A importância dos indicadores de desempenho para o seu negócio

03 fev 2022

Você já ouviu falar sobre indicadores de desempenho? Eles são essenciais para mensurar os resultados da loja de materiais de construção e ajudar o gestor a identificar possíveis problemas de gestão e corrigi-los antes que os mesmos gerem prejuízo para o estabelecimento.

 

Porém, nem todos os gestores estão acostumados com essas métricas, comuns já em outros tipos de setores. “Os principais indicadores de desempenho para o comércio varejista podem ser analisados dentro do relatório que é gerado a partir do fluxo de caixa, por isso, é importante ter um sistema bem completo que dê clareza dos números ao empresário. Só assim será possível observar indicadores como a receita ou entrada, margem de contribuição, Lucro Operacional Antes do Investimento (LOAI), lucro operacional e resultado líquido”, explica Renan Kaminski, sócio-fundador da 4blue.

Para Shana Wajntraub, CEO e Fundadora da Eleve Consulting, os indicadores realmente fornecem clareza para os gestores “ Na venda média, por exemplo, nos mostra a eficiência da equipe em fazer vendas sugestivas. No turnover, mostra que a complexidade do setor de materiais de construção é muito grande. Manter uma equipe treinada é sinônimo de redução de custos e aumento de eficiência e vendas, já que a curva de aprendizagem é longa”, ressalta a CEO.

O que significa para indicador de desempenho?

  • Receita ou entrada: é o dinheiro que entrou no caixa da loja;
  • Margem de contribuição: é o valor que sobra após o pagamento dos custos variáveis e, de acordo com o sócio-fundador da 4blue, é um dos mais importantes de ser analisado pelo gestor;
  • Lucro operacional: é o dinheiro que sobrou após o pagamento de todos os custos fixos e variáveis;
  • Resultado líquido: é a lucratividade que a sua empresa teve considerando também as receitas e despesas não-operacionais.

 

“Analisando esses números será possível saber se sua precificação está sendo feita de forma correta; se existem custos fixos que podem ser reduzidos ou cortados; saber as melhores margens de contribuição dos seus produtos e conseguir fazer boas promoções”, exemplifica Renan.

 

 

Check list: indicadores de desempenho para verificar o resultado dos negócios:

  • Número de clientes;
  • Ticket médio;
  • Margem líquida;
  • Rentabilidade operacional;
  • Quantidade SKU;
  • Giro de estoque;
  • Turnover equipe.

 

Como implementar os indicadores na sua loja

Vale ressaltar que para implementar uma gestão baseada em métricas, é preciso saber que será necessário realizar uma mudança de cultura, tendo em vista que a equipe precisará se adaptar à nova realidade e estratégia.

“Para mudar a cultura de uma empresa é fundamental definir a sua missão, visão e valores. Esses elementos vão ajudar a definir a nova estratégia de negócio, e com base neles deverão ser realizadas as futuras contratações. Além disso, é essencial que sejam feitos alinhamentos periódicos com os colaboradores para manter viva a nova cultura estabelecida”, orienta Renan da 4blue.

 

Shana concorda na importância das pessoas neste processo. “Para mudar a cultura de uma loja para que ela foque mais em resultados, é preciso trabalhar as pessoas, desde a contratação adequada até o acompanhamento individual e da equipe, durante o processo de gestão de pessoas”, acredita a representante da Eleve Consulting.

 

Para não perder clientes, é importante saber aplicar o pós-venda. Confira nossas dicas: https://www.grupofragnani.com.br/blog/como-aplicar-pos-venda-na-loja/

 

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