Piso Antiderrapante: Saiba Como Não Errar na Escolha

Quando se trata de piso antiderrapante, não há dúvidas de que sua instalação é uma boa escolha, já que garante maior segurança em diversos tipos de ambientes, principalmente banheiro e áreas externas. 

Por isso, continue a leitura a seguir para descobrir como escolher o piso antiderrapante mais adequado às suas necessidades!  

O que é um piso antiderrapante? 

A princípio, vale esclarecer o que é um piso antiderrapante. São os tipos de revestimento cerâmicos, de superfície rugosa, áspera ou fosca capazes de criar atrito com os pés e sapatos, a fim de garantir maior segurança e conforto. 

São muito úteis para casas e ambientes onde há presença de idosos e crianças, já que essas pessoas estão mais suscetíveis a quedas. Porém, sabendo que segurança nunca é demais, pessoas de qualquer idade podem investir em um piso antiderrapante e se beneficiarem desta escolha. 

Como escolher

Na etapa da escolha do melhor piso, algumas variáveis devem ser consideradas. As principais são o coeficiente de atrito do piso, que varia de acordo com o ambiente em que ele será instalado, e também sua aplicação prática em cômodos (onde é mais adequado colocar cada tipo de piso antiderrapante).

De acordo com coeficiente de atrito

Um dos requisitos do piso antiderrapante, segundo a Norma Brasileira (NBR) ISO 13006, é possuir maior resistência ao escorregamento, o que é medido por meio do chamado coeficiente de atrito, que consta na embalagem do produto.

A classificação, de acordo com esse coeficiente, é:

  • Menor que 0,4: vale para locais que não necessitam tanto de um piso antiderrapante; 
  • De 0,4 a 0,7: recomendado para uso em locais onde a resistência ao escorregamento é desejável;
  • Maior que 0,7: recomendado para locais onde o risco de escorregamento é alto.

Ambientes e piso antiderrapante

Um aspecto que deve ser levado em consideração antes da escolha do piso antiderrapante é a existência de um tipo específico para cada ambiente. Avaliar o local onde o revestimento será instalado é uma etapa imprescindível para fazer a escolha correta. Confira a seguir!

Áreas externas

As áreas externas, como piscina, churrasqueira e quintal, demandam de um piso com maior resistência ao escorregamento, pois nesses locais existe maior trânsito de pessoas e grande fluxo de água no chão.  

Além da necessidade de material atérmico para o piso, ou seja, não retenha calor, aqui deve ser usado o piso antiderrapante com coeficiente de atrito alto, maior que 0,7.

Banheiros

Em banheiros, onde a umidade é muito frequente devido ao uso constante do chuveiro, é importante considerar a colocação de um piso antiderrapante que crie atrito entre chão e pés. Por isso, quanto maior o coeficiente de atrito, melhor!

Área de serviços

A área de serviço de uma casa é um cômodo suscetível a escorregamentos, devido ao uso da torneira e à possibilidade de derramamento de água e outros líquidos. Assim, um piso com coeficiente de atrito de 0,4 a 0,7 é suficiente. 

Agora que você sabe mais sobre o piso antiderrapante, fica fácil não errar na escolha! Aproveite para acessar o site do Grupo Fragnani e conferir as melhores marcas de pisos.

Inclusive, você conhece a Tecnologia Antiderrapante 2.0? Com coeficiente de atrito ≥0,8 em superfície úmida e esmalte antirreflexo, não deixa o produto esbranquiçado!

Além disso, garante mais transparência, segurança e funcionalidade ao ambiente.

Os produtos perfeitos para área molhadas, você encontra aqui. Acesse!