Marketing para pequenos negócios: saiba como aplicar os recursos na sua loja

14 abr 2022

Antes de aplicar efetivamente as técnicas de marketing em uma loja de materiais de construção, é fundamental que o gestor entenda o significado do Marketing, uma palavra que vem do termo inglês market, que significa mercado, ou seja, é um estudo dos objetivos, causas e resultados produzidos através das diferentes formas que as empresas lidam com o mercado.

A Gestão de Marketing engloba várias fases, como análise e controle de ações a  fim de atingir um público bem como o planejamento. O papel principal é coordenar a comunicação entre a empresa e o mercado a fim de chegar aos seus consumidores em potencial. É um processo que visa assegurar a obtenção do maior benefício possível. Nessa área são aplicados conhecimentos avançados a respeito da prospecção de mercados e da sondagem de opiniões.

Tipos de marketing e suas principais técnicas

O marketing em si é um conjunto de técnicas e métodos aplicados ao estudo das necessidades dos mercados e seus principais componentes, como públicos, estratégias de vendas e melhores ações para o desenvolvimento das empresas. Apesar disso, o marketing significa mais do que vender, porque a venda é um processo de sentido único. Confira abaixo os principais tipos de marketing para serem aplicados em um negócio, seja ele grande ou pequeno:

Marketing digital

O marketing digital consiste em uma abordagem que é muito mais focada em ações na internet e outros meios digitais como principal ferramenta para atingir os seus objetivos.

Marketing pessoal

O marketing pessoal possui uma abordagem focada na autopromoção com o objetivo principal de alcançar sucesso e destaque em algum segmento, seja pessoal ou profissional.

Marketing de relacionamento

Esse tipo de marketing se apropria de um conjunto de estratégias e ações focadas em desenvolver e estabelecer um relacionamento positivo e duradouro com os clientes e consumidores.

Inbound marketing

Inbound marketing é um conjunto de estratégias como otimização de SEO, conteúdo especializado e criação de materiais ricos que tem como objetivo a atração voluntária de clientes potenciais (leads) para a empresa.

 

Como aplicar os recursos de marketing na sua loja

Segundo a especialista em marketing Elaine Satomi, da empresa Empreenda 360°, entre os gestores de comércios pequenos, em especial, das lojas de materiais de construção, a comunicação de vendas não é um assunto que é levado em consideração, até porque, gera custos. Porém, é algo que deve receber atenção especial, pois estar atento à forma como a sua loja se comunica com os consumidores pode gerar muitos benefícios que refletem diretamente no aumento das vendas.  “Para atingir o público correto é necessário que seja feita uma gestão de marketing efetiva com foco em resultados a médio e longo prazo”, ressalta.  Isso envolve profissionais especializados e também acesso e conhecimento sobre as ferramentas de comunicação adequadas. Confira a seguir algumas dicas para pequenos lojistas do segmento de construção:

  •  É importante ter sua presença digital, independentemente do tamanho do seu negócio, pois com a “falta de tempo” das pessoas, elas podem consultar facilmente as informações pela internet;
  •  Você (empresário) pode trazer/proporcionar conhecimentos da área para que as pessoas saibam tomar boas decisões na escolha de produto;
  •  Manter tanto sua loja presencial como a online organizada para que seus clientes consigam localizar facilmente o que procuram;
  •  Saiba mostrar o propósito da sua empresa, mostrando para o que veio e como fará isso;
  •  Nunca se esquecer que o pós-venda possui um papel essencial para criar um bom relacionamento com o seu público;
  •  Estar atento com as datas comemorativas e realizar ações específicas como promoções;

De acordo com Satomi, apesar da maioria das pessoas acreditarem ainda ser uma coisa distante, é fundamental começar a pesquisar sobre alguns temas que estão em destaque no universo da comunicação e marketing, como o tema Metaverso do antigo Facebook e atual Meta que visa ampliar as conexões e experiencias entre o mundo digital e o mundo real, pois da mesma forma que anos atrás a internet parecia ser algo distante, em breve o metaverso será uma realidade nos negócios, ou seja, “quem estiver melhor preparado e se lançar na frente com certeza terá destaque no mercado”, orienta.

Confira a importância de seguir a legislação de proteção aos dados no seu estabelecimento: https://landing.grupofragnani.com.br/implementacao-da-lgpd-no-varejo

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!