Pequenos negócios: transforme parcerias em crescimento

Nem sempre é fácil fazer o negócio crescer sozinho. Por isso, desenvolver parcerias estratégicas com profissionais, fornecedores e prestadores de serviço é um ótimo caminho para ampliar a visibilidade da sua loja, aumentar a flexibilidade das condições de comercialização e potencializar os seus resultados de venda. 

Para o presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco), Geraldo Defalco, as parcerias são fundamentais para os pequenos negócios. “É o mercado quem regula os preços finais. Os pequenos negócios precisam ter parceiros que possam oferecer condições de negociação para que eles se tornem competitivos no mercado”. 

Para formar parcerias, uma dica do presidente da Anamaco é buscar criar uma rede de compras através da aproximação com empresas maiores, como uma distribuidora que possui preços melhores. “Criar relações com fornecedores que apresentam produtos de qualidade faz com que os seus clientes se fidelizem ao seu negócio, já que eles terão satisfação com a entrega das mercadorias”, destaca.

Entre as vantagens das parcerias para os pequenos negócios, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), estão: possibilidade de melhoria no lucro absoluto, aumento de credibilidade com fornecedores e fortalecimento do caixa.  

Defalco alerta: “quando você procurar por parceiros, tenha o cuidado de checar todas as fontes que você puder para saber que eles estão no mesmo nível que o seu negócio, realizando um trabalho ético e sério”. 

Entre as precauções na hora de fechar uma parceria, o executivo também destaca que é necessário respeitar os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entre as relações. Não é suficiente que sua empresa esteja nos padrões da Lei, seus fornecedores também devem estar.

 

Escolha os seus parceiros

  •  Com profissionais da área

Desenvolver boas relações e criar uma rede de contato com os profissionais é fundamental para o negócio. Quando o assunto é loja de materiais de construção, é importante contar com a experiência e qualificação de engenheiros, arquitetos e pedreiros. Além de prestarem consultoria técnica para os seus clientes, eles também contribuem com a visibilidade e com a publicidade da sua empresa. 

“Eles são um canal muito forte para gerar negócios dentro da sua loja. Com eles, você consegue traçar estratégias de visitas em obras, seja para se conectar com um novo cliente ou simplesmente divulgar o que você faz”, enfatiza Defalco.

  •  Com fornecedores:

Como já falamos anteriormente, ter uma boa rede com fornecedores ajuda o pequeno negócio, além de melhorar as condições de pagamentos, a parceria com fornecedores proporciona condições diferenciadas de compra, tornando-se possível negociar melhores preços ou fechar contratos a longo prazo. 

Lembre-se: nunca ponha o preço acima da qualidade. Tenha muita atenção nas negociações com os fornecedores, pois nem sempre o mais caro é o melhor, e o mais barato pode resultar em prejuízos. Não existe uma forma ideal de fazer parcerias, as junções devem atender as necessidades das empresas envolvidas para serem, de fato, vantajosas.

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