Conheça os materiais ideais para compor uma casa de praia

Melhore os ambientes da sua casa de praia com estas dicas

Quando o período de férias e de reformas se aproxima, é natural buscar por materiais que possam melhorar os ambientes da casa. Ainda mais se estamos falando de uma casa de praia, que é pensada justamente para oferecer o máximo de conforto, visando ser o local em que toda a família possa aproveitar momentos de descanso e recreação. Pensando nisso, hoje trouxemos dicas valiosas para você, que tem uma casa de praia.

 

Dicas de melhorias para a sua casa na praia

Celso Afonso Cabana Prado, sócio do escritório Candossim & Cabana, sugere uma revisão no telhado, considerando calhas, condutores e rufos, assim como a avaliação da necessidade de uma limpeza geral. Vale também analisar o estado das lâmpadas, interruptores e chuveiros, pois já que estamos falando de uma casa de recreação, esses itens nem sempre recebem a manutenção devida e podem tornar-se grandes vilões de gasto de energia. “Para garantir a higiene e o bem-estar do ar, também é importante observar pontos de mofo e umidade, e se necessário, tratá-los o mais rápido possível, assim como realizar uma checagem nas caixas de gordura e de passagem, pois por estarem muito tempo sem uso, podem apresentar problemas”, destaca.

Os pontos levantados por Celso acima, visam a precaução, mas pensando no bem-estar também é interessante investir na colocação de uma boa ducha de água fria na parte externa da casa, em ganchos para redes, entre outros itens. “Uma boa opção para essa área, por exemplo, é contemplar uma cozinha prática e uma churrasqueira, afinal, a casa é de descanso”.

 

Quais são os materiais mais indicados para uma casa de praia?

“Para a parte de manutenção, produtos não corrosivos para limpar telhados e calhas – luvas e balde para limpar fossa e caixas de gordura. Para o lazer, é sempre bom ter uma boa furadeira/parafusadeira para instalação de ganchos de redes.”, indica. Já no caso de uma cozinha externa, dependerá muito do local e do perfil da família. “Ou seja, estilo de vida, e estilo de arquitetura existente, mas uma boa torneira para a área externa, uma boa cuba e uma churrasqueira pré-moldada e até mesmo uma de latão performam bem”, explica.

 

Quando é indicado fazer as melhorias?

“As melhorias de manutenção devem ser feitas por conta da época do ano a qual se tem muita instabilidade do tempo e se essa parte da casa de praia não estiver em ordem, pode frustrar as férias”, alerta. Celso também recomenda uma atenção para as melhorias recreativas na área externa, pois em tempo de férias e de praia, quanto mais conforto a família tiver para usufruir da natureza e do ar livre, melhor esse período será para recarregar as energias.
“Quanto aos materiais, principalmente em praia, deve-se tomar cuidado com os que sejam protegidos contra as intempéries, que são maresia, ar seco, e umidade do ar, com isso deve-se observar muito as instruções do fabricante na hora de comprar, devido ao destino dado a cada um destes materiais”, complementa.

Sugestão de revestimentos cerâmicos

Nas áreas internas, a aplicação dos revestimentos são as mesmas de uma casa urbana, salvo o cuidado em relação a opções mais resistentes que não perderão tempo de vida útil com a influência de areia dentro de casa, e da circulação de um número maior de pessoas.
Já na área externa, que é impactada por piscina, maresia, incidência de sol, acúmulo de sujeira e areia, além da maior circulação, os tipos mais indicados de revestimentos são:

  • Piso de pedras naturais: são resistentes e têm características rústicas;
  • Piso de madeira;
  • Piso de cerâmica: revestimento de fácil aplicação;
  • Piso de porcelanato;
  • Pisos estampados diretamente em concreto.

“Para a manutenção correta dos pisos da área externa, nunca utilize produtos de natureza ácida. Já para a limpeza do dia a dia das pedras, revestimentos cerâmicos, porcelanatos e cimentícios, o mais indicado é o uso de detergente transparente, além de contar com uma lavadora de alta pressão, que evita riscos nas peças com jatos mais suaves”, alerta Celso.

Vale ressaltar que na hora de comprar qualquer produto, é essencial certificar-se de que o instalador e/ou mão de obra, sabe trabalhar com os materiais adquiridos.