Gastos mensais: como fazer a gestão de custos

07 jul 2022

O empreendedor brasileiro tem muitos desafios. Primeiro, precisa ser capaz de igualar suas receitas e despesas, para depois começar a ter lucro e finalmente planejar o futuro do negócio. Mas esse não é um caminho fácil, principalmente para o micro e pequeno empresário ou lojista de materiais de construção que, muitas vezes, assume sozinho a missão de gerenciar uma empresa.

Por isso, é muito importante que ele tenha conhecimentos sobre os processos de gestão de gastos bem como as ferramentas de gestão financeira para auxiliar nesse processo. Para Felipe Chiconato, que é sócio da Empresa Empreenda 360 (@empreenda_360), a melhor ferramenta para fazer esta gestão de custos é o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), seguido pelo controle de contas a pagar, no DRE é possível entender o impacto de cada custo, o peso e a relação de causa e efeito dele com relação ao resultado do negócio.

Como gerenciar o fluxo de caixa na loja de materiais

Ainda segundo o especialista, existem algumas formas simples de realizar a gestão financeira através de uma planilha simples ou um sistema ERP para melhorar esse controle. O importante é ter em mente os itens essenciais a serem avaliados:

  •  Registro de vendas,
  •  Controle de caixa,
  •  Contas a receber,
  •  Contas a pagar,
  •  Fluxo de caixa,
  •  DRE, e um bônus: controle de estoque.

Para Chiconato, pode-se entender que a questão dos custos é como o cuidado com as unhas: precisam ser cortados periodicamente, pois é fundamental para a manutenção de bons resultados do negócio. Os pontos citados acima são essenciais para fazer uma boa gestão. “Os gastos mais comuns são aluguéis, mão de obra, fornecedores, impostos, contador, despesa de locomoção e assim vai”, ressalta.

Normalmente, a melhor forma de fazer isso é ao realizar a análise vertical do DRE, onde cada custo é dividido pelo faturamento, assim é possível identificar o peso de cada custo sobre seu faturamento, ou seja, conseguimos identificar a relação de 100% do seu esforço de venda, quanto cada custo pega, e aí refletir se está muito pesado para aquele grupo.

Como o ERP ajuda na gestão de custos mensais da loja

Atualmente, em uma loja de materiais de construção, o gestor pode contar com vários softwares e sistemas que facilitam a gestão na hora de coletar dados para auxiliar a tomada de decisão. Existem no mercado diversas ferramentas de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning — ERP) que podem ser facilmente adquiridas e implementadas pelo negócio. Contar com um profissional especializado em contabilidade também ajuda a manter a saúde financeira em dia.

Além disso, aprender a gerenciar o fluxo de caixa na loja de materiais é essencial para executar as atividades com qualidade, e assim, garantir o sucesso de um pequeno negócio. A demonstração de fluxo de caixa ajuda a avaliar melhor o tempo, bem como a natureza e a previsibilidade dos fluxos de caixa futuros e, também, a própria capacidade de pagar as próprias contas em dia.

como-fazer-gestao-financeira-manter-as-contas-em-dia

Todo custo merece atenção, mas eu começaria olhando o menor primeiro, pois a tendência dele é ser desnecessário e, consequentemente, poder ser reduzido e retirado da estrutura de custos, “mais importante que reduzir custo é entender a relação de causa e efeito deste custo no resultado do seu negócio”, orienta. Se a empresa repetidamente costuma criar mais dinheiro do que está usando, consequentemente, ela terá mais segurança e será menos dependente do financiamento externo para assim investir em novas maneiras de aumentar continuamente seus lucros.

Por último, mas não menos importante, é fundamental que o gestor da loja busque constantemente a sua qualificação profissional para entender a gestão de custos ou buscar auxílio de um profissional como o gestor financeiro e a qualificação da sua equipe para que as ferramentas de gestão e controle de custos sejam utilizadas da melhor forma possível.

Clique aqui para baixar uma planilha que vai facilitar a sua gestão de custos:

https://landing.grupofragnani.com.br/planilha-de-orcamento-para-negocios

 

 

 

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos relacionados

Gostou do conteúdo? Compartilhe!