Orçamento de reforma: o que considerar para ter um bom custo-benefício

Quando uma família decide iniciar uma reforma em casa pode ter em mente os mais variados motivos, como se deparar com problemas estruturais na hora de realizar uma ampliação do imóvel, por conta de algum tipo de patologia, ou apenas o desejo de tornar o ambiente mais moderno e também mais aconchegante. Para realizar uma reforma, são exigidos tempo, empenho e também materiais adequados. Confira abaixo algumas dicas para não errar na hora de realizar uma reforma em casa:

 

Tipos de reforma de casa:

Pequenos reparos: os pequenos reparos, como troca de chuveiro e lâmpadas, são corriqueiros e costumam ser executados pelo próprio consumidor ou por alguém de confiança.

Reforma estética: quando a reforma é voltada mais para o estilo ou à estética do imóvel, você pode ousar e também abusar da criatividade para fazer as mudanças desejadas. Nesse caso, é possível também consultar um arquiteto para obter orientações.

Reforma estrutural: esse tipo de reforma costuma ser a mais complicada, pois pode estar relacionada à estrutura da casa e às partes hidráulica e elétrica. Este tipo de reforma não deve ser feito sem o auxílio de um profissional capacitado.

 

Principais desafios de uma reforma em casa

Realizar uma reforma costuma ser um grande desafio para a maioria das pessoas e, por menor que ela seja, é fundamental começar pela definição do orçamento e ter um bom profissional para auxiliar no planejamento, a começar pela definição dos materiais necessários até a elaboração do projeto. Reformar a casa também pode ser uma excelente oportunidade de averiguar toda a parte de instalações elétricas e hidráulicas, a fim de assegurar se não existe nenhum vazamento, fissuras, rachaduras ou infiltração, que comprometam a segurança dos moradores.

O home office e as reformas: qual a relação?

Seja apenas uma alteração de móvel de lugar ou a ampliação de um espaço residencial, as adaptações foram e continuam sendo necessárias, principalmente, com o aumento do home office. Muitas pessoas sentiram a necessidade de adaptar os seus ambientes de trabalho em casa e, até mesmo, por conta própria. Por isto, na hora de realizar as mudanças, pense na possibilidade de consultar um lojista de materiais de construção para te auxiliar na melhor escolha dos materiais e das ferramentas necessários, além das orientações de segurança para evitar acidentes.

 

 A importância do planejamento de custos no resultado final

O planejamento de custos que foi feito no início da reforma ajudará a prever uma redução de custos ao longo do processo e isso deve ser definido durante o planejamento do projeto, pois é onde já se inicia a definição do orçamento que será utilizado durante a execução, bem como o que deverá ser utilizado durante a obra. Para que tudo saia de acordo com o desejado, é importante se atentar para cada necessidade, como a escolha da mão de obra e a cotação de bons fornecedores, pois isso fará uma grande diferença no resultado final de uma reforma de ambientes.

 

Orçamento de reforma: como reduzir custos

De acordo com a Karla Patrícia, arquiteta do escritório Norden Arquitetura, para se fazer uma boa reforma estética e barata, a pessoa pode fazer um levantamento do que ela tem em casa e pode usar, antes de sair comprando coisas novas. A palavra do momento para isso é aproveitamento. Muitas vezes, é possível utilizar coisas que foram compradas anteriormente e podem ser reutilizadas de uma forma diferente.
“Comprar coisas usadas também é uma boa saída. Existem muitos canais na internet que fazem esse tipo de venda e usar isso é muito bom. Ter atenção a tais oportunidades de desapego dos outros e poder reutilizar e reaproveitar para não consumir algo novo”, ressalta.
Ainda de acordo com a Patrícia, quando a mudança é apenas estética, vale também utilizar a criatividade. Pode procurar dicas no . “Existem muitas pessoas ensinando coisas legais e a pessoa economiza muito utilizando a criatividade”, complementa.

 

Quer saber como otimizar espaços durante o home office? Confira dicas especiais em nosso e-book gratuito:

https://landing.grupofragnani.com.br/home-office