Pesquisa de satisfação: descubra como entender o seu público

14 abr 2022

Certamente, você já ouviu falar sobre pesquisa de satisfação. Mas você sabe os benefícios que ela pode trazer ao seu negócio? Para Cristiane Andrade, pedagoga, pós-graduada em gestão de recursos humanos, com MBA em gestão empresarial e fundadora da e-Criarh Soluções em gestão de pessoas, consultoria parceira do Sincomavi-SP, a pesquisa de satisfação é uma ferramenta essencial para avaliar se sua empresa entrega o que seu cliente procura, sendo uma oportunidade de criar um canal de comunicação com ele, para identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria no seu negócio.

Com a pesquisa de satisfação você atrai, fideliza, satisfaz mais clientes e ainda mantém estratégias de relacionamento com o seu público-alvo, essenciais para a sustentabilidade do seu negócio. Para garantir a perpetuidade do negócio, precisamos colocar o cliente como pilar estratégico, com o objetivo de satisfazer suas necessidades e, deste modo, sua marca ser percebida como prioridade na geração de soluções aos seus desejos.

 

Como elaborar uma boa pesquisa para a loja de materiais de construção?

 

Ao definir a estratégia da pesquisa de satisfação do cliente, pode-se levantar tópicos como atendimento, qualidade, produtos e outros itens que deseje avaliar ou receber um feedback, porque o resultado sempre deve gerar um plano de ação de melhoria para superar as expectativas do consumidor já em sua próxima experiência de compra.

Confira abaixo algumas dicas simples para não errar na hora de elaborar:

  1. O primeiro ponto é que as perguntas do questionário vão depender do objetivo da sua pesquisa. Ou seja, caso você deseje mensurar o nível de satisfação de seus clientes, por exemplo, o questionário pode ser focado em pedir que atribuam notas de 1 a 10 a temas específicos, como atendimento, preço e variedade dos produtos, entrega da mercadoria etc. “Uma dica é sempre ter os dados do cliente, como e-mail e telefone/celular para feedback da sua manifestação e oferecer brindes, pois eles sempre são atrativos e estimulam a sua participação”, ressalta. Além disso, é importante deixar um espaço livre para que o cliente possa registrar suas sugestões e críticas de forma mais abrangente.
  2. Agora, se o objetivo for entender melhor o comportamento do seu consumidor, é possível mesclar as perguntas com a observação do comportamento de compra (quanto tempo demora o atendimento, de que forma o cliente pede ou escolhe os produtos, se tem preferência para compra online ou presencial etc.). Ao cruzar as respostas do seu questionário com a observação do comportamento de compra, é possível realizar ajustes em pontos específicos, para melhorar a experiência de compra do mesmo, como no layout da loja, na variedade de produtos, e também elaborar um treinamento de funcionários para promover maior eficácia das suas vendas.
  3. Outro ponto que pode auxiliar na hora de elaborar uma boa pesquisa de satisfação na loja de materiais é o uso da tecnologia. Essa tem sido uma importante estratégia que auxilia as empresas, por serem ferramentas ágeis e interativas com dados e análises estatísticas. Sendo muito mais rápido para quem responde e analisa os dados para tomada de decisão.

Métodos com foco no comportamento do consumidor

Ainda de acordo com a especialista, as empresas especializadas utilizam metodologias, questionários adequados, apresentam dados, relatórios, sugestões de ações e experiência em pesquisa com cliente oculto. “O atendimento é a bússola para o sucesso de qualquer negócio, desde o momento que o cliente entra no estacionamento da loja ou acessa o canal online de compra da empresa até o pós-venda, sua marca está sendo avaliada”, ressalta.

Ter foco “do” cliente é você percorrer as etapas de compra e identificar os pontos fortes e oportunidades de melhorias que são percebidas pelo seu público, para torná-las ainda mais atrativas, simples, interativas e agradáveis. “Quer saber a importância do atendimento? Realize uma pesquisa de satisfação do cliente no pós-venda ao perguntar se indicaria a sua loja de materiais para um amigo. Lembre-se que o cliente é quem determina o sucesso da sua marca, sempre!”, complementa.

 

Confira as determinações do Novo Código do Consumidor: https://landing.grupofragnani.com.br/codigo-do-consumidor

 

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