Como montar um cantinho de leitura no seu espaço

11 nov 2022

O hábito de leitura tem crescido no Brasil: os jovens também estão lendo mais, muito puxado pelos threads de livros no tik tok. De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen BookScan em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), durante o ano de 2021 foram vendidos 55 milhões de livros, cerca de 29,3% a mais do que no ano anterior.

Quer saber mais sobre esse tema e como montar um cantinho de leitura no seu espaço? Continue lendo o nosso artigo!

Para Mariana Löwenthal, arquiteta e urbanista paulista formada pela PUC-Campinas, que atualmente é sócia-diretora do escritório Arestha Arquitetura e Engenharia (@arestha.arq), a leitura é uma atividade fundamental para todos, “ela mantém nossa mente estimulada, fortalece nosso raciocínio e nos mostra um horizonte de perspectivas, nos dando entretenimento e conhecimento ao mesmo tempo”, aponta.

revestimento-ceramico-incenor-cantinho-da-leitura

É como uma ginástica para o cérebro e uma viagem sem sair de casa. “Eu particularmente considero livros elementos que contribuem de forma excelente para a estética de um ambiente, eles trazem uma atmosfera de intelectualidade e muita personalidade, pois seus livros mostram um pouco de você, seus gostos, profissão e experiências de vida”, destaca.

Dicas para montar um cantinho de leitura no seu espaço

Além da valorização dos livros em si, um canto reservado à leitura também é algo que deve receber atenção, pois um espaço confortável e bonito contribui para que você tenha uma rotina de leitura e prazer com essa atividade tão importante. Por isso, para criar um espaço decorado em casa para se dedicar à leitura, é importante levar em consideração em um primeiro momento dois pontos:

  • Iluminação adequada

iluminacao-ideal-para-cantinho-da-leitura

  • Mobiliário confortável 

mobiliario-confortavel-para-cantinho-da-leitura

Outro detalhe é que a decoração deve levar em consideração a personalidade e gostos pessoais do usuário do cantinho de leitura. A indicação da especialista é montar um “altar” para a leitura com uma estante dedicada especialmente a seus livros, os expondo, além de uma poltrona confortável e com cor que harmonize com o resto do cômodo ou até mesmo uma escrivaninha de mesma estética da estante.

A estante pode ter espaços reservados a itens de decoração entre os livros, como nichos. Esses itens podem ser peças de arte ou, simplesmente, de seu gosto, ou até mesmo plantas para o cantinho da leitura. “Mas lembre-se de sempre deixar o local organizado e limpo, sempre tendo como foco ser um refúgio, um local agradável”, orienta.

Dicas para escolher o melhor local para o seu cantinho de leitura

Para quem gosta e até mesmo para quem quer iniciar esse hábito de ler mais, é muito importante poder contar com um espaço da casa reservado apenas para essa finalidade, sem distrações ou interrupções. “Se esse cantinho não puder ser no quarto, pode ser em um espaço da sala ou escritório, mas aconselho sempre um local calmo e com pouca circulação de pessoas”, orienta.

Escolha um espaço calmo e com pouco movimento, como um canto de seu quarto. Lembre-se que é fundamental que o cantinho da leitura seja bem iluminado, então dê preferência para áreas próximas a janelas ou com uma boa iluminação artificial, que pode ser proporcionada com a utilização de luminárias (que também agregam a sua decoração).

Dicas para criar um cantinho de leitura sem ocupar muito espaço

Caso haja falta de espaço, tire proveito de uma boa marcenaria para posicionar seus livros e itens de decoração e utilize locais estratégicos e que possam inclusive estar sem uso, como cantos próximos a janelas, é possível incluir um banco na frente da janela e utilizar como local de leitura, por exemplo. Podem-se criar também assentos em cantos e outros espaços ociosos da casa com o uso de marcenaria e até DIY (do it yourself) em português, “faça você mesmo”, que é uma tendência que incentiva as pessoas a desenvolverem seus próprios objetos, sem o auxílio de um profissional e se aplica a qualquer atividade de criação ou reparação.

O segredo é reservar espaços para os livros, investir em estantes (com cores e materiais que condizem com o resto da decoração) que os deixam valorizados e de forma que harmonizam com o resto da decoração. Não esconda seus livros e traços de sua personalidade, os deixe como item de decoração, atualmente, a autenticidade e memória afetiva estão em alta dentro do design de interiores, o tema do CASACOR SP deste ano foi exatamente este e nela foram expostos ambientes com livros e itens pessoais dos arquitetos como composição decorativa!

 

Aproveite e veja também o que é Arquitetura Afetiva na decoração:

https://www.grupofragnani.com.br/blog/arquitetura-decoracao-afetiva/

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!