Inteligência emocional: habilidade essencial para donos de lojas

02 set 2022

Saber lidar com os sentimentos e com as emoções é essencial para quem empreende, principalmente, para o segmento do varejo. Afinal, o dia a dia de um empresário que atua nessa área é cheio de diversos desafios, que vão desde negociação com fornecedores até questões operacionais e desempenho do time de vendas. 

No universo do comércio, é bem comum que todas as decisões recaiam sobre os ombros do dono. Por isso, é fundamental que os empreendedores estudem e explorem as possibilidades da inteligência emocional para o sucesso do seu negócio. Ao desenvolver essa habilidade, é possível ter capacidade de reconhecer, identificar e gerenciar as suas próprias emoções para, então, interagir de forma mais assertiva com funcionários, clientes e parceiros. 

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É o que explica o consultor especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e fundador do RH Academy, Lessandro Sassi. “Um empreendedor do varejo está se comunicando com outras pessoas o tempo todo. Ao ser capaz de identificar suas emoções e tendências de comportamento, ele terá uma atuação muito mais efetiva na hora de desenvolver as suas interações”. 

Segundo Marcos M. de Oliveira, CEO do Instituto Advento e diretor de Projetos Globais da Associação Brasileira de Profissionais de Coaching (ABRAP Coaching), o estudo das emoções impacta em, pelo menos, cinco áreas da nossa vida, tanto profissional quanto pessoal. Essas áreas são: emocional, financeira, sexual, nos relacionamentos e no marketing do nosso negócio.

Os benefícios da inteligência emocional para os negócios

Comunicação com os clientes: ao aumentar o nível da inteligência emocional e das interações interpessoais, o empresário também consegue se comunicar melhor com os clientes e compreender a real necessidade deles, tendo como ganho o desenvolvimento de um relacionamento melhor e mais duradouro. O empreendedor passa a ser capaz de entender como funciona a parte emocional dos consumidores e alcançar a fidelidade. 

Emoções durante as negociações: ao desenvolver essa habilidade, é possível reconhecer as emoções e também moldá-las, evitando o medo, a insegurança ou a irritação na hora de fechar um negócio. “Se alguém sabe que você é um empreendedor que se irrita muito fácil em uma negociação, essa pessoa pode utilizar isso como estratégia para conseguir um preço mais baixo, pois entende que o dono não irá decidir de forma racional e adequada para o negócio, mas terá uma reação reativa e emocional”, exemplifica Sassi.

Liderança de time: outra vantagem dessa habilidade para os negócios é a satisfação do time, afinal, ninguém gosta de ser liderado por um gestor despreparado. Ter funcionários contentes, animados e que se sentem respeitados impacta diretamente no volume e na qualidade das vendas de uma loja. “Com inteligência emocional, não só o empreendedor se sente feliz, mas todas as pessoas nesse ambiente”, acrescenta Oliveira

 

Como desenvolver essa habilidade?

Segundo o fundador da RH Academy, a inteligência emocional é uma habilidade que todos nós somos capazes de desenvolver. Para ele, o primeiro passo é começar estudando, seja através de livros, filmes ou artigos, sobre esse tema. Após adquirir um conhecimento básico, é hora de colocar em prática e validar os aprendizados. E, por fim, analisar os resultados obtidos e buscar melhorar. 

Existem diversas atitudes e ferramentas que colaboram para o desenvolvimento dessa habilidade. Entre elas estão as técnicas de escuta ativa (como o feedback) e uma ferramenta chamada de “Roda das Emoções”, que ajuda o empreendedor a identificar os seus sentimentos e traduzi-los. 

“O resultado de estudar a inteligência emocional é fazer uma mudança interna, mudar você como pessoa e indivíduo, para então impactar a sociedade e tudo o que está a sua volta, como familiares, funcionários e amigos”, conclui o CEO do Instituto Advento.

 

Saiba mais:

A inteligência emocional é também importante para os gerentes de loja. Clique no link e saiba um pouco mais sobre a função desse profissional no seu negócio: https://www.grupofragnani.com.br/blog/gestor-lider-gerente-de-loja/

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