Gestão

Quem empreende sabe que a boa gestão financeira é essencial para a saúde do negócio. Afinal, todas as atividades de uma empresa – seja ela grande ou pequena – afetam as finanças. Por isso, lidar com essa atividade nem sempre é fácil e demanda muita responsabilidade. Administrar e organizar o dinheiro de uma loja de materiais de construção é fundamental para ter um planejamento estratégico, embasar decisões e traçar as metas para o futuro do negócio. Sem a gestão financeira é impossível sobreviver ao sonho de empreender. Mas, como manter a saúde financeira e garantir o
Ter uma boa relação com fornecedores é extremamente necessária para o sucesso de uma loja de materiais de construção. Por isso, é fundamental que os empresários não os vejam apenas como meros prestadores de serviços e mercadorias, e que invistam em relacionamentos a longo prazo.  Os benefícios de ter uma boa relação com os fornecedores vai muito além da manutenção do estoque. Esse relacionamento traz a possibilidade de negociações mais vantajosas e duradouras, dando aos lojistas uma vantagem extremamente competitiva no mercado devido às possibilidades de precificação.  Mas, como fazer um estudo de fornecedores? A resposta
De acordo com dados divulgados pela Zendesk, o Brasil possui a maior taxa de turnover, chegando a 82%, entre as empresas pesquisadas mundialmente. O turnover nada mais é do que a sigla em inglês para o nome dado à rotatividade de funcionários em uma empresa. Já a taxa de turnover se refere a medida, em porcentagem, da relação entre colaboradores admitidos e os que fazem parte da organização e aqueles que foram desligados. Mas como minimizar a rotatividade de funcionários dentro da loja de materiais? Segundo pesquisa do Linkedin, as principais causas se estendem de forma
Administrar um negócio nem sempre é uma tarefa fácil e exige muita maestria para que o sucesso seja atingido. Quando o assunto é a gestão de uma loja ou rede de materiais de construção, a missão pode ficar até um pouco mais desafiadora, visto que o varejo nessa área possui as suas peculiaridades.  É o que explica o presidente da Federação de Comerciantes de Material de Construção do Estado de São Paulo (Fecomac-SP), Cássio Tucunduva. “A maior diferença entre a gestão de uma loja de materiais de construção e outros varejos é a necessidade do conhecimento
Antes de aplicar efetivamente as técnicas de marketing em uma loja de materiais de construção, é fundamental que o gestor entenda o significado do Marketing, uma palavra que vem do termo inglês market, que significa mercado, ou seja, é um estudo dos objetivos, causas e resultados produzidos através das diferentes formas que as empresas lidam com o mercado. A Gestão de Marketing engloba várias fases, como análise e controle de ações a  fim de atingir um público bem como o planejamento. O papel principal é coordenar a comunicação entre a empresa e o mercado a fim
Embora as coisas tenham ficado mais fáceis com o Simples Nacional, ainda assim é necessário entender os regimes tributários para que seu negócio esteja dentro das regras. Com isso, você não corre o risco de ter problemas com o governo. Então, é importante que o lojista entenda como funciona o imposto de renda e como ele pode se preparar para fazer a declaração anual. De acordo com Ellen Regina, da ERS Consultoria, sob o ponto de vista fiscal, ou seja, a incidência de impostos e taxas, as empresas têm uma classificação especial que vai depender de
É conhecido que um cliente satisfeito é a melhor estratégia de negócios para uma empresa, seja ela pequena ou grande. Em 2021, a portaria da SIMAC/PBQ-H que define as regras do Programa Setorial da Qualidade (PSQ) passou por atualizações, com o objetivo de incentivar o aperfeiçoamento técnico do setor cerâmico e garantir ao consumidor os benefícios do uso do produto cerâmico através da comprovação de sua qualidade.    Desde 2010, a Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), com apoio técnico do Centro Cerâmico do Brasil – CCB (organismo certificador
Uma coisa é fato: se você é lojista ou empreendedor, já deve ter ouvido falar em funil de vendas. Trata-se de um modelo estratégico que separa por etapas a jornada de compra do cliente em potencial e que tem como objetivo otimizar e impulsionar o processo de vendas de um negócio.  Também conhecida como pipeline, essa técnica de vendas é muito utilizada no marketing digital de empresas com comércio online. Mas, pouco se discute sobre a aplicação desse modelo no varejo presencial. Thiago Oliveira, produtor de conteúdo no YouTube e fundador da Varejo Ativo, garante que
Você já ouviu falar sobre indicadores de desempenho? Eles são essenciais para mensurar os resultados da loja de materiais de construção e ajudar o gestor a identificar possíveis problemas de gestão e corrigi-los antes que os mesmos gerem prejuízo para o estabelecimento.   Porém, nem todos os gestores estão acostumados com essas métricas, comuns já em outros tipos de setores. “Os principais indicadores de desempenho para o comércio varejista podem ser analisados dentro do relatório que é gerado a partir do fluxo de caixa, por isso, é importante ter um sistema bem completo que dê clareza
Os vendedores de uma loja de material de construção têm um papel bastante significativo para os melhores resultados da loja. É por meio do vendedor que os clientes criam uma imagem do estabelecimento e, muitas vezes, decidem voltar ou não para fazer mais compras.   No entanto, as características da equipe de vendas de uma loja de construção não são tão fáceis de encontrar. Isso porque, além do conhecimento teórico e prática em vendas, o vendedor deste tipo de ramo precisa entender também os aspectos técnicos dos produtos que ele está oferecendo. Ou seja, a venda