Como otimizar o layout de loja de materiais

As lojas de materiais de construção, principalmente, pequenas e médias, não costumam investir na otimização dos seus espaços para buscar recepcionar seus clientes com mais conforto e também, criar formas de atração para os seus produtos, e o layout de loja pode auxiliar muito nesse processo. Ao contrário do que muitos pensam, uma loja não serve apenas para vender e, sim, para melhorar a experiência do consumidor em diversos aspectos.

O layout de loja é uma técnica que pode ajudar muito o lojista e faz parte do Visual Merchandising, que também é uma técnica que auxilia o lojista a sinalizar adequadamente os produtos e também a organizar o layout de acordo com o espaço disponível na loja. Para isso, a contratação de um profissional especializado auxilia no processo de discutir a melhor distribuição dos produtos, a melhor iluminação, bem como que tipo de cor utilizar e até mesmo onde posicionar os pontos focais, ou seja, os produtos de destaque no ponto de venda.

Além de se preocupar com o espaço onde está localizado o ponto comercial e também o nicho de mercado em que se está inserido, o lojista de materiais de construção precisa evoluir sempre e buscar formas de criar um ambiente acolhedor para os seus clientes. Para isso, é preciso elaborar com atenção o layout da loja, a fim de reforçar a identidade da sua marca, estabelecendo, desta maneira, uma imagem positiva que ajuda a despertar o desejo de compra do público-alvo.

É importante ter um grande conhecimento sobre os seus clientes e por quem frequenta a sua loja para obter uma otimização assertiva. Além disso, pensar em formas diferenciadas de otimizar o ambiente é fundamental para atrair potenciais novos clientes. Mas, de acordo com Cláudio Araújo de Lima, Diretor do Sincomavi, é preciso tomar cuidado com soluções mirabolantes para a sua loja: “Quando alguém me fala de colocar alguma coisa, a melhor solução do mundo dentro do seu negócio, quando a pessoa inventa um equipamento futurista maravilhoso, eu pergunto, existe público para isso?”, alerta.

Dicas para promover um layout de loja eficaz:

  • A vitrine é o cartão de visitas da loja e deve ser bem aproveitada, por isto, invista na atração.
  • Explore bem todos os espaços do seu ponto de venda e não foque apenas em um lugar.
  • Conheça bem os seus clientes e frequentadores da loja para promover sempre melhorias de acordo com o perfil deles.
  • Conheça quais os pontos são mais atrativos da loja para amplificá-los.
  • É importante que o consumidor tenha boa visibilidade de toda a loja e encontre os produtos com facilidade.
  • Sinalize a sua loja com placas, adesivos e abuse da iluminação para valorizar os produtos.
  • Aposte em alguns móveis no interior do ponto de venda para tornar o ambiente mais aconchegante.

 

A importância da experiência do consumidor na venda 

 

O melhor layout de loja está diretamente ligado à experiência do consumidor durante uma compra, ou seja, se a infraestrutura é adequada para todos os clientes e potenciais clientes, se o espaço da loja é acolhedor e acessível, e se o ambiente é otimizado de maneira que o cliente não perca muito tempo buscando pelo produto que deseja. Outro ponto de atenção para manter a loja de materiais sempre organizada é realizar a logística de forma adequada para evitar problemas, como atrasos na entrega ou falta de materiais para vender aos consumidores.

Além dos pontos já citados anteriormente, também existem alguns detalhes sutis, mas que fazem com que o seu cliente em potencial se sinta confortável em sua loja. Tais como o marketing sensorial, que é diretamente responsável por criar um clima de aconchego, seja através de um cheiro específico ou através de música ambiente. Esse tipo de técnica ajuda a ampliar a experiência sensorial do seu cliente e, consequentemente, auxilia a aumentar as suas vendas, uma vez que será um fator decisivo para que o consumidor opte por adquirir os produtos em sua loja.

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