Homeschooling: como criar um ambiente escolar em casa

13 out 2022

Segundo informações divulgadas em março de 2022, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o fechamento parcial ou total das escolas gerou várias consequências, tanto para crianças quanto para jovens de 185 países, alterando a rotina educativa de cerca de 89,4% da população estudantil de todo o planeta.

Para retornar à normalidade, diversas instituições educacionais optaram por implementar o ensino remoto através de diferentes plataformas digitais, gerando assim um aumento significativo na educação à distância. Isto posto, foi necessário se adaptar a essa nova realidade onde os filhos necessitam de um espaço próprio para  se dedicarem ao estudo dentro de casa.

ambiente-escolar-home-office-estudo-homeschooling

Homeschooling: o que é e como funciona?

Você já ouviu falar em homeschooling? Muito utilizado em outros países, é basicamente quando os pais optam pelo estudo domiciliar, onde as crianças e adolescentes não frequentam a escola, por diversos motivos.

O homeschooling no Brasil não é permitido. Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou que não há lei que regulamenta o ensino domiciliar. A decisão do STF estabelece que é necessário a criança comparecer à sala de aula para ter convivência com alunos de crenças e valores distintos. “A convivência e a interação com outros estudantes de sua idade são fundamentais para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. É assim que ele desenvolve habilidades sociais também”, afirma a professora aposentada, Lucia Rodrigues dos Santos.

homeschooling-funciona-no-brasil

Entretanto, durante a pandemia, muitas famílias se viram diante de um impasse, visto que não era prudente frequentar esses espaços coletivos sem correr certos riscos. “Na pandemia, a maior preocupação era que esses estudantes não levassem uma doença para dentro de casa. Por isso, as famílias tiveram que estabelecer uma rotina de estudos, muitas vezes complexa”, comenta a professora. Confira abaixo algumas dicas para criar um ambiente seguro para o estudo domiciliar do seu filho:

  • Crie um ambiente silencioso e que proporcione foco e concentração para os estudantes. Por exemplo, esse ambiente não pode ser na sala de casa, onde há movimentação de pessoas e também eletrodomésticos que chamem a atenção, como a televisão;
  • O ambiente deve ser iluminado, seja como iluminação artificial ou natural, é fundamental que a iluminação sirva de apoio aos estudantes no momento do aprendizado;
  • Invista, se possível, em móveis e cadeiras ergonômicas. Pensando que esse estudante ficará algumas horas sentado estudando, é preciso garantir que isso não seja prejudicial à sua postura.
  • Respeite o espaço de estudo e crie uma rotina domiciliar. É importante que toda a família entenda que durante um período de tempo aquele local precisa de silêncio e respeito aos estudos, evitando barulho e desorganização para não atrapalhar o estudante.

quarto-home-office-e-estudos-para-adolescentes

Vantagens e desvantagens do homeschooling ou estudo domiciliar

Entre as principais vantagens podemos citar:

  • Aumenta o senso de responsabilidade individual do aluno;
  • Melhora as competências digitais, autoconfiança e interação intelectual;
  • Reforça o envolvimento dos cuidadores na educação de seus filhos;
  • Traz maior flexibilidade entre estudo e atividades, sem se prender ao horário fixo e rígido.

Entre as principais desvantagens podemos citar:

  • Falta de socialização;
  • Risco de cyberbullying;
  • Aumento das distrações.

Mesmo com o fim da pandemia e também da proibição do homeschooling no país, contar com um espaço focado no aprendizado que permita as condições necessárias para que o aluno se concentre, pode se tornar um grande aliado na hora de incentivar as crianças e até mesmo adolescentes a se dedicarem ao conhecimento.

Agora que você já sabe a importância de ter um espaço preparado para os estudos, que tal conhecer a última tendência em decoração para adolescentes: o quarto gammer? Acesse no link: https://www.grupofragnani.com.br/blog/dicas-para-decoracao-quarto-gamer-revestimentos/

Deixe o seu comentário

1 comentário em “Homeschooling: como criar um ambiente escolar em casa”

  1. This is the perfect web site for anyone who would like to find out about this topic.

    You understand so much its almost tough to argue with you (not that I actually
    would want to…HaHa). You definitely put a new spin on a subject which has been discussed for many years.
    Wonderful stuff, just excellent!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!