fatores que contam muito são o coeficiente de atrito e a facilidade de manutenção dele.

Confira a seguir especificações sobre o coeficiente de atrito:

  • Pisos com coeficiente de atrito menor que 0,4: indicado para instalações normais, que não demandam maiores cuidados com segurança;
  • Pisos com coeficiente de atrito entre 0,4 a 0,7: recomendado para locais onde se requer resistência ao escorregamento;
  • Pisos com coeficiente de atrito maior que 0,7: recomendado para locais onde o risco de escorregamento é muito intenso (superfícies próximas a piscinas, rampas, degraus, banheiros, áreas externas, ambientes públicos, áreas industriais, ambientes hospitalares e laboratórios).

Ou seja, se você deseja como resultado um ambiente muito seguro, deve escolher um piso com coeficiente de atrito maior ou igual a 0,4.

Sobre a facilidade de manutenção, o ideal é conversar com o fornecedor do piso escolhido para saber como vai funcionar os procedimentos de limpeza e drenagens.

O que colocar no chão do quintal?

Pensando no quintal, uma área com grande fluxo de pessoas – incluindo crianças e idosos – e onde usa-se bastante água, o ideal é colocar um piso antiderrapante com um coeficiente de atrito maior que 0,7.

Os revestimentos cerâmicos são boas opções para suprir a necessidade de segurança e beleza no chão do quintal.

Qual o piso ideal para área interna?

Agora, e para a área interna, qual é o piso ideal? A resposta é: depende.

Para locais onde existe fluxo constante de água, como banheiro e cozinha, é necessário um piso que não escorregue, ou seja, novamente o antiderrapante é o protagonista da reforma ou construção.

Para outros locais, como quartos e salas, não é necessário que o piso tenha um coeficiente de atrito muito alto, mas, se possível, é bom levar em consideração também esse aspecto.

Qual o piso ideal para área externa?

Já para a área externa, a escolha do piso ideal é semelhante à escolha do piso para o quintal. Vale aqui, então, lembrar que deve ter um alto coeficiente de atrito para evitar acidentes e garantir segurança.

Portanto, em áreas externas com churrasqueira, quintal, piscina e ducha, é ideal o uso de piso antiderrapante com coeficiente de atrito maior que 0,7.

Qual o melhor piso para quintal com cachorro?

Quem tem cachorro em casa deve prestar atenção ao piso que será colocado no quintal, pois o revestimento ideal ajuda o pet a se locomover sem sofrer acidentes e a não riscar com as unhas.

O piso antiderrapante é, claramente, a melhor opção para colocar no quintal que o cachorro vai conviver. Neste espaço onde há fluxo de água constante para limpeza e também onde ocorre passagem de pessoas para cuidar do pet, é preciso certificar-se de que o chão não vai ser escorregadio.

O que colocar no piso do banheiro para não escorregar?

Algumas pessoas optam por tapetes com sistema antiderrapante para usar no banheiro, porém, essa opção não é vantajosa e pode ser perigosa, pois não é totalmente eficiente.

Para garantir segurança e comodidade no banheiro, o piso para não escorregar é o antiderrapante, que cria atrito entre os pés e chão. Essa é a melhor escolha, já que a umidade é frequente no local. Quanto maior o coeficiente de atrito, melhor!

O que achou das nossas dicas sobre piso antiderrapante? Confira nossas marcas e escolha o piso antiderrapante que melhor se adequa à sua necessidade.

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!