Como incentivar a equipe de vendas a cumprir metas

13 out 2022

Com uma equipe de vendas bem treinada e motivada, é possível atingir várias metas e vender cada vez mais. No entanto, para isso dar certo é importante construir um ambiente propício, que seja agradável e produtivo para os colaboradores.

Esse é um processo que depende muito do dono e também do gestor da loja para contratar as pessoas certas, bem como proporcionar um bom treinamento, para que elas estejam aptas para atingir as suas metas de vendas. Quer saber como motivar e capacitar a sua equipe? Acesse a nossa matéria especial sobre o tema:

Para Raul Goulart, empreendedor do Vivendo de Loja – que presta mentorias para lojistas de materiais de construção, até mesmo nos negócios, temos que mentalizar que precisamos de pessoas. Sejam aquelas que vendem ou as que compram, então é fundamental ter em mente que é extremamente importante ter uma equipe de vendas com pessoas capacitadas, para atender os clientes e assim escalar o seu negócio. “Quanto mais canais de venda você tem, mais aumenta a proporção de se poder vender muito mais”, aponta.

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Veja como contratar e treinar uma equipe de vendas na loja

O conselho do especialista é trabalhar com pessoas de dentro do seu negócio, até mesmo para evitar a rotatividade de pessoas. Como por exemplo, pensar no cargo mais baixo, como o estoque. “Contrate um auxiliar de estoque, treine esse profissional, faça ele virar um coordenador de estoque. Daí, faça ele entrar aos poucos nas vendas e depois puxe para de fato seguir no atendimento”, aconselha.  No entanto, esse processo exige paciência do dono da loja de materiais, mas na contrapartida, essa pessoa já estará engajada e dentro da missão e valores do negócio em si, pois ela já está na loja há algum tempo e já conhece todo o funcionamento dos processos.

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Acompanhe de perto os resultados da sua equipe, pois é esse pequeno conjunto e ações do dia após dia que faz com que ela atinja as suas metas gerais. “Uma dica que eu dou é pegar a meta de cada vendedor e dividi-la por semana. Por exemplo: se cada vendedor de loja precisa vender 100 mil/mês, o mês tem quatro semanas, então ele precisa vender 25 mil/semana”, orienta. Fazendo esse acompanhamento semanal, se algum vendedor não atingiu a meta, deve-se entender o que está acontecendo e auxiliar para que ele atinja essa meta.

“Vejo muitos donos de loja ficarem correndo para atingir a meta lá pelo dia 25 e isso pode ser evitado com essa estratégia, pois esta estratégia de vendas faz com que o vendedor da loja se antecipe e, ao chegar nessa data, ele já tenha realizado as ações necessárias para atingir a meta”, complementa.

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Essa simples divisão de metas por semana já ajuda muito, pois quando se fala em uma meta de 100 mil reais é muito dinheiro e parece uma meta assustadora, mas quando ela é dividida por dia ou por semana, ela já parece muito mais atingível. “Esse acompanhamento, o dono de loja não pode deixar de lado e deve, semana a semana, conversar com a equipe de vendas sobre isso, até mesmo para evitar surpresas no final do mês”, finaliza.

Agora que você já conhece as estratégias para cumprir suas metas de vendas, confira as dicas para realizar um pós-venda assertivo:

https://www.grupofragnani.com.br/blog/como-fazer-pos-venda-estrategico/

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