Gestão

O crescimento das compras online, impulsionado pelo distanciamento social dos dois últimos anos, trouxe como necessidade o planejamento de novos fluxos logísticos nas operações para gerenciar pedidos com diferentes origens, de forma integrada, trazendo as técnicas omnichannel também para pequenas e médias lojas. E é aí que entra a fórmula BOPIS (“buy online, pickup in store”), conhecida no Brasil como: compre e retire ou clique e retire. Segundo levantamento da CommerceHub, 93% dos consumidores preferem retirar seus pedidos na loja física, desde que os receba antes e/ou com custos de envio reduzidos.   Como funciona o
Quase todos os assuntos que permeiam a gestão financeira de um negócio ainda assustam pequenos e médios varejistas, e o fechamento do ano fiscal é um deles. Organizar as finanças com informações confiáveis é essencial para que o gestor possa analisar e mensurar os resultados da empresa, garantindo a busca pela saúde financeira do negócio.  O primeiro passo para elaborar o fechamento do ano fiscal é entender o conceito. Marcio Moreno, consultor de negócios do Sebrae, explica que, de forma simples, trata-se de uma operação contábil que unifica todos os movimentos fiscais de uma empresa. Vale
Mais do que ter um cuidado na hora de estocar mais produtos do que o necessário, o controle de estoque é essencial para minimizar as perdas de materiais de construção por conta da validade e até mesmo por falta de cuidado durante o manuseio. O ideal é que os produtos de maior saída sejam posicionados na frente da loja a fim de tornar o atendimento do vendedor mais prático e eficiente, entretanto, armazená-los mais ao fundo da loja não é errado, desde que isso faça parte de uma estratégia de vendas para um segmento determinado, por
Com o aumento do uso das redes sociais, inevitavelmente, os lojistas de materiais de construção precisam se adaptar e estar onde os consumidores e clientes da loja estão. Diversos segmentos já estão otimizando a sua forma de vender ao utilizar a tecnologia. Uma delas, que pode ser inserida de maneira fácil pelas lojas de materiais de construção, é a ferramenta WhatsApp. Atualmente, a plataforma conta com 108,4 milhões de usuários ativos apenas no Brasil e 80% desses usuários utilizam essa ferramenta como uma nova forma de se comunicar com as marcas que costuma seguir, criando assim
O lojista precisa atentar-se às determinações para evitar penalizações A logística reversa é uma pauta que ganha cada vez mais força entre as empresas e os consumidores, à medida que a preocupação com o meio ambiente torna-se cada vez mais evidente no Brasil. Pensando nisso, trouxemos uma visão geral sobre o tema, além de explicar como a logística reversa pode ser aplicada por você, que é lojista, na sua loja de materiais de construção.  A responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos foi determinada pela Lei 12.305/2010, sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com o
Saiba quais os impactos da alteração para a sua loja  Recentemente, o Sincomavi-SP alertou os comerciantes a respeito da alteração na redação do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A alteração diz respeito a inclusão da Lei 14.181/21, mais conhecida como a Lei do Superendividamento. Saiba mais a seguir sobre o impacto da alteração do Código do Consumidor para a sua loja de materiais de construção.   A importância do Código de Consumidor Ronaldo Gotlib, sócio-fundador da Gotlib Advogados Associados, ressalta que os consumidores são pessoas físicas e também jurídicas, já que, por exemplo, empresários do
Um dos maiores problemas enfrentados pelos lojistas do varejo de materiais de construção é a alta rotatividade e a dificuldade de encontrar profissionais interessados em exercer a função de vendedor de loja e que possuam as características necessárias para esse posto em questão. Afinal, eles são a peça-chave na loja de materiais de construção e precisam estar sempre preparados, tanto com conhecimento técnico sobre os produtos que vendem, quanto também com conhecimentos de vendas e de comportamento do consumidor. Outro fator fundamental é que a equipe se reconheça em seu líder de vendas, afinal, é ele
É muito comum tanto em grandes lojas quanto em pequenos comércios de bairros, seja por conta da qualidade do produto ou até mesmo por outros fatores, como a compra por impulso ou falta de informação, o consumidor se arrepender de alguma aquisição através da lei do arrependimento. E cá entre nós, quem nunca comprou algo pela internet e se arrependeu, por exemplo? Porém, esse tipo de situação desagradável pode gerar alguns transtornos e desgastes na relação entre cliente e vendedor, além de alguns prejuízos para a loja de materiais de construção. Por isso, é muito importante
Quando um cliente entra em uma loja de materiais de construção, nem sempre é possível entender de bate e pronto aquilo que ele busca e quais são os seus maiores desejos e necessidades, bem como a melhor forma de atendê-las. Afinal, para entregar as melhores soluções para os clientes, é fundamental que o lojista conheça o perfil de seus consumidores. Por isso, entender as peculiaridades de cada pessoa que frequenta a sua loja é fundamental para fazer vendas mais assertivas e, para isso, elaborar um perfil de cliente pode auxiliar e muito nessa tarefa. Para Nina
Presente na história da construção de diversos povos, a cerâmica se mantém atemporal como uma das soluções mais atuais de toda a arquitetura mundial. Ao iniciar uma construção ou reforma, conhecer um pouco mais sobre os materiais que serão utilizados pode fazer toda a diferença. Isso conta não só na qualidade e na sofisticação dos seus futuros ambientes, como também nas economias do orçamento final da obra. Neste conteúdo, você vai saber mais sobre a composição dos atuais revestimentos, suas diferentes aplicações e também os principais benefícios que você e sua obra terão a partir da