Dicas de gestão: como ter sucesso na loja de materiais de construção?

Administrar um negócio nem sempre é uma tarefa fácil e exige muita maestria para que o sucesso seja atingido. Quando o assunto é a gestão de uma loja ou rede de materiais de construção, a missão pode ficar até um pouco mais desafiadora, visto que o varejo nessa área possui as suas peculiaridades. 

É o que explica o presidente da Federação de Comerciantes de Material de Construção do Estado de São Paulo (Fecomac-SP), Cássio Tucunduva. “A maior diferença entre a gestão de uma loja de materiais de construção e outros varejos é a necessidade do conhecimento aprofundado dos produtos e suas aplicações”. 

Apesar de ser um ponto muito relevante, o conhecimento técnico sobre os produtos é apenas uma das habilidades e qualificações que um gestor de varejo na área de materiais de construção precisa dominar. O segredo para administrar uma loja com sucesso é prestar atenção nas lições de quem já chegou lá. Por isso, continue a leitura e confira abaixo os conselhos e dicas de especialistas em varejo.

 

Tenha um time de sucesso

Para Thiago Oliveira, produtor de conteúdo no YouTube e fundador da Varejo Ativo, um negócio só irá crescer quando tiver um bom time. E, segundo ele, é também uma atribuição do gestor encontrar, treinar e desenvolver pessoas. “O papel do dono de loja é formar uma equipe qualificada. É necessário saber dar feedback, fazer boas reuniões e incentivar os profissionais”. Como um exemplo para a motivação do time, o empresário diz que a gamificação é uma importante ferramenta. 

O presidente da Fecomac-SP também acredita que a equipe é fundamental para a prosperidade do negócio. Além do time qualificado, Tucunduva acredita que o gestor precisa saber ouvir os seus colaboradores, independente da função ou cargo. “É importante ouvir o que o time tem a dizer. Às vezes, a pessoa responsável pela limpeza da loja pode ter ideias importantes e que colaboram para a empresa”.  

 

Fique de olho na manutenção da loja

Estamos falando sobre a gestão de lojas de materiais de construção, então é fundamental que o seu estabelecimento esteja sempre em ordem e com todas as manutenções em dia. Para um negócio de sucesso, não há espaço para o famoso ditado “casa de ferreiro, espeto de pau”. Por isso, nada de paredes descascando e revestimentos soltando, hein? 

“Sempre dê uma olhada na empresa, renove e pinte, se necessário. Crie um ambiente agradável para os seus consumidores”, alerta Tucunduva. Vale lembrar que um espaço aconchegante, além de melhorar o desempenho das vendas e atrair mais compradores, contribui também para o bom clima entre os colaboradores. Afinal, ninguém gosta de trabalhar, por exemplo, com uma iluminação ruim. 

 

Aprenda a analisar métricas e indicadores

De nada adianta ter um time qualificado e uma loja bonita se o gestor não souber dominar os indicadores de desempenho e métricas de negócio. De acordo com o fundador do Varejo Ativo, quando o assunto é loja física, existem alguns números que merecem atenção: a conversão entre a quantidade de pessoas que entram na loja e o total de cadastros realizados no dia; taxa de conversão e ticket médio de vendas.

“Esse é um papel que ninguém irá fazer por ele. Por isso, é necessário que ele consiga analisar os números da sua loja. Infelizmente, ainda vemos muitos donos de lojas que não sabem, por exemplo, quantas pessoas entram em seu estabelecimento por dia, só sabem o quanto estão vendendo e não o que está sendo desperdiçado”, explica Oliveira. 

Além disso, segundo o presidente da Fecomac-SP, é necessário que o gestor esteja sempre de olho no controle financeiro, que saiba sobre as contas a receber e a pagar, principalmente sobre as inadimplências, e que tenha domínio sobre o controle de estoque

 

Manter-se atualizado sobre os modelos de negócios, de consumo e tendências do setor é também uma habilidade que os administradores de lojas de materiais de construção devem dominar. E que tal aprender sobre uma estratégia de vendas que atinge os a canais físicos e digitais? Clique no link abaixo e descubra o que é Omnichannel e como adaptar a estratégia para os pequenos negócios: 

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