Papel de parede ou revestimento cerâmico: qual a melhor opção?

As paredes têm o poder de transformar a concepção que temos dos ambientes da nossa casa. Foi-se o tempo em que a decoração delas dependia apenas da cor de tinta. Hoje, é possível encontrar diversas maneiras de deixá-las mais cheias de vida e com personalidade, seja com papel de parede ou revestimento cerâmico. Mas, qual é a melhor opção para quem está buscando renovar o lar?

A resposta é: depende. Os papéis de parede são, em sua grande maioria, uma opção mais acessível, com certeza. Mas, engana-se quem pensa que eles são a solução mais criativa. Hoje em dia, os revestimentos cerâmicos possuem uma grande variedade de texturas, cores, formatos e estampas. 

De acordo com a arquiteta e urbanista Deborah Delphino, a variedade de padrões e estilos da cerâmica é abundante. Sobre o que é tendência hoje em dia, ela destaca os revestimentos 3D, fosco ou acetinados; os padrões rústicos, como madeira e bricks, e também os que imitam mármore e pedras. 

Vale destacar que o revestimento 3D e os bricks têm ganhado cada vez mais destaque e o gosto do brasileiro. Eles trazem personalização tanto para casas quanto para apartamentos, podendo ser aplicado em ambientes internos ou externos. Além disso, eles trazem um ar de modernidade para os ambientes.

Clique na imagem e acesse o produto no site
Clique na imagem e acesse o produto no site.

 

Vantagens do revestimento cerâmico

A arquiteta explica que a cerâmica traz para a decoração de interiores harmonia, sofisticação e a aparência de que o ambiente está sempre limpo e organizado. Entre as vantagens, Deborah destaca: a durabilidade, facilidade de manutenção e limpeza.

“O revestimento cerâmico não sofre avarias como: rasgar, desgrudar, soltar e desbotar, como acontece com os papéis de parede. Então, quem quer praticidade e deixar a casa sempre linda, opta por esse material”, explica. 

Além disso, quando comparado ao papel de parede, o revestimento cerâmico também traz outras vantagens, como: resistência à água e ao fogo. E, ao contrário do que muitos podem pensar, a cerâmica é sim um ótimo material para ser aplicado em áreas externas e, com assentamento correto, apresenta um alto potencial de conservação. 

“A vantagem de utilizar revestimento cerâmico é a durabilidade do material. Geralmente, um papel de parede dura uns 5 anos, enquanto a cerâmica pode durar a vida toda, se não quiser trocá-lo”, acrescenta a arquiteta.

Clique na foto para conhecer o produto
Clique na foto para conhecer o produto 

 

Diversidade: cores, texturas, estampas e formatos

Como já explicado anteriormente, os revestimentos cerâmicos possuem uma diversidade enorme. Você sempre encontrará a cerâmica perfeita para o projeto que você está construindo. A cerâmica está em constante transformação, hoje é possível encontrar designs inovadores, texturas diversas, cores sofisticadas e formatos inusitados. Uma infinidade de alternativas para deixar as paredes em destaque e com personalidade. Clique aqui e conheça o nosso portfólio. 

“Atualmente, os revestimentos cerâmicos, como os retificados e porcelanatos, estão praticamente sem junta de dilatação. Isso quer dizer que conseguimos dar uma continuidade aos desenhos e padrões, sem nos preocuparmos com aquele fio de divisão do material”, complementa Deborah.

Clique na foto para acessar o produto.

Cerâmica na parede: como usar?

Uma dica direta e simples: em todos os locais em que antes se colocaria um papel de parede. Os revestimentos cerâmicos podem ser aplicados em sala de jantar, sala de estar, sala de TV, dormitórios, hall de entrada e copa, por exemplo. A arquiteta Deborah listou alguns ambientes e tipos de cerâmica para cada um, confira:

  • Sala de TV e sala de estar: padrões que imitam madeira. Deixam o ambiente mais aconchegante;
  •  Sala de jantar: padrões tridimensionais, dando movimento e leveza para o espaço;
  •  Hall de entrada: as cerâmicas que imitam pedra e mármore trazem para esse ambiente uma ideia de sofisticação;
  •  Quartos:  revestimentos com desenhos pequenos e cores claras em uma ou duas paredes de destaque.

 

Se você está renovando a sua casa, que tal aprender a escolher o revestimento ideal para a sua obra? Clique no link abaixo e confira a matéria sobre o tema que publicamos em nosso blog: 

https://www.grupofragnani.com.br/blog/revestimentos-escolha-o-ideal-para-sua-obra/