Normas técnicas: o que conferir na hora de instalar revestimentos

Os revestimentos são um dos insumos recorrentes dentro da construção civil. Eles têm como função a proteção das alvenarias e estruturas da obra de intempéries climáticos, além da estética da edificação. Porém, existem diferentes tipos de revestimentos, cerâmica, pedra, madeira, metálica, entre outros, que tornam importante ficar atento às normas de instalação, uso e cuidados para que o revestimento exerça sua função e seja preservado pelo tempo indicado pelo produtor.

 

Segundo João Carlos Gabriel, professor de Engenharia Civil da Universidade Presbiteriana Mackenzie de Campinas, cada tipo de revestimento tem uma técnica para instalação. “Geralmente a área na qual deve ser aplicado o revestimento deve ser seca, livre de sujidades, de superfície regular. Para isso existem as normas técnicas NBR da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)”.  

 

Confira algumas das principais normas técnicas relacionadas a instalação de revestimentos:

 

ABNT NBR 13.753: Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante – Estabelece os requisitos para a execução, fiscalização e recebimento de revestimento de pisos externos e internos com placas cerâmicas assentadas com argamassa colante.

 

ABNT NBR 13.754: Revestimento de paredes internas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante – Estabelece os requisitos para a execução, fiscalização e recebimento de revestimento de paredes internas com placas cerâmicas assentadas com argamassa colante.

 

Ambas as normas NBR 13.753 e NBR 13.754, não se aplicam para a execução de revestimento  com pastilhas cerâmicas. O que fortalece a importância de checar a norma técnica de cada tipo de revestimento.

 

ABNT NBR 13.755: Revestimento cerâmico de fachadas e paredes externas com a utilização de argamassa colante – Estabelecer os requisitos para a execução, fiscalização e recebimento de revestimento de paredes externas com placas cerâmicas assentadas com argamassa colante específica para fachadas. Além de não ser aplicado em pastilhas cerâmicas, também não deve ser aplicada a revestimentos constituídos de placas cerâmicas com as seguintes dimensões máximas:

 

– Área de superfície: ≤ 400 cm²

– Espessura total: ≤ 15 mm

 

ABNT NBR 15.844: Rochas para revestimento – Requisitos para granitos – Especifica as características físicas e mecânicas requeridas para granitos destinados a revestimentos verticais e horizontais de exteriores e de interiores de construções.

 

ABNT NBR 15.799: Pisos de madeira com e sem acabamento – Padronização e classificação

 

As normas técnicas passam todos os parâmetros e requisitos para a aplicação do material. Do planejamento do trabalho à disposição do revestimento. 

 

Seguir as normas técnicas é importante para garantir a segurança do usuário. Já que a instalação adequada do revestimento impede que acidentes possam acontecer. Ainda traz benefícios econômicos, por extrair tecnicamente o melhor que o produto pode oferecer e facilitar a manutenção do material.

 

Quer saber tudo sobre revestimentos? Não deixe de conferir o nosso e-book gratuito: https://landing.grupofragnani.com.br/guia-do-revestimento